Mercado

Abertura de Mercado: Tom positivo do exterior deve impulsionar o Ibov

Abertura de Mercado: Tom positivo do exterior deve impulsionar o Ibov
Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

No exterior, neste início de semana, os índices futuros das bolsas de NY estendem os ganhos registrados na semana passada, enquanto investidores voltam o foco para a reunião de política monetária do Fed. As bolsas europeias também avançam nesta segunda-feira (13).

Além da expectativa por decisões de política monetária de países desenvolvidos, o avanço da nova variante do Coronavírus é monitorado atentamente. No mercado
de commodities, os contratos futuros de petróleo sobem moderadamente, após avançarem mais de 1% na madrugada. Além do risco da variante ômicron do
coronavírus, o mercado ainda ficará de olho nas previsões da Organização dos países exportadores de petróleo em relatório mensal que será divulgado hoje. Ficam ainda no radar tensões entre EUA e China. Para garantir estabilidade econômica, a China sinalizou compromisso por mais estímulos fiscais, em meio à crise de liquidez no mercado imobiliário e a desaceleração da atividade.

No Brasil, o tom positivo do exterior tende a impulsionar os ativos domésticos, com destaque para o Ibovespa. No entanto, alguma cautela pode prevalecer, especialmente no câmbio e juros, dada a semana crucial para vários bancos centrais mundiais, que definem juros. Além disso, os investidores vão avaliar amanhã a ata do Copom após o alívio com o IPCA de novembro divulgado na última sexta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 13/12

Brasil: Hoje o BC divulga o relatório Focus enquanto amanhã será reportada a ata do Copom. Amanhã também será divulgada a pesquisa mensal de serviços de outubro. Na quarta-feira, saem o IBC-Br e o IGP-10 de dezembro. Na quinta-feira, o BC publica o Relatório Trimestral de Inflação (RTI). O TCU deve analisar na quarta-feira a privatização da Eletrobras. A Câmara deve votar as mudanças da PEC dos precatórios e o Orçamento para 2022.

EUA: O Fed divulga sua decisão de política monetária na quarta-feira, às 16h.

China: Nesta semana serão divulgados os dados de atividade como produção industrial de novembro.

Publicidade