• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

As ações mais recomendadas para junho, segundo 12 corretoras

Os papéis da Vale lideram a lista dos mais recomendados desde fevereiro e permanecem na ponta

Por Daniel Reis

01/06/2022 | 3:24 Atualização: 01/06/2022 | 10:58

As ações da Suzano estão entre as mais recomendadas. Foto: Suzano.
As ações da Suzano estão entre as mais recomendadas. Foto: Suzano.

O Ibovespa encerrou o mês de maio em alta de 3,22%, aos 111.350,51 pontos. O principal índice da bolsa brasileira conseguiu se recuperar após forte queda no mês de abril.

Leia mais:
  • As 5 ações do Ibovespa que mais subiram e caíram em maio
  • Apoiado em commodities, Ibov fecha maio em alta
  • O que acontece com quem perde o prazo para declarar o Imposto de Renda
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O E-Investidor consultou 12 corretoras para saber quais ações devem se destacar no mês de junho. Os papéis da Vale (VALE3) lideram a lista dos mais recomendados desde fevereiro e permanecem na ponta.

No entanto, dividem a primeira posição com PetroRio (PRIO3) e Suzano (SUZB3), com seis indicações cada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em relação aos papéis VALE3, os analistas da Órama ressaltam que os preços das commodities, como o minério, estão em alta neste momento, o que beneficia a ação. “Vemos no horizonte estímulos vindo para reforma de infraestrutura nas economias desenvolvidas, o que vai aumentar a demanda por minério no futuro”, afirma o relatório da corretora, que cita o robusto pagamento de dividendos semestrais da companhia como um grande atrativo.

Sobre as ações da Suzano, os analistas da Ágora Investimentos destacam que a empresa é a principal recomendação do ano no setor de papel e celulose. “Vemos uma continua melhora nos fundamentos no mercado internacional, sendo que Suzano anunciou recentemente mais um novo de preço de US$ 30/tonelada para o mercado chinês, vigente a partir de junho, refletindo à oferta global mais restrita”, observam os analistas.

As ações do Banco do Brasil (BBAS3), BTG Pactual (BPAC11) e Petrobras (PETR4) também se destacaram, com 4 indicações cada uma.

No caso dos papéis BBAS3, os analistas da Ágora avaliam que o banco apresentou uma perspectiva positiva para o ano e deve conseguir manter um baixo custo de risco. A corretora optou por elevar o preço-alvo da ação para R$ 45, uma alta de 13%. “O 1º trimestre de 2022 apresentou uma perspectiva positiva para o ano. O banco deve conseguir manter um baixo custo de risco, devido à sua carteira de crédito mais defensiva, que tem menor exposição a pessoas físicas em comparação com seus pares”, diz o relatório da Ágora.

Publicidade

Confira abaixo as recomendações para o mês de junho das nove corretoras consultadas pelo E-Investidor.

Ativa Investimentos

A Ativa Investimentos realizou quatro alterações em sua carteira de recomendação. Os papéis da Arezzo (ARZZ3), Grupo Mateus (GMAT3), JBS (JBSS3) e Natura (NTCO3) saíram e deram lugar as ações da Lojas Renner (LREN3), Minerva (BEEF3), Petrobras (PETR4) e Vibra Energia (VBBR3).

Ações
Bradesco (BBDC4)
Itaú Unibanco (ITUB4)
Lojas Renner (LREN3)
Minerva (BEEF3)
Multiplan (MULT3)
Petrobras (PETR4)
PetroRio (PRIO3)
Petz (PETZ3)
Soma (SOMA3)
SulaAmericana (SULA11)
Suzano (SUZB3)
Totvs (TOTS3)
Vale (VALE3)
Vibra Energia (VBBR3)
Yduqs (YDUQ3)

Ágora Investimentos

Para o mês de junho, a Ágora Investimentos optou por retirar os papéis JHSF (JHSF3) e acrescentar as ações do BTG Pactual (BPCA11) em sua carteira de recomendação.

Ações
Ambev (ABEV3)
Banco do Brasil (BBAS3)
BTG Pactual (BPAC11)
Cemig (CMIG4)
Iguatemi (IGTI11)
Lojas Renner (LREN3)
Petrobras (PETR4)
Suzano (SUZB3)
Vale (VALE3)
Weg (WEGE3)

CM Capital

A CM Capital substituiu todos os ativos da sua carteira para o mês de junho.

Ações
Bradespar (BRAP4)
Eneva (ENEV3)
Minerva (BEEF3)
SulAmerica (SULA11)
Suzano (SUZB3)

Elite Investimentos

A Elite realizou duas mudanças na sua carteira de recomendação em relação ao mês anterior. As ações da Multiplan (MULT3) e Sinqia (SQIA3) saíram da carteira. Entraram as de CBA (CBAV3) e PetroRio (PRIO3).

Ações
Alupar (ALUP11)
CBA (CBAV3)
Cosan (CSAN3)
Gerdau (GGBR4)
JHSF (JHSF3)
Marfrig (MRFG3)
Movida (MOVI3)
PetroRio (PRIO3)
Suzano (SUZB3)
Tim (TIMS3)

Genial Investimentos

Na carteira recomendada da Genial Investimentos foram realizadas três alterações. Entraram os papéis da B3 (B3SA3), Equatorial (EQTL3) e JHSF (JHSF3). Saíram as ações da Arezzo (ARZZ3), Energias BR (ENBR3) e Klabin (KLBN11).

Ações
Alupar (ALUP11)
B3 (B3SA3)
Equatorial (EQTL3)
Itaú (ITUB4)
JHSF (JHSF3)
Multilaser (MLAS3)
PetroRio (PRIO3)
Santander (SANB11)
Transmissão Paulista (TRPL4)
Vivara (VIVA3)

Guide Investimentos

A Guide Investimentos realizou três alterações em relação ao mês anterior. Os ativos Alupar Units (ALUP11), Vale (VALE3) e Vivara (VIVA3) saíram e deram lugar aos papéis da EDP Brasil (ENBR3), Gerdau (GGBR4), e Yduqs (YDUQ3).

Ações
Banco do Brasil (BBAS3)
EDP Brasil (ENBR3)
Gerdau (GGBR4)
Marfrig (MRFG3)
Movida (MOVI3)
Multiplan (MULT4)
Petrobras (PETR4)
SLC Agrícola (SLCE3)
Tim (TIMS3)
Yduqs (YDUQ3)

Moldamais

A Moldamais alterou praticamente toda a sua carteira. O único ativo que estava entre as indicações de maio e permanece para junho são os papéis da JBS (JBSS3).

Ações
Banco do Brasil (BBAS3)
Cosan (CSAN3)
JBS (JBSS3)
Klabin (KLBN11)
PetroRio (PRIO3)

Nova Futura Investimentos

A Nova Futura realizou duas alterações em sua carteira. Saíram os papéis da BRMalls (BRML3) e Telefônica Brasil (VIVT3) e entraram os de Braskem (BRKM5) e SLC Agrícola (SLCE3).

Ações
Assaí (ASAI3)
Bradesco (BBDC4)
Braskem (BRKM5)
PetroRio (PRIO3)
SLC Agrícola (SLCE3)

Órama Investimentos

Para o mês de junho, a Órama Investimentos optou por não realizar nenhuma alteração em sua carteira recomendada.

Ações
BTG Pactual (BPAC11)
Bradesco (BBDC4)
BRF (BRFS3)
CVC (CVCB3)
Grupo Ultra (UGPA3)
Natura & Co (NTCO3)
Petz (PETZ3)
Simpar (SIMH3)
Vale (VALE3)
Via (VIIA3)

Santander Corretora

A Santander Corretora realizou apenas uma alteração em sua carteira. As ações da Vibra Energia (VBBR3) deram lugar às da Localiza (RENT3).

Ações
BTG Pactual (BPAC11)
CPFL Energia (CPFE3)
Itaú (ITUB4)
JBS (JBSS3)
Localiza (RENT3)
Multiplan (MULT3)
Petrobras ON (PETR3)
Suzano (SUZB3)
Totv (TOTS3)
Vale (VALE3)
Weg (WEGE3)

Toro Investimentos

A Toro Investimentos optou por mexer em praticamente toda a sua carteira de recomendação. Foram mantidos os papéis de Energias do Brasil (ENBR3), Raízen (RAIZ4) e Vale (VALE3).

Ações
Banco do Brasil (BBAS3)
BRF (BRFS3)
BTG Pactual (BPAC11)
Energias do Brasil (ENBR3)
Gerdau (GGBR4)
Raízen (RAIZ4)
SLC Agrícola (SCLE3)
Soma (SOMA3)
Suzano (SUZB3)
Vale (VALE3)

Warren Investimentos

A Warren realizou apenas duas mudanças em sua carteira. Os papéis Vibra Energia (VBBR3) e Taesa (TAEE11) deixaram de fazer parte das recomendações da corretora e deram lugar às ações da Weg (WEGE3) e PetroRecôncavo (RECV3).

Ações
Engie (EGIE3)
Fleury (FLRY3)
JBS (JBSS3)
Klabin (KLBN11)
PetroRio (PRIO3)
Petrobras (PETR4)
PetroRecôncavo (RECV3)
Randon (RAPT4)
São Martinho (SMTO3)
Simpar (SIMH3)
Vale (VALE3)
Weg (WEGE3)

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • bbas3
Cotações
20/05/2026 1h44 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2026 1h44 (delay 15min)
Banco do Brasil (BBAS3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 4

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 5

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO
Mercado
Ibovespa hoje: Usiminas (USIM5) lidera altas; B3 (B3SA3) cai quase 5% após anúncio de novo CEO

Juros dos títulos públicos americanos dispararam na sessão, com incertezas sobre guerra e impactos na inflação

19/05/2026 | 18h46 | Por Beatriz Rocha
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO
Mercado
B3 tomba mais de 5% e lidera perdas do Ibovespa após confirmação de Christian Egan como CEO

Egan afirmou assumir a presidência da B3 com “grande senso de compromisso” e prometeu reforçar a agenda de inovação, tecnologia, proximidade com clientes e expansão de produtos

19/05/2026 | 14h43 | Por Igor Markevich
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado
Mercado
XP classifica Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Weg (WEGE3) como papéis mais defensivos em movimentos de cautela no mercado

Os analistas avaliaram o posicionamento recomendado em sua cobertura de mineração, siderurgia, papel e celulose e bens de capital

19/05/2026 | 12h46 | Por Luísa Laval
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas
Mercado
Safra avalia balanço da XP no 1T26 como fraco e destaca preocupação com composição de receitas

Banco manteve recomendação neutra para os papéis da companhia, com preço-alvo de US$ 23, um potencial de valorização de 33% frente ao último fechamento

19/05/2026 | 11h35 | Por Luísa Laval

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador