Mercado

Americanas perde mais de R$ 2 bi em valor de mercado com sites fora do ar

A ação da empresa fechou em queda de 6,6% na segunda-feira (21)

Americanas perde mais de R$ 2 bi em valor de mercado com sites fora do ar
Após ataque digital no final de semana, empresa teve perda de valor de mercado de mais de 2 bilhões de reais (Mônica Zarattini/Estadão)
  • Americanas amargou uma perda de valor de mercado de mais de 2 bilhões de reais, segundo dados da Refinitiv, após sistemas da companhia serem alvo de ataque digital durante o final de semana
  • A operação de marketplace de Americanas foi responsável por 64,4% das vendas brutas no primeiro trimestre de 2021
  • A ação da Americanas fechou esta sessão em queda de 6,6%

As ações da Americanas despencaram nesta segunda-feira (21), afetadas pela desativação dos sites de comércio eletrônico do grupo, após sistemas da companhia serem alvo de ataque digital durante o final de semana.

Os principais sites do marketplace da empresa, Lojas Americanas e Submarino, ficaram foram do ar durante toda esta segunda-feira, e a empresa amargou uma perda de valor de mercado de mais de 2 bilhões de reais, segundo dados da Refinitiv.

A empresa informou que suspendeu parte dos servidores de sua plataforma de comércio eletrônico, depois de identificar riscos de “acesso não autorizado” no fim de semana, mas não deu mais detalhes sobre a natureza do ataque.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A companhia teve no primeiro trimestre do ano passado vendas online de 5,594 bilhões de reais, correspondendo a uma média por dia 62,2 milhões de reais.

Procurada nesta segunda-feira após o fechamento do mercado, a empresa afirmou que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”. A Americanas reiterou que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e que permanecem operando.

A operação de marketplace de Americanas foi responsável por 64,4% das vendas brutas no primeiro trimestre de 2021.

O ataque digital em uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do país ocorreu após uma série de outros ataques no ano passado contra empresas do país. A operadora de turismo CVC, por exemplo, ficou 12 dias em outubro sem operar por causa de um ataque hacker contra seus sistemas.

Na época, a CVC informou que se tratou de um ataque com ransomware, software que codifica as informações de um sistema, efetivamente “sequestrando” o acesso a elas até que a vítima cumpra o que o hacker cobrar para devolver dados.

Publicidade

A ação da Americanas fechou esta sessão em queda de 6,6%, enquanto o Ibovespa recuou 1,02%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos