Publicidade

Mercado

Suspensão de sites da Americanas terá impacto em vendas, avalia Citi

Americanas anunciou suspensão das operações online após “acesso não autorizado”

Suspensão de sites da Americanas terá impacto em vendas, avalia Citi
Citi aponta impacto de 60% nas vendas brutas digitais da Americanas. (Mônica Zarattini/Estadão)
  • Citi aponta que haverá impacto de cerca de 60% das vendas brutas vêm do canal digital após Americanas informar que suas operações online estão suspensas, embora espere que as operações sejam retomadas rapidamente
  • As lojas físicas não foram fechadas em nenhum momento, ao mesmo tempo que Shoptime, Soub e AME digital parecem estar funcionando corretamente
  • O banco tem recomendação de compra para a ação da Americanas, com preço-alvo de R$ 48 e potencial de alta de 42,3% ante o fechamento de sexta

Luísa Laval – Após a Americanas informar que suas operações on-line estão suspensas (site e app do Submarino e Americanas) devido um “acesso não autorizado”, o Citi aponta que haverá um impacto considerável nas vendas derivadas do canal (cerca de 60% das vendas brutas vêm do canal digital), embora espere que as operações sejam retomadas rapidamente.

“Ao longo de 2020-2021, notamos um aumento drástico nos ataques cibernéticos; Os ataques e a complexidade variam de acordo com cada caso, embora o mais comum seja o ransomware – invasores criptografando arquivos, tornando os sistemas inutilizáveis e pedindo um resgate em troca do sistema voltar a ficar on-line. Como tal, nosso entendimento é que os invasores se concentram mais em desligar a infraestrutura em vez de realmente roubar dados do usuário”, apontam os analistas João Pedro Soares, Felipe Reboredo, Sergio Matsumoto e Cristian Ashwell.

De acordo com o banco, até agora se sabe que os protocolos de segurança da Americanas foram inicialmente ativados no sábado e as operações foram retomadas temporariamente por volta das 15h. Porém, nas primeiras horas de domingo, a empresa teve que suspender proativamente seus servidores novamente após a identificação de um acesso não autorizado. As lojas físicas não foram fechadas em nenhum momento, ao mesmo tempo que Shoptime, Soub e AME digital parecem estar funcionando corretamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A empresa está avaliando a ‘extensão do evento’, mas ainda não compartilhou mais detalhes sobre o impacto nem suas expectativas de quando as operações online devem ser retomadas”, pontua o Citi.

O banco tem recomendação de compra para a ação da Americanas, com preço-alvo de R$ 48 e potencial de alta de 42,3% ante o fechamento de sexta-feria (18).

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos