O que este conteúdo fez por você?
- Citi aponta que haverá impacto de cerca de 60% das vendas brutas vêm do canal digital após Americanas informar que suas operações online estão suspensas, embora espere que as operações sejam retomadas rapidamente
- As lojas físicas não foram fechadas em nenhum momento, ao mesmo tempo que Shoptime, Soub e AME digital parecem estar funcionando corretamente
- O banco tem recomendação de compra para a ação da Americanas, com preço-alvo de R$ 48 e potencial de alta de 42,3% ante o fechamento de sexta
Luísa Laval – Após a Americanas informar que suas operações on-line estão suspensas (site e app do Submarino e Americanas) devido um “acesso não autorizado”, o Citi aponta que haverá um impacto considerável nas vendas derivadas do canal (cerca de 60% das vendas brutas vêm do canal digital), embora espere que as operações sejam retomadas rapidamente.
Leia também
“Ao longo de 2020-2021, notamos um aumento drástico nos ataques cibernéticos; Os ataques e a complexidade variam de acordo com cada caso, embora o mais comum seja o ransomware – invasores criptografando arquivos, tornando os sistemas inutilizáveis e pedindo um resgate em troca do sistema voltar a ficar on-line. Como tal, nosso entendimento é que os invasores se concentram mais em desligar a infraestrutura em vez de realmente roubar dados do usuário”, apontam os analistas João Pedro Soares, Felipe Reboredo, Sergio Matsumoto e Cristian Ashwell.
De acordo com o banco, até agora se sabe que os protocolos de segurança da Americanas foram inicialmente ativados no sábado e as operações foram retomadas temporariamente por volta das 15h. Porém, nas primeiras horas de domingo, a empresa teve que suspender proativamente seus servidores novamente após a identificação de um acesso não autorizado. As lojas físicas não foram fechadas em nenhum momento, ao mesmo tempo que Shoptime, Soub e AME digital parecem estar funcionando corretamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A empresa está avaliando a ‘extensão do evento’, mas ainda não compartilhou mais detalhes sobre o impacto nem suas expectativas de quando as operações online devem ser retomadas”, pontua o Citi.
O banco tem recomendação de compra para a ação da Americanas, com preço-alvo de R$ 48 e potencial de alta de 42,3% ante o fechamento de sexta-feria (18).