Publicidade

Mercado

New Climate: falta transparência climática para gigantes globais

As 25 maiores empresas globais são responsáveis por 5% de toda a emissão de gases do efeito estufa no mundo

New Climate: falta transparência climática para gigantes globais
As 25 empresas avaliadas pelo New Climate Institute são responsáveis por cerca de 5% das emissões globais de GEE Foto: Envato Elements
  • Divulgado nesta segunda-feira (7), o Corporate Climate Responsibility Monitor 2022 analisa a responsabilidade climática de 25 multinacionais
  • As brasileiras JBS (JBSS3), Vale (VALE3) integram a lista ao lado das gigante globais como Google, Amazon, Apple, BMW Group e Enel
  • Nenhuma das empresas avaliadas foram classificadas como “Integridade Alta” ou "Alta transparência"

O relatório que monitora o comprometimento com o clima de 25 das maiores empresas do mundo aponta que a redução das emissões agregadas de gás carbônico das companhias analisadas chega, no máximo, a 40%. Longe da meta, que é de 100%, ou seja, emissão líquida neutra também nomeada de “net-zero”. As brasileiras JBS (JBSS3) e Vale (VALE3) integram a lista.

Gigantes globais como Google, Amazon, Apple, BMW Group e Enel também foram avaliadas. O documento foi elaborado pelo New Climate Institute em parceria com o Carbon Market Watch.

Entre as razões para a busca pela diminuição das emissões de carbono, está o objetivo de atingir a meta da ONU e outras instituições de evitar o aquecimento global com o aumento médio de 1,5°C da temperatura global até 2040.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Chamado Corporate Climate Responsibility Monitor 2022, o documento mostra que as 25 companhias são responsáveis por 5% do total das emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE). Em 2019, segundo o auto-relato das respectivas empresas.

Nenhuma das empresas avaliadas foram classificadas como “integridade alta” ou “alta transparência”.

Segundo análise da Vale, que se comprometeu a se tornar neutra em carbono até 2050, o documento destaca que a mineradora brasileira implementa uma série de medidas de redução de emissão em todos os escopos, alguns dos quais são inovadores e poderia levar a reduções substanciais “Por outro lado, em uma visão abrangente, falta a estratégia de redução de emissões da Vale, e o provável impacto de redução das medidas propostas não permanece claro”, afirma do relatório.

A meta da Vale visa a autoprodução de 100% da energia para consumo até 2025 no Brasil e em 2030 nos outros países onde atua. Apesar do objetivo divulgado, o Monitor reafirma que falta clareza para realizar uma avaliação abrangente.

No caso da JBS, que anunciou sua meta de net-zero para 2040, o cenário é mais preocupante. “Na divulgação de auto-análise e anúncio da meta líquida zero para 2040, a empresa não consegue assumir a responsabilidade por cerca de 97% de suas emissões, negligenciando as emissões das fazendas e confinamentos que não são de propriedade da JBS e aquelas relacionadas ao desmatamento”, diz o documento.

Publicidade

O relatório complementa que, apesar da pretensão de crescimento da empresa em uma indústria intensiva em emissões de GEE, não foram encontradas evidências de quaisquer medidas de descarbonização profunda planejadas.

Confira a classificação do nível de transparência climática das companhias:

Alta transparência Transparência razoável Transparência moderada Baixa transparência
Baixíssima transparência
Accenture Apple Amazon Carrefour
Deutche Telekom BMW Group CVC Health JBS
Ikea Enel Deutsche Post DHL Nestle
Maersk Glaxosmithkline E.ON SE Saint-Gobain
Walmart Sony Google
Vale Hitachi
Vodafone Novartis
Volkswagen Unilever
Fonte: Corporate Climate Responsibility Monitor 2022

Confira a classificação do nível de integridade climática das companhias:

Alta integridade Integridade razoável Integridade moderada Baixa integridade
Baixíssima integridade
Maersk Apple Amazon Accenture
Sony Deutche Telekom BMW Group
Vodafone Enel Carrefour
Glaxosmithkline CVC Health
Google
Deutsche Post DHL
Hitachi E.ON SE
Ikea JBS
Volkswagen Nestle
Walmart Novartis
Vale Saint-Gobain
Unilever
Fonte: Corporate Climate Responsibility Monitor 2022

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos