Mercado

Fechamento de Mercado: A reabertura de economias levou mercados ao campo positivo nesta segunda-feira

Fechamento de Mercado: A reabertura de economias levou mercados ao campo positivo nesta segunda-feira
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
  • A aversão ao risco perdeu força diante do relaxamento em curso das medidas de distanciamento social nos EUA, na Itália e em outros países. As bolsas asiáticas encerraram a sessão em alta, bem como as bolsas europeias. O clima de maior apetite ao risco também foi verificado nos EUA, com os índices acionários avançando firme, na casa dos 3%
  • Os investidores também reagiram bem aos comentários feitos ontem à noite pelo presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, sinalizando que os EUA terão condições de mostrar recuperação econômica. Adicionalmente, os investidores também seguiram animados, na esperança com avanços sobre vacina para frear a covid-19
  • No mercado de commodities, os preços do petróleo foram beneficiados pelas perspectivas de reabertura econômica e pelo cumprimento dos cortes de produção além do acordado pela OPEP+. O minério de ferro também encerrou em alta acima dos 3%
  • No Brasil, acompanhando os pares internacionais, o Ibovespa encerrou com alta de 4,69%, aos 81.194 pontos. No mercado de câmbio, o dólar teve um dia de alívio, encerrando em baixa de 2%

A aversão ao risco perdeu força diante do relaxamento em curso das medidas de distanciamento social nos EUA, na Itália e em outros países. Ao mesmo tempo, os indicadores correntes continuam refletindo os impactos da pandemia.

O PIB do Japão teve queda de 3,4% em termos anualizados no primeiro trimestre. Contudo, o resultado foi melhor do que o esperado e não reverteu a tendência positiva dos principais pregões asiáticos. Assim, as bolsas asiáticas encerraram a sessão em alta, bem como as bolsas europeias.

O clima de maior apetite ao risco também foi verificado nos EUA, com os índices acionários avançando firme, na casa dos 3%. Os investidores também reagiram bem aos comentários feitos ontem à noite pelo presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, sinalizando que os EUA terão condições de mostrar recuperação economia. Adicionalmente, os investidores também seguiram animados, na esperança com avanços sobre vacina para frear a covid-19.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, os preços do petróleo foram beneficiados pelas perspectivas de reabertura econômica e pelo cumprimento dos cortes de produção além do acordado pela OPEP+.

No Brasil, acompanhando os pares internacionais, o Ibovespa encerrou com alta de 4,69%, aos 81.194 pontos. Finalmente, o dólar recuou desde cedo em meio a uma realização parcial de ganhos recentes, estimulada pelo otimismo no exterior e fechou cotados aos R$ 5,72 com queda de 2%.

Economia

Pesquisa Focus:

Após a divulgação dos indicadores de atividade econômica de março, as previsões do PIB para 2020 foram cortadas ainda mais (a 14a semana consecutiva de cortes nas estimativas). Enquanto isso, a inflação continua caindo em 2020 e 2021, por trás da forte recessão – levando a outro corte nas estimativas da taxa Selic para 2020, após a decisão e o comunicado do Copom.

Enquanto isso, os analistas continuam vendo um real mais fraco por mais tempo, alterando as previsões para 2020 e 2021.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos