• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

O que o mercado pensa de Gabriel Galípolo, o “número 2” na Fazenda

O nome dele pode não ser suficiente para cumprir a missão de aproximar Haddad da Faria Lima

Por Luíza Lanza

13/12/2022 | 18:02 Atualização: 13/12/2022 | 18:02

Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central. (Foto: Felipe Rau/Estadão)
Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central. (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Fernando Haddad (PT), futuro Ministro da Fazenda, indicou o primeiro nome da equipe que vai  acompanhá-lo comando da pasta econômica. Gabriel Galípolo, ex-CEO do Banco Fator, vai assumir a secretaria-executiva da Fazenda – o cargo “número 2” do ministério. A informação, que havia sido antecipada pelo Estadão, foi confirmada pelo próprio Haddad em conversa com jornalistas na saída da sede do Banco Central, em Brasília, nesta terça-feira (13).

Leia mais:
  • Mercadante no governo Lula: por que ele assombra a Bolsa?
  • Haddad na Fazenda: o que o mercado espera, segundo 12 fontes
  • O mercado precificou Haddad como ministro da Fazenda?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de ter comandado o Fator até 2021, Galípolo é economista formado pela PUC-SP, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e conselheiro da Fiesp. Já trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, no governo de José Serra (PSDB); mas é próximo ao PT há mais de 10 anos, quando colaborou, em 2010, na construção do plano de governo do ex-ministro Aloizio Mercadante.

“Galípolo tem skills que serão muito úteis para as principais decisões de política econômica do Haddad no governo Lula 3. Tem graduação na área, trabalhou no mercado financeiro e tem a confiança de Haddad”, avalia Flávio Conde, analista de ações da Levante Ideias de Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta reportagem de abril, o Estadão mostrou como o ex-banqueiro atuou na campanha petista para tentar aproximar o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da Faria Lima.

A nomeação de Haddad para o cargo-chave da economia do País não agradou o mercado financeiro, conforme contamos na sexta-feira (11) quando o petista foi nomeado oficialmente por Lula. Agora, investidores esperavam pela indicação de uma equipe de secretários mais técnica para “balancear” a indicação; ou, ao menos, aproximar o novo ministro de políticas mais pró-mercado.

O nome de Galípolo, porém, pode não ser suficiente para cumprir essa missão, explica Mário Lima, analista sênior de política e macroeconomia da Medley Advisors. “É alguém que tem alguma experiência no setor privado e sabe como o mercado funciona; e nesse aspecto pode ser muito útil para o Haddad. Mas é um sujeito que, ideologicamente, era considerado por muitos do mercado como um desenvolvimentista”, afirma.

Victor Inoue, head de produtos da WIT Invest, destaca ainda que o economista já se posicionou de “maneira ambígua” em relação à disciplina fiscal, criticando a regra do Teto de Gastos. “A indicação de Gabriel Galípolo é fraca, ainda mais em comparação com outros nomes que eram especulados, como Marcos Cruz, Felipe Salto e Bernardo Appy”, diz.

Publicidade

Como número 2 na Fazenda, a função do economista tem um caráter auxiliar, como uma espécie de gestor interno do Ministério. Mas não é necessariamente o posto de um formulador das políticas econômicas. O que, na visão de Francisco Levy, estrategista-chefe da Empiricus Investimentos, acaba fazendo com que a confirmação do nome não tenha tanto impacto. “Não é um nome de muito peso e nem um cargo de tanta relevância”, diz.

Haddad deve conceder sua primeira entrevista coletiva desde que foi indicado ministro às 18h30 desta terça-feira. A expectativa é de que mais um cargo dentro da Fazenda seja anunciado. Como mostrou o Estadão, alguns nomes são possíveis, como o do economista Bernard Appy, cotado para cuidar da reforma tributária.

Espaço para Mercadante

Na equipe de transição do governo, Galípolo fez parte do grupo temático da área de Infraestrutura. O economista já trabalhou com o BNDES na estruturação financeira da privatização da Cedae, um marco no programa de saneamento; e é especialista em instrumentos financeiros de política de crédito em articulação do público e privado para projetos de longa duração.

Por causa disso, inicialmente, seu nome era um dos nomes mais cotados nas bolsas de apostas para assumir a presidência do BNDES no novo governo Lula.

A confirmação de Galípolo como secretário-executivo na Fazenda abriu ainda mais espaço para a confirmação de um cenário que aterrorizou o mercado na segunda-feira: a indicação de Mercadante para o controle do BNDES.

Publicidade

O nome do ex-ministro acabou sendo confirmado por Lula na tarde desta terça-feira. Nesta reportagem, contamos porque esse cenário assusta tanto os investidores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Mercado financeiro
Cotações
25/10/2025 4h45 (delay 15min)
Câmbio
25/10/2025 4h45 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes

  • 2

    Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização

  • 3

    Prévia da Vale acima do esperado deixa dividendos extraordinários mais próximos, mas 3 fatores ainda pesam na decisão

  • 4

    Taesa ou Isa Energia: as "vacas leiteiras" ainda valem a pena? Analistas elegem a favorita

  • 5

    Muito além das ações de IA: Warren Buffett investe mais de US$ 1 bilhão nestes três setores da economia

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Logo E-Investidor
Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Imagem principal sobre o Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Logo E-Investidor
Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Imagem principal sobre o Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Logo E-Investidor
Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Imagem principal sobre o FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Logo E-Investidor
FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Imagem principal sobre o Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Logo E-Investidor
Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Imagem principal sobre o Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Logo E-Investidor
Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Imagem principal sobre o Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Logo E-Investidor
Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Últimas: Mercado
Ibovespa na semana: Braskem (BRKM5) salta quase 13%; Fleury (FLRY3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa na semana: Braskem (BRKM5) salta quase 13%; Fleury (FLRY3) lidera perdas

Temporada de balanços ficou no radar dos investidores, assim como dados de inflação no Brasil e EUA

24/10/2025 | 19h22 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: CVC (CVCB3) salta 5% e Brava (BRAV3) recua com queda do petróleo
Mercado
Ibovespa hoje: CVC (CVCB3) salta 5% e Brava (BRAV3) recua com queda do petróleo

Dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos foram monitorados pelo mercado nesta sexta (24)

24/10/2025 | 18h29 | Por Beatriz Rocha
Privatização da Copasa (CSMG3) avança; BTG vê potencial de alta de até 51%
Mercado
Privatização da Copasa (CSMG3) avança; BTG vê potencial de alta de até 51%

Mercado se anima com passo importante para a privatização da companhia e ações saltam na B3

24/10/2025 | 15h51 | Por Beatriz Rocha
Ambipar ganha na Justiça do Rio em ação contra credores; entenda o que acontece agora na recuperação judicial
Mercado
Ambipar ganha na Justiça do Rio em ação contra credores; entenda o que acontece agora na recuperação judicial

No início da semana, a empresa de gestão ambiental entrou com pedido de recuperação judicial tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos

24/10/2025 | 11h33 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador