• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

O que o mercado pensa de Gabriel Galípolo, o “número 2” na Fazenda

O nome dele pode não ser suficiente para cumprir a missão de aproximar Haddad da Faria Lima

Por Luíza Lanza

13/12/2022 | 18:02 Atualização: 13/12/2022 | 18:02

Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central. (Foto: Felipe Rau/Estadão)
Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central. (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Fernando Haddad (PT), futuro Ministro da Fazenda, indicou o primeiro nome da equipe que vai  acompanhá-lo comando da pasta econômica. Gabriel Galípolo, ex-CEO do Banco Fator, vai assumir a secretaria-executiva da Fazenda – o cargo “número 2” do ministério. A informação, que havia sido antecipada pelo Estadão, foi confirmada pelo próprio Haddad em conversa com jornalistas na saída da sede do Banco Central, em Brasília, nesta terça-feira (13).

Leia mais:
  • Mercadante no governo Lula: por que ele assombra a Bolsa?
  • Haddad na Fazenda: o que o mercado espera, segundo 12 fontes
  • O mercado precificou Haddad como ministro da Fazenda?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de ter comandado o Fator até 2021, Galípolo é economista formado pela PUC-SP, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e conselheiro da Fiesp. Já trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, no governo de José Serra (PSDB); mas é próximo ao PT há mais de 10 anos, quando colaborou, em 2010, na construção do plano de governo do ex-ministro Aloizio Mercadante.

“Galípolo tem skills que serão muito úteis para as principais decisões de política econômica do Haddad no governo Lula 3. Tem graduação na área, trabalhou no mercado financeiro e tem a confiança de Haddad”, avalia Flávio Conde, analista de ações da Levante Ideias de Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta reportagem de abril, o Estadão mostrou como o ex-banqueiro atuou na campanha petista para tentar aproximar o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da Faria Lima.

A nomeação de Haddad para o cargo-chave da economia do País não agradou o mercado financeiro, conforme contamos na sexta-feira (11) quando o petista foi nomeado oficialmente por Lula. Agora, investidores esperavam pela indicação de uma equipe de secretários mais técnica para “balancear” a indicação; ou, ao menos, aproximar o novo ministro de políticas mais pró-mercado.

O nome de Galípolo, porém, pode não ser suficiente para cumprir essa missão, explica Mário Lima, analista sênior de política e macroeconomia da Medley Advisors. “É alguém que tem alguma experiência no setor privado e sabe como o mercado funciona; e nesse aspecto pode ser muito útil para o Haddad. Mas é um sujeito que, ideologicamente, era considerado por muitos do mercado como um desenvolvimentista”, afirma.

Victor Inoue, head de produtos da WIT Invest, destaca ainda que o economista já se posicionou de “maneira ambígua” em relação à disciplina fiscal, criticando a regra do Teto de Gastos. “A indicação de Gabriel Galípolo é fraca, ainda mais em comparação com outros nomes que eram especulados, como Marcos Cruz, Felipe Salto e Bernardo Appy”, diz.

Publicidade

Como número 2 na Fazenda, a função do economista tem um caráter auxiliar, como uma espécie de gestor interno do Ministério. Mas não é necessariamente o posto de um formulador das políticas econômicas. O que, na visão de Francisco Levy, estrategista-chefe da Empiricus Investimentos, acaba fazendo com que a confirmação do nome não tenha tanto impacto. “Não é um nome de muito peso e nem um cargo de tanta relevância”, diz.

Haddad deve conceder sua primeira entrevista coletiva desde que foi indicado ministro às 18h30 desta terça-feira. A expectativa é de que mais um cargo dentro da Fazenda seja anunciado. Como mostrou o Estadão, alguns nomes são possíveis, como o do economista Bernard Appy, cotado para cuidar da reforma tributária.

Espaço para Mercadante

Na equipe de transição do governo, Galípolo fez parte do grupo temático da área de Infraestrutura. O economista já trabalhou com o BNDES na estruturação financeira da privatização da Cedae, um marco no programa de saneamento; e é especialista em instrumentos financeiros de política de crédito em articulação do público e privado para projetos de longa duração.

Por causa disso, inicialmente, seu nome era um dos nomes mais cotados nas bolsas de apostas para assumir a presidência do BNDES no novo governo Lula.

A confirmação de Galípolo como secretário-executivo na Fazenda abriu ainda mais espaço para a confirmação de um cenário que aterrorizou o mercado na segunda-feira: a indicação de Mercadante para o controle do BNDES.

Publicidade

O nome do ex-ministro acabou sendo confirmado por Lula na tarde desta terça-feira. Nesta reportagem, contamos porque esse cenário assusta tanto os investidores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Mercado financeiro
Cotações
03/12/2025 1h38 (delay 15min)
Câmbio
03/12/2025 1h38 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Tecnologia cripto vai salvar o dólar do ataque dos BRICs – e Trump sabe disso, diz CEO da Hashdex

  • 2

    Vale Day 2025: os pontos-chave para decidir se investir na mineradora faz sentido

  • 3

    Ibovespa 2026: Morgan Stanley projeta 200 mil pontos; veja o que dizem Bradesco Asset e UBS BB e onde investir agora

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em baixa com cautela global, Focus e falas de Galípolo em foco

  • 5

    Ibovespa hoje supera 161 mil pontos e bate novo recorde de fechamento; dólar cai

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números dos R$ 5 milhões hoje (02)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números dos R$ 5 milhões hoje (02)
Imagem principal sobre o Financiamento de carro particular: como funciona?
Logo E-Investidor
Financiamento de carro particular: como funciona?
Imagem principal sobre o BTV caiu? Veja as melhores alternativas legais em 2025 – seguras, baratas e aprovadas pela Anatel
Logo E-Investidor
BTV caiu? Veja as melhores alternativas legais em 2025 – seguras, baratas e aprovadas pela Anatel
Imagem principal sobre o Ficou milionário? Aprenda a proteger o seu patrimônio
Logo E-Investidor
Ficou milionário? Aprenda a proteger o seu patrimônio
Imagem principal sobre o Energia solar diminui a conta de luz?
Logo E-Investidor
Energia solar diminui a conta de luz?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (02)?
Imagem principal sobre o Se você ficou milionário, ter orientação profissional é essencial; entenda
Logo E-Investidor
Se você ficou milionário, ter orientação profissional é essencial; entenda
Imagem principal sobre o CPF na Nota: como se cadastrar? Veja passo a passo
Logo E-Investidor
CPF na Nota: como se cadastrar? Veja passo a passo
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: CVC (CVCB3) lidera altas e Vamos (VAMO3) salta com recomendação do BTG; só 5 ações caem
Mercado
Ibovespa hoje: CVC (CVCB3) lidera altas e Vamos (VAMO3) salta com recomendação do BTG; só 5 ações caem

Índice da B3 superou os 161 mil pontos na sessão, com clima positivo nas Bolsas de Nova York

02/12/2025 | 19h30 | Por Beatriz Rocha
Itaú lidera ranking de carteiras em mês de recordes do Ibovespa e acumula ganhos de quase 40% no ano; confira a lista completa
Mercado
Itaú lidera ranking de carteiras em mês de recordes do Ibovespa e acumula ganhos de quase 40% no ano; confira a lista completa

Apesar do avanço de 6,37% em novembro, o Ibovespa foi ultrapassado por sete das oito carteiras recomendadas acompanhadas pelo Grana Capital

02/12/2025 | 18h10 | Por Igor Markevich
Vale Day 2025: os pontos-chave para decidir se investir na mineradora faz sentido
Mercado
Vale Day 2025: os pontos-chave para decidir se investir na mineradora faz sentido

Empresa detalhou projeções de investimentos e produção, além de trazer novidades sobre projetos; mercado gostou do que viu, e ações da companhia registram ganhos após baterem máxima na véspera

02/12/2025 | 15h40 | Por Beatriz Rocha
Mercados globais retomam fôlego com sinalização de diálogo entre EUA e Rússia
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais retomam fôlego com sinalização de diálogo entre EUA e Rússia

Patrocinado por
Ágora Investimentos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador