Publicidade

Mercado

Ranking: ações ligadas a commodities lideram altas em novembro

As ações ligadas ao minério de ferro lideraram o ranking deste mês. Veja o motivo

Ranking: ações ligadas a commodities lideram altas em novembro
O Ibovespa encerrou o mês de novembro com uma queda de 3,06% aos 112.486,01. (Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • Com o relaxamento das restrições contra a covid-19, o preço do minério de ferro subiu com as expectativas de retomada da economia na China
  • A sinalização trouxe otimismo para as ações de empresas brasileiras ligadas à commodity e também ao mercado chinês
  • Os papéis da Gerdau (GGBR4) e da CSN Mineração (CMIN3) com ganhos de 31,7% e de 30,7%, respectivamente, no acumulado mensal

As ações mais rentáveis do Ibovespa ao longo de novembro foram impulsionadas pelo alta do preço das commodities minerais no mercado internacional. Segundo dados da Ágora Investimentos, a cotação do minério de ferro subiu 24,7% no acumulado mensal, impulsionados pela  sinalização de um relaxamento das restrições contra a Covid-19 na China ao longo do mês.

A possibilidade trouxe ânimo para o mercado que valorizou os papéis de empresas expostas ao mercado chinês diante das expectativas para a retomada das atividades econômicas e incentivos para setores estratégicos.

As ações da Gerdau (GGBR4) foram as que mais se destacaram no Ibovespa nos últimos 30 dias. De acordo com os dados da Ágora Investimentos, os ganhos das ações da companhia foram de 31,6% no acumulado mensal. A valorização também ajudou no desempenho do papel da Metalúrgica Gerdau S.A (GOAU4), holding controladora da siderúrgica. Durante o mesmo período, as ações GOUA4 cresceram 26,5%, sendo a quinta maior alta do Ibovespa de novembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta reportagem, também mostramos as cinco ações menos rentáveis de novembro.

“O preço do aço é impactado pela alta do preço do minério de ferro. Então, se há uma alta do preço do minério de ferro, cria-se uma expectativa de alta do preço do aço também”, afirma Fernando Ferrer, analista da Empiricus. Como o aço é produzido a partir do minério de ferro, a tendência das empresas é repassar o aumento de custo aos seus clientes para manter suas margens. “Não é um movimento que acontece de uma hora para outra, mas o mercado já precifica em suas premissas que isso irá acontecer. Com isso, os papéis costumam reagir mais rápido”, acrescenta.

A CSN Mineração (CMIN3), Vale (VALE3) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) conseguiram se destacar também em virtude da alta do preço do minério de ferro e com a possibilidade de reaquecimento da atividade econômica da China com a flexibilização das restrições contra a Covid-19.

Publicidade

Os ganhos das três companhias foram de 30,7%, de 28,4% e de 27,7 %, respectivamente, no acumulado mensal. “ Além da componente cambial exercendo sua função, podemos atribuir a alta à expectativa crescente de que a China vai rever sua política de covid-zero e, com isso, reaquecer a economia através do consumo e investimentos”, informou a Ágora em relatório enviado ao E-investidor.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>