Mercado

Justiça bloqueia três fundos cripto e afasta Titanium Asset da gestão; entenda

Procurada pelo E-Investidor, a Titanium Asset ainda não se posicionou sobre o ocorrido

Justiça bloqueia três fundos cripto e afasta Titanium Asset da gestão; entenda
Faria Lima (Foto: Envato)
  • A gestora Titanium Asset foi afastada judicialmente, de forma temporária, da gestão dos fundos Structure, Cripto Access e Galaxy
  • Os três fundos também tiveram suas movimentações bloqueadas, incluindo resgates de investimentos e liquidação das cotas
  • O afastamento da Titanium Asset e bloqueio das movimentações nos fundos veio na esteira de uma operação da Polícia Federal deflagrada na terça-feira

A gestora Titanium Asset foi afastada judicialmente, de forma temporária, da gestão dos fundos Structure, Cripto Access e Galaxy, de acordo com fato relevante da Vórtx Distribuidora, que administra os produtos.

Os três fundos também tiveram suas movimentações bloqueadas, incluindo resgates de investimentos e liquidação das cotas. A Justiça também determinou que a administradora terá de atuar como gestora das carteiras dos fundos de criptomoedas mencionados.

O afastamento da Titanium Asset e bloqueio das movimentações nos fundos veio na esteira de uma operação da Polícia Federal deflagrada na terça-feira (28), para desarticular uma suposta pirâmide financeira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A alegação da Polícia Federal é o grupo investigado teria utilizado a estrutura de instituições financeiras em um esquema de arbitragem envolvendo criptomoedas.

Procurada pelo E-Investidor, a Titanium Asset ainda não se posicionou sobre o ocorrido.

Como funcionam esses fundo?

O Structure se apresentava como um fundo multimercado especializado no mercado de arbitragens de criptomoedas, e era oferecido apenas para investidores qualificados. De acordo com o próprio site da Vórtx, o Structure rendeu cerca de 42,36% aos seus cotistas desde 2021.

Já o Cripto Access era um fundo que investia, no máximo, 20% de seu patrimônio no Structure, mencionado acima, e o restante em títulos de renda fixa, permitindo que ele fosse oferecido aos investidores de varejo. O fundo teve retorno negativo desde 2021, de – 3,96%

O Galaxy, por sua vez, é composto por criptoativos, como bitcoin e ether, e projetos de ativos do setor, como stablecoins, DeFi, tokens fungíveis e NFTs. Ele tem o pior desempenho dos três desde 2021, uma desvalorização de – 59,57% no período.

A operação da PF

A PF afirma que foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, 11 medidas cautelares diversas da prisão, contra 12 pessoas físicas e mais de 50 empresas.

A operação da Polícia Federal, chamada Ouranós, determinou o bloqueio e sequestro de aproximadamente R$ 400 milhões em bens, sendo 473 imóveis, 10 embarcações, uma aeronave, 40 veículos de luxo e alto luxo, mais de 111 contas bancárias, além de três fundos de investimento.

Publicidade

Os mandados foram cumpridos em Balneário Camboriú (SC), Palhoça (SC), Porto Alegre, Curitiba e São Paulo,a na região da Faria Lima.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos