Mercado

Mercado hoje: rombo de R$ 20 bi na Americanas (AMER3) e pacote de Haddad dividem atenção com inflação dos EUA; fique de olho também em CVC (CVCB3) e Kepler Weber (KEPL3)

Escândalo contábil da varejista e expectativa de pacote ministerial ofuscam dados de inflação dos EUA

Mercado hoje: rombo de R$ 20 bi na Americanas (AMER3) e pacote de Haddad dividem atenção com inflação dos EUA; fique de olho também em CVC (CVCB3) e Kepler Weber (KEPL3)
Entrada de loja da Americanas (AMER3). Crédito: divulgação

Os mercados locais podem ter abertura fraca em meio aos sinais mistos no exterior antes do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) norte-americano. Há pouco, o principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) brasileiro negociado em Nova York, o EWZ, caía 0,10%, enquanto os ADRs da Petrobras caíam quase 2% no pré-mercado em Wall Street. Por outro lado, os ADRs da Vale disparavam 3,02%. No Ibovespa, o mercado também reage às notícias sobre inconsistências contábeis da Americanas e saída de Sérgio Rial da presidência da companhia, que devem pesar bastante sobre os papéis.

Há grande expectativa com o pacote de medidas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que inclui a revogação da redução do PIS/Cofins cobrado sobre receitas financeiras de grandes empresas e a volta do voto de desempate a favor da Fazenda no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), segundo apurou o Broadcast. De acordo com fontes, o pacote inclui a publicação de quatro medidas provisórias (MPs) e dois decretos, além de portarias de diferentes órgãos. Também deverão ser adotadas medidas relacionadas ao ICMS, que ainda estão em discussão.

Os mercados globais esperam hoje confirmar uma desaceleração anualizada do CPI norte-americano para alta de 6,5% em dezembro, de 7,1% em novembro, enquanto na comparação mensal o dado deve mostrar estabilidade, após alta de 0,1%. Um arrefecimento de preços deve abrir espaço para um aperto monetário menos agressivo pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Ao longo de 2022, o Fed elevou seus juros básicos em sete ocasiões, na tentativa de combater a disparada da inflação nos EUA.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O CME Group apontava há pouco 79,2% de chance de aumento de 25 pontos-base dos juros na reunião de fevereiro e 20,8% de possibilidade de uma dose de 50 p.b. Com o foco nos EUA, o CPI da inflação da China ficou em segundo plano nas bolsas asiáticas. A taxa anual do CPI chinês acelerou de 1,6% em novembro para 1,8% em dezembro, como resultado da abrupta reversão da política de “covid zero” de Pequim, mas veio em linha com as expectativas.

Em destaque hoje está com Haddad, que deve anunciar as medidas de seu primeiro pacote de medidas econômicas e a agenda traz ainda a pesquisa de serviços de novembro. Lá fora a maior expectativa é com o índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos de dezembro e nos discursos de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Fique de olho em…

Americanas (AMER3)

A empresa disse não saber ainda o impacto das inconsistências contábeis no balanço, que envolvem operações de financiamento de compras nas quais a Americanas é devedora perante instituições financeiras e que não estão adequadamente refletidas nas demonstrações financeiras.

O presidente Sergio Rial, com apenas 11 dias no cargo, deixou o posto, mas atuará como assessor da companhia na condução da apuração dos fatos, que será feito por um comitê independente a ser montado. O diretor de relações com investidores, André Covre, também saiu.

A Americanas acrescentou que acionistas de referência, presentes no quadro acionário há mais de 40 anos, pretendem “continuar suportando a companhia”.

Nas últimas semanas, as ações AMER3 vinham mostrando recuperação acima dos pares, com valorização de 43,37% no último mês e 24,35% apenas em janeiro até ontem. Muito dessa alta se relacionava com a expectativa da gestão centrada em rentabilidade de Sergio Rial.

Publicidade

Conforme apurou o Broadcast com analistas, o caso gera um abalo sério na confiança em empresas de capital aberto em geral e uma fragilidade enorme na governança. É consenso que os maiores prejudicados no curto prazo são os acionistas minoritários. Do ponto de vista da operação, o efeito não deve ser imediato. Mas afeta a capacidade da empresa de conseguir crédito, o que pode impactar seu capital de giro.

CVC (CVCB3)

A CVC informou por meio de nota que “realizou ajustes pontuais em sua estrutura”. Foram cerca de 100 desligamentos, o que equivale a 4% do quadro (o grupo tem hoje cerca de 2.500 colaboradores).

Privatizações

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que “não há dogmas” sobre a privatização do Porto de Santos e que o governo vai fazer a melhor modelagem possível para os portos do País e analisar cada caso. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo apurou o Broadcast, o petista não fechou as portas ao projeto desenhado por Tarcísio como ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Kepler Weber (KEPL3)

A Kepler Weber comunicou que a Trígono Capital elevou sua participação acionária na companhia, atingindo 17.979.300 ações ordinárias, o que representa 20,01% do total de ações.