• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Selic: quase todos produtos de renda fixa têm rendimento real; veja qual é o melhor

Levantamento calcula a rentabilidade bruta dos títulos menos a projeção de inflação para 2022

Por E-Investidor

04/08/2022 | 11:01 Atualização: 04/08/2022 | 11:01

Autoconhecimento e estudos podem ser o diferencial na hora de começar a investir – Fonte: Shutterstock/NicoElNino/Reprodução
Autoconhecimento e estudos podem ser o diferencial na hora de começar a investir – Fonte: Shutterstock/NicoElNino/Reprodução

Um levantamento feito pela plataforma de informação sobre produtos de investimento Yubb mostra que quase todas as opções de investimento da renda fixa oferecem ao investidor um rendimento real tendo em vista a taxa de juros de 13,75% ao ano. O cálculo parte da rentabilidade bruta dos títulos analisados menos a projeção de inflação para 2022.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A única exceção é a poupança, que pode fazer o investidor perder dinheiro para a inflação. Veja quanto rende uma aplicação de R$ 1 mil na caderneta.

Ontem (03), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou as expectativas do mercado e elevou a taxa básica de juros de 13,25% para 13,75% ao ano. Tal movimento impacta diretamente a renda fixa, especialmente o Tesouro Direto. Veja nessa reportagem simulação de investimentos no Tesouro Direto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Desde que a Selic voltou para os dois dígitos no início de 2022, a renda fixa recuperou o posto de queridinha dos investidores. Essa foi a única classe de ativos que conseguiu entregar rentabilidade positiva no primeiro semestre do ano; relembre. Agora, com mais um ajuste na taxa básica de juros, a tendência é que a renda fixa fique ainda mais atrativa.

 

Opção com menos risco, o Tesouro Direto configura uma ótima alternativa para o momento, segundo os analistas da renda fixa. Em um cenário em que o mercado já começa a vislumbrar quedas na taxa de juros para 2023, mas que ainda possui inflação e juros em alta no curto prazo, uma boa saída pode ser os títulos híbridos, explica Fernanda Melo, economista e planejadora financeira CFP pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

Publicidade

A rentabilidade do ativo é determinada pela combinação de uma taxa prefixada e outra pós-fixada, como o Tesouro IPCA+. “Como acompanham tanto a subida da inflação, quanto dos juros, pode fazer muito sentido nesse momento. Exemplo: em um título IPCA + 8%, o ganho real é 8%, independente de quanto esteja a inflação”, afirma Melo. Veja como investir nesse tipo de ativo.

As maiores taxas de rendimento real são com os títulos privados, como as debêntures incentivadas, o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Esses ativos são isentos de imposto de renda. “Esses investimentos estão com taxas altas pelo momento de mercado e vão fornecer ao investidor uma alta rentabilidade real, mesmo que tenhamos algum cenário extremo de inflação devido a deterioração fiscal”, destaca Laís Costa, analista da Empiricus.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copom
  • Investimentos
  • Poupança
  • Renda fixa
  • Taxa Selic
  • Tesouro Direto
  • Tesouro Selic
Cotações
30/04/2026 6h29 (delay 15min)
Câmbio
30/04/2026 6h29 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Balanços de bancos no 1T26 começam com crédito pressionado e foco em inadimplência

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Imagem principal sobre o Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Logo E-Investidor
Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Imagem principal sobre o Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Logo E-Investidor
Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Últimas: Mercado
Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio
Mercado
Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

Rotação de capital para mercados emergentes, a perda de força global do dólar e o diferencial de juros no Brasil ajudaram a pressionar a moeda americana em abril

30/04/2026 | 05h30 | Por Daniel Rocha
Ibovespa hoje reage ao corte da Selic e a dados de emprego no Brasil, com atenção ao BCE no exterior
Mercado
Ibovespa hoje reage ao corte da Selic e a dados de emprego no Brasil, com atenção ao BCE no exterior

Investidores monitoram taxa de desemprego e indicador de incerteza no Brasil, enquanto exterior segue atento a juros e PIB nos EUA e Europa

30/04/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR3) salta e Vale (VALE3) tomba mais de 5% após balanço
Mercado
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR3) salta e Vale (VALE3) tomba mais de 5% após balanço

Além de resultados corporativos, investidores monitoraram decisão de juros do Federal Reserve (Fed)

29/04/2026 | 18h28 | Por Beatriz Rocha
Atleta queniano faz disparar ações da Adidas depois de quebrar recorde na Maratona de Londres
Mercado
Atleta queniano faz disparar ações da Adidas depois de quebrar recorde na Maratona de Londres

Papéis da marca saltam 8,35% em Frankfurt após recorde mundial e resultados financeiros superarem as expectativas do mercado

29/04/2026 | 17h24 | Por Ana Ayub

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador