Mercado

Por que a saída de uma gigante tech da bolsa é emblemática

A partir da abertura do mercado na segunda-feira (25), Zoom não fará mais parte do índice Nasdaq

Por que a saída de uma gigante tech da bolsa é emblemática
Eric Yuan, CEO da Zoom Video Communications, 2019 (Foto: Carlo Allegri/Reuters)
  • Em 2020, as ações da empresa dispararam quase 400%, quando os investidores apostaram em nomes que estavam prontos para se beneficiar dos bloqueios induzidos pela pandemia
  • Mas o crescimento caiu vertiginosamente com o retorno dos trabalhadores aos escritórios e a intensificação da concorrência de equipes da Microsoft Corp (MSFT34)
  • Em 2023, os papéis da Zoom (Z1OM34) subiram apenas 5,7%, um desempenho aquém de todos os principais índices de ações

É o fim de uma era para o modelo de sucesso das ações da era pandêmica. A Zoom Video Communications (Z1OM34) não fará mais parte do índice Nasdaq 100 a partir da abertura do mercado na segunda-feira (25). Os papéis da companhia subiram apenas 5,7% em 2023, um desempenho aquém de todos os principais índices de ações, à medida que os fundamentos se enfraquecem e os analistas de Wall Street reduzem as expectativas de crescimento.

As ações da empresa de software de videoconferência dispararam quase 400% em 2020, quando os investidores se aglomeraram em nomes que estavam prontos para se beneficiar dos bloqueios induzidos pela pandemia. Mas o crescimento caiu vertiginosamente com o retorno dos trabalhadores aos escritórios e a intensificação da concorrência de equipes da Microsoft Corp (MSFT34).

A expansão das vendas tem se mantido em um dígito há mais de um ano, bem distante dos trimestres de crescimento de três dígitos que a empresa relatou durante a pandemia. Outros destaques desse período, como a Peloton Interactive Inc. (NASDAQ: PTON) e a Teladoc Health Inc. (T2DH34), também não acompanharam a alta das ações deste ano, com esses nomes caindo 23% e 13%, respectivamente. A DocuSign, outra queridinha da pandemia, está considerando uma venda depois que seu crescimento desacelerou massivamente nos últimos anos, conforme relatou o Wall Street Journal na sexta-feira (15).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A inclusão no Nasdaq 100 aumenta o perfil do investidor de uma empresa e adiciona liquidez ao trading – fatores que podem potencialmente impulsionar o preço das ações de uma empresa para cima. Seis empresas adicionais estão deixando o Nasdaq 100 e sete estão se juntando como parte da reformulação anual do benchmark pesado em tecnologia.

Um porta-voz da Zoom se recusou a comentar. Estrategistas de Wall Street também estão se afastando da empresa, com cerca de 70% dos analistas rastreados pela Bloomberg com uma classificação de “manter” para as ações, em comparação com 41% em junho de 2020. Enquanto isso, espera-se que o crescimento da receita permaneça nos dígitos simples baixos a médios nos próximos anos fiscais.

A Zoom não perdeu apenas o destaque no mercado de ações – ela é menos uma parte do zeitgeist cultural. O aplicativo de escritório orientado para negócios tornou-se uma infraestrutura crítica em 2020, já que todos, desde pequenas empresas até escolas e aulas de ioga, tiveram que começar a operar remotamente. Hoje, muitos desses usuários diários deixaram a plataforma, afetando o crescimento e a rentabilidade.

Para retomar o crescimento, a Zoom está oferecendo uma gama mais ampla de aplicativos para empresas, como software de centro de contato e chat persistente, semelhante ao Slack da Salesforce Inc. O Zoom Phone, uma das apostas secundárias mais importantes da empresa, atingiu 7 milhões de usuários pagantes no trimestre. No entanto, essas ofertas não relacionadas a vídeos ainda não conseguiram reverter significativamente a estagnação do crescimento da receita.

A Zoom disse que está procurando oportunidades de aquisição para impulsionar o crescimento. A empresa manteve discussões sobre a possibilidade de ressuscitar uma aquisição do fabricante de software Five9 Inc. após um acordo inicial de vários bilhões de dólares ter desmoronado em 2021, conforme relatado pela Bloomberg no início deste mês. A Five9 e a Zoom posteriormente disseram que não estão buscando uma transação.

Publicidade

Nem todas as ações de permanência em casa sofreram. Empresas de streaming de vídeo como Roku (R1KU34) e Netflix Inc. (NFLX34) estão subindo 136% e 60%, respectivamente. De fato, a DoorDash está sendo adicionada ao Nasdaq 100, após subir 108%.

Com assistência de Ryan Vlastelica e Jeran Wittenstein

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos