Radar da Imprensa

Quais direitos posso perder se pedir demissão?

O aspecto financeiro é uma das preocupações ao se demitir

Quais direitos posso perder se pedir demissão?
O que eu perco se pedir demissão? Foto: Envato Elements

A decisão de pedir demissão de um emprego é sempre difícil. Para além da preocupação em como fazer para sair do trabalho atual, existem ainda as diversas dúvidas sobre o que vem depois, os direitos e deveres tanto do trabalhador quanto da empresa.

Para sanar algumas dessas dúvidas, Branca Barão, especialista em treinamento e desenvolvimento, ao pedir demissão, conversou com o E-investidor nesta matéria e citou pontos relevantes para este momento.

De acordo com a especialista, o pedido de demissão deve ser sempre a última medida a ser tomada, isso porque o colaborador perde alguns de seus direitos trabalhistas. Dentre eles, o direito ao seguro-desemprego, à multa de 40% do FGTS e ao saque do saldo do fundo acumulado durante o período trabalhado.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Neste caso, o cenário ideal é que se peça demissão contando com uma poupança, que permita cobrir gastos básicos por um período de 3 a 6 meses.

Além disso, Branca também afirma que o ideal é sempre cumprir o aviso prévio, já que isso garante que o período não seja descontado da rescisão e faz com que o funcionário saia com melhores relações profissionais.

“Isso ajuda a deixar as portas abertas caso haja intenção de retornar em algum momento ou até mesmo manter os contatos feitos na empresa”, opina a especialista.

Vale o alerta de que, ainda em relação ao aviso prévio, entende-se que o empregado deve “ressarcir” a empresa em dias trabalhados e, se optar por não fazê-lo, a empresa pode descontar o salário de um mês da rescisão.

Para conferir mais benefícios e direitos em momentos como este, acesse esta matéria.

Publicidade

Colaborou: Vitória Tedeschi.