Criptomoedas

Fórum Econômico Mundial: 2022 foi ponto de virada para as criptomoedas

A previsão do WEF é de que o setor passe a ser controlado por instituições mais regulamentadas no futuro

Fórum Econômico Mundial: 2022 foi ponto de virada para as criptomoedas
Foto: Envato Elements
  • O ano de 2022 foi decisivo para o futuro das criptomoedas, segundo avalia o Fórum Econômico Mundial (WEF) em artigo publicado na segunda-feira (02)
  • A previsão do WEF é de que a tecnologia criptográfica e a infraestrutura blockchain passem a ser controladas por instituições mais regulamentadas e estabelecidas
  • A organização compara o ponto de virada do mundo cripto com o que chama de estouro da bolha “pontocom”

O ano de 2022 foi decisivo para o futuro das criptomoedas, segundo avalia o Fórum Econômico Mundial (WEF) em artigo publicado na segunda-feira (02). O setor, que perdeu mais de US$ 2 trilhões em valor de mercado no período, deve passar por uma reestruturação após a redução da confiança por parte dos investidores, que viram grandes exchanges como a FTX falirem.

A previsão do WEF é de que a tecnologia criptográfica e a infraestrutura blockchain passem a ser controladas por instituições mais regulamentadas e estabelecidas. A organização compara o ponto de virada do mundo cripto com o que chama de estouro da bolha “pontocom”, quando ações de empresas de tecnologia passaram a cair nas bolsas de valores norte-americanas, após a euforia inicial com os novos serviços de internet no início dos anos 2000.

O WEF considera que a adoção da tecnologia criptográfica por parte de instituições financeiras é uma ação inevitável, citando como exemplo o banco JP Morgan, que realizou a primeira transação em blockchain no mês de novembro de 2022. Mesmo com os riscos existentes, as criptomoedas devem se fortalecer ao longo do tempo e continuarão a ter um papel de destaque no mundo financeiro global, principalmente nos países que fizerem esforços para regularizar o setor e permitir a concorrência responsável.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A abordagem mais duradoura com todas as tecnologias revolucionárias é eliminar seus efeitos nocivos, colocando as tecnologias, como todas as ferramentas, nas mãos de atores responsáveis ​​e incentivando seu uso responsável”, afirma o autor do artigo Dante Disparte, diretor de estratégia do WEF.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos