Últimas notícias

B3, INSS, Correios, bancos e shoppings: os serviços vão parar no carnaval?

A maioria dos serviços não vai funcionar durante os dias 12 e 13, mas retornam na quarta-feira (14). Veja quais

B3, INSS, Correios, bancos e shoppings: os serviços vão parar no carnaval?
B3, INSS, Correios, bancos e shoppings: os serviços vão parar no Carnaval? Imagem: Adobe Stock.

O carnaval 2024 ocorrerá entre este sábado (10) e a próxima terça-feira (13) e, por isso, é necessário estar atento aos horários especiais de funcionamento do expediente financeiro e comercial.

A festividade é considerada um ponto facultativo pelo governo federal durante a segunda e terça-feira de carnaval, porém o funcionamento desses serviços retornam na quarta-feira de Cinzas, após as 12h.

Para conseguir se preparar neste feriado, confira os horários de serviços de algumas instituições durante o carnaval:

B3

A Bolsa de valores não funcionará nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval, respectivamente. Contudo, na quarta-feira de cinzas (14), a B3 funcionará parcialmente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O horário especial determina o início das negociações a partir das 13h até o seu fechamento normal, às 17h55.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nos dias 12 e 13 de fevereiro por causa do ponto facultativo. Já na quarta-feira (14), as unidades de atendimento voltarão a atender os serviços agendados a partir das 14h.

Para acessar outras informações, é possível consultar o site ou aplicativo do Meu INSS – disponível nas versões Android e iOS.

Correios

De acordo com a entidade, a rotina de entregas de cartas e encomendas e atendimento segue normalmente nesta sexta-feira (9). No sábado (10), funcionam apenas as agências que já abrem neste dia.

Na segunda (12) e na terça-feira de carnaval (13), não haverá atendimento nas agências Correios. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira de Cinzas (14), com agências abertas a partir das 12h.

Além disso, nos dias 12 e 13, o atendimento automatizado da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio do site dos Correios, do chat e também pelo atendimento automatizado nos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. O atendimento com os operadores será retomado dia 14, às 8h.

Bancos

De acordo com a Febraban, os bancos não funcionam durante a segunda (12) e a terça-feira (13) de carnaval. Na quarta-feira de cinzas (14), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

Vale ressaltar que nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, para que o atendimento presencial ao público seja de no mínimo 3 horas nesta data.

Publicidade

Além disso, a entidade orienta que os clientes priorizem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. Contas de consumo e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.