Publicidade

Últimas notícias

BC: juro médio no crédito livre fica em 29,0% em abril

Os números são influenciados pelos efeitos da segunda onda da pandemia de covid-19, que voltou a colocar em isolamento social parte da população e reduziu a atividade das empresas

(Estadão Conteúdo) – Em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, a taxa média de juros no crédito livre passou de 28,5% ao ano em março para 29,0% ao ano em abril, informou há pouco o Banco Central. Em abril de 2020, essa taxa estava em 31,3% ao ano.

Os números são influenciados pelos efeitos da segunda onda da pandemia de covid-19, que voltou a colocar em isolamento social parte da população e reduziu a atividade das empresas. Para as pessoas físicas, a taxa média de juros no crédito livre passou de 40,9% para 41,0% ao ano de março para abril, enquanto para as pessoas jurídicas foi de 13,9% para 14,7%. Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, destaque para o cheque especial, cuja taxa passou de 122,3% ao ano para 124,5% ao ano de março para abril.

No crédito pessoal, a taxa passou de 33,7% para 34,5% ao ano. Desde julho de 2018, os bancos estão oferecendo um parcelamento para dívidas no cheque especial. A opção vale para débitos superiores a R$ 200. Em 6 de janeiro de 2020, o BC passou a aplicar uma limitação dos juros do cheque especial, em 8% ao ano (151,82% ao ano).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além da limitação do juro, os dados de hoje refletem uma revisão realizada na série histórica do BC. De acordo com a autarquia, os números passaram a considerar o fato de alguns bancos cobrarem juro no cheque especial apenas após dez dias de atraso no pagamento da fatura. Antes, era considerado todo o período de atraso. Esta mudança fez com que o nível do juro no cheque especial, na nova série histórica, fosse menor em anos anteriores.

Web Stories

Ver tudo
<
>