A BB Asset, maior gestora de recursos do País, e a JGP, gestora de ativos independentes, anunciaram nesta segunda-feira (22) uma parceria estratégica focada na estruturação e gestão de fundos sustentáveis. Em comunicado, as gestoras informam que o acordo comercial se dá por meio de instrumento de dívida conversível em ações para a criação de uma nova gestora focada em fundos integrados e sustentáveis.
O objetivo da parceria, segundo as gestoras, é ampliar a oferta desse tipo de produto para investidores nacionais e estrangeiros. “As duas instituições acreditam que a parceria terá impacto significativo no setor de investimentos brasileiro, aumentando a captação no segmento ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa, em inglês), uma vez que já nasce com algumas estratégias consolidadas, como mandatos ativos de crédito, ações ESG e fundos dedicados ao financiamento de soluções baseadas em natureza”, descreve o comunicado.
Denísio Liberato, presidente executivo (CEO) da BB Asset, diz que a BB Asset tem um compromisso de ser um hub de investimentos com foco ambiental, social e de governança (ASG ou ESG, na sigla em inglês). “Diante da urgente necessidade de descarbonização dos portfólios e, tendo o Brasil todas as condições para se tornar um protagonista nesse cenário como ofertante natural de ativos para a transição ecológica, a união com a JGP representa um passo significativo. Estamos unindo forças para estabelecer um novo padrão em investimentos responsáveis”, afirma.
“Essa parceria impulsionará a Agenda 2030 do Banco do Brasil (BBAS3), cuja meta é superar R$ 20 bilhões em fundos de investimentos sustentáveis até 2030. Temos captado recursos ao redor do mundo para impulsionar projetos sustentáveis, diversos e inclusivos. E é nesse sentido que esta parceria fomenta o desenvolvimento social, econômico e ambiental em diversas regiões do País”, diz Tarciana Medeiros, presidente do BB.
Ao Broadcast Investimentos, as gestoras confirmaram que, inicialmente, toda a equipe de inteligência ESG da JGP será transferida para a nova estrutura e que as equipes de gestão da JGP prestarão apoio na criação de uma filosofia de investimentos exclusiva para a nova gestora, sem se transferirem. Alguns dos profissionais que estarão no dia a dia da operação são Márcio Correia e Alexandre Muller, gestores da JGP. José Pugas, líder de sustentabilidade da JGP, será transferido para a nova estrutura, juntamente com o time de inteligência ESG.