Últimas notícias

BC adia divulgação do Relatório Focus e outros por causa de greve

Antes mesmo do início da greve, os funcionários da autoridade monetária brasileira já têm afetado serviços

BC adia divulgação do Relatório Focus e outros por causa de greve
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) informou um novo adiamento em suas publicações regulares, como o Relatório Focus, em razão da greve dos servidores da autoridade monetária brasileira, que começou na sexta-feira (1º) por reajuste salarial.

O Relatório Focus, os indicadores selecionados (Indeco), que incluem o movimento de câmbio no Brasil e as operações cambiais do BC, e o índice de commodities (IC-Br) não serão divulgados nas datas previstas nesta semana, desta segunda-feira (4) até sexta-feira (8), segundo a autarquia.

Também será afetado o Relatório de Poupança, que é publicado mensalmente no quarto dia útil do mês — e deveria ser divulgado na quarta-feira (6). “Oportunamente, informaremos as datas de suas respectivas publicações. O aviso sobre as novas datas será dado com pelo menos 24 horas de antecedência”, disse o BC em comunicado à imprensa.

Atrasos recorrentes

As estatísticas de setor externo, de crédito e fiscais referentes a fevereiro, que deveriam ter sido conhecidas na semana passada, também estão atrasadas devido à paralisação, assim como a divulgação semanal do fluxo cambial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Antes mesmo do início da greve, os funcionários da autoridade monetária brasileira já têm afetado diversos serviços, como a remuneração a bancos em operações do Pix, devido a paralisações diárias de quatro horas desde 17 de março. Eles cobram um reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação de carreiras, e o sindicato diz que a adesão foi de 60% a 70% no primeiro dia.

Em reunião na tarde de sexta (1º), os sindicatos que representam os servidores do BC e a administração do órgão bateram o martelo em relação à manutenção do Pix, do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) e demais sistemas da autarquia, além do funcionamento das mesas de operação, durante a greve.