Últimas notícias

Lagarde pondera que compromisso de elevar juros depende de dados

Lagarde prevê aumentos graduais de juros após setembro

Lagarde pondera que compromisso de elevar juros depende de dados
Presidente do BCE, Christine Lagarde 25/05/2022. REUTERS/Arnd Wiegmann

Por Sergio Caldas – A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta terça-feira planos da instituição de elevar juros no próximo mês e em setembro, mas afirmou que o compromisso dependerá do comportamento dos dados econômicos.

Em discurso no Fórum do BCE, na cidade portuguesa de Sintra, Lagarde confirmou que o BCE pretende elevar suas três principais taxas de juros em 25 ponto-base na reunião de política monetária de 21 de julho, num momento em que a inflação da zona do euro atinge níveis recordes em meio à guerra na Ucrânia.

Lagarde afirmou também que um aumento de juros maior será apropriado na reunião de setembro “se a perspectiva de inflação no médio prazo persistir ou se deteriorar”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para depois de setembro, Lagarde previu uma trajetória “gradual, mas sustentada” de mais aumentos de juros.

Lagarde confirmou ainda que o BCE decidiu acelerar o desenvolvimento de um instrumento para lidar com a chamada “fragmentação” na zona do euro, referindo-se às divergências nos custos de empréstimos de países que integram o bloco. “O novo instrumento terá de ser eficaz, proporcional e conter salvaguardas suficientes para preservar…uma política fiscal sólida”, disse.