Últimas notícias

A Eletrobras (ELET3; ELET6) está no caminho certo? Veja o que diz o Citi

Os analistas pontuam em relatório que ainda há questões positivas que podem gerar valor à empresa

A Eletrobras (ELET3; ELET6) está no caminho certo? Veja o que diz o Citi
Eletrobras (ELET3) (Foto: Wilton Júnior/Estadão)

Os analistas do Citi, Antonio Junqueira e Guilherme Bosso destacaram em relatório que os desenvolvimentos da Eletrobras (ELET3; ELET6) parecem estar na direção certa e pontuaram que ainda há questões positivas que podem gerar valor à empresa, em áreas como gestão de ativos e passivos, recuperação de custos e processo de simplificação fiscal e organizacional.

Em relatório, eles destacam que, na linha dos custos gerenciáveis com Pessoal, Material, Serviços de Terceiros e Outros (PMSO), itens como custo com a compra de combustíveis estão atrelados às usinas térmicas, que estão à venda. Este item pesou no PMSO da Eletrobras no quarto trimestre deste ano devido ao aumento no custo dos combustíveis.

Os analistas afirmam também que no último trimestre do ano passado o portfólio de energia da empresa cresceu, principalmente pela incorporação de três usinas: Teles Pires, Baguari e Retiro. “Assim, os dados sobre ‘recursos próprios’ aumentaram, tornando a comparação imperfeita”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Junqueira e Bosso relataram, ainda, que a Eletrobras teve um bom desempenho principalmente em dois indicadores: as despesas gerenciais (Opex), que foram R$ 200 milhões melhores do que o estimado pela equipe, e conseguiram realizar alguns contratos para venda de energia no longo prazo (PPAs, da sigla em inglês).