Últimas notícias

Governo paulista e Suno fecham parceria para estudar criação de Fiagro

O objetivo do projeto é desenvolver uma política pública de crédito e fomento ao produtor paulista

Governo paulista e Suno fecham parceria para estudar criação de Fiagro
Foto: Pixabay

A Suno Asset Management, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e a agência estadual de fomento Desenvolve-SP vão avaliar juntas a criação de um Fiagro (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais) para financiar produtores rurais no Estado. As três assinaram nesta segunda-feira um protocolo de intenções para a realização de estudos sobre a utilização de recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), vinculado à pasta da Agricultura, num Fiagro.

Segundo as instituições, o objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma política pública de crédito e fomento ao produtor paulista, com ênfase em pequenos e médios produtores. Fiagros são fundos de investimentos listados ou não, que podem ser acessados por pessoas físicas e que funcionam de maneira semelhante aos fundos imobiliários, mas cujos recursos são destinados ao agronegócio.

De acordo com nota divulgada pelas instituições, a ideia é viabilizar crédito para a produção em pequenas propriedades, majoritariamente familiares, responsáveis por boa parte dos alimentos que chegam à mesa da população. O comunicado informa que 78,46% das unidades de produção agropecuária do Estado têm até 50 hectares. “Nosso objetivo é criar soluções para o pequeno e médio produtor”, diz na nota o secretário estadual de Agricultura, Antonio Julio Junqueira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A criação de um Fiagro, segundo a nota, torna investimentos no setor do agronegócio acessíveis para pequenos investidores. Além disso, acreditam as partes envolvidas, o retorno do Fiagro vai fazer com que o Feap possa beneficiar mais produtores. “O governo de São Paulo torna-se pioneiro entre todos os Estados do País ao se tornar cotista de um Fiagro, garantindo crédito, em condições vantajosas, ao produtor rural paulista”, afirma no comunicado o diretor de Agronegócios do Grupo Suno, Octaciano Neto.