Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre semana em alta após Focus e inflação semanal

Na agenda local, destaque para a divulgação da ata do Copom e desdobramentos da privatização da Sabesp

Ibovespa hoje: índice abre semana em alta após Focus e inflação semanal
B3. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje, principal índice da B3, abriu em alta de 0,22%, aos 121.612 pontos nesta segunda-feira (24). A abertura de negócios da última semana de junho ocorre de olho nas previsões para o mercado financeiro do relatório Focus e dados de inflação.

Investidores também acompanham os desdobramentos da privatização da Sabesp (SBSP3) à espera da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para a terça-feira (25) – com detalhes da decisão unânime da autoridade monetária em manter a Selic em 10,50% na semana passada.

A pouca tração dos índices futuros de ações norte-americanos e a fraca agenda de indicadores nesta segunda-feira devem deixar o Ibovespa perto da estabilidade na abertura. Entre as commodities, o petróleo avança, enquanto o minério de ferro fechou em queda de 3,11% esta manhã.

Boletim Focus

O Banco Central (BC) divulgou mais cedo as expectativas para os principais indicadores da economia nacional: o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa básica de juros (a Selic) e a inflação nacional, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o crescimento do PIB, o relatório de mercado trouxe avanço: de 2,08% para alta de 2,09% ao término de 2024. Para 2025, houve manutenção do crescimento em 2%. Já para a Selic neste ano, o Focus manteve em 10,5% ao ano a principal referência dos juros brasileiros. A aposta do relatório para o IPCA em 2024 passou de 3,96% para 3,98%.

Indicadores

Ainda nesta manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) arrefeceu de 0,57% a 0,45% na passagem da segunda quadrissemana de junho para a terceira. Em 12 meses, o índice caiu de 3,99% para 3,87%.

Ao longo da semana, dado de inflação é destaque tanto aqui quanto nos Estados Unidos, em meio a sinais de juros mais altos por mais tempo nos dois países. O IPCA-15 de junho sairá na quarta e pode arrefecer na margem, mas acelerar para a faixa dos 4,00% no acumulado de 12 meses. A pressão inflacionária segue persistente, como retrata o boletim Focus divulgado hoje, que trouxe aumento nas projeção para IPCA deste ano e do seguinte. Confira aqui a agenda completa da semana.

Privatização da Sabesp

A Sabesp apresentou na noite de sexta-feira (21) o prospecto de seu processo de privatização. Com a operação, governo paulista deve passar de uma participação de 50,3% para pelo menos 18% do capital. A intenção é que 10% das ações do varejo devem ser alocadas para funcionários da empresa, segundo o texto. Veja detalhes nesta matéria.

Para a Guide Investimentos, o avanço da privatização da Sabesp é positivo para as ações. Além disso, o formato do processo, apesar de mais complexo, aumenta as chances do resultado ser positivo para os investidores, avalia em relatório.

*Com informações do Broadcast

Publicidade