Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em alta perto dos 132 mil pontos; Braskem (BRKM5) lidera ganhos

Bolsas de Nova York também fecharam em alta na sessão

Ibovespa hoje: índice fecha em alta perto dos 132 mil pontos; Braskem (BRKM5) lidera ganhos
Bolsa de Valores. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (19), em dia marcado pela divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,59%, aos 131.850,90 pontos, após renovar novamente o recorde histórico e atingir o maior valor nominal de sua história na sessão, a 132.046,94 pontos, na máxima intradia.

Nos Estados Unidos, o dia também foi positivo para as Bolsas de Nova York. Dow Jones teve a maior valorização, de 0,68%, enquanto S&P 500 e Nasdaq subiram 0,59% e 0,66%. No dia, foram divulgados dados sobre as construções de moradias iniciadas no país, que registraram um salto de 14,8% em novembro na comparação com outubro. O resultado veio acima das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam queda de 0,9%.

No cenário doméstico, investidores acompanharam a ata da última reunião do Copom, divulgada nesta terça. O documento reforçou a mensagem de que a conjuntura atual continua demandando moderação na condução da política monetária brasileira. “O texto não trouxe qualquer indicação de que o Comitê possa acelerar o ritmo de cortes de juros”, afirmou Sérgio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa brasileira, as ações da Vale (VALE3), de maior peso para a composição da carteira atual do Ibovespa, fecharam em alta, mesmo com a desvalorização do minério de ferro, que terminou o dia em baixa de 0,11% em Dalian, na China. Mais tarde, o Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) deve anunciar a sua decisão de política monetária.

Entre os destaques positivos do dia, as ações da Braskem (BRKM5) lideraram os ganhos do Ibovespa, após sinalizações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicarem que, se for necessário, a Petrobras (PETR3;PETR4) aportaria recursos na petroquímica para que o pagamento de indenizações não atrapalhe a venda da empresa. Veja mais detalhes nesta matéria.

Do lado oposto, as ações da Embraer (EMBR3) ficaram entre as maiores baixas do pregão. Nesta terça, a companhia anunciou Guilherme Paiva como novo diretor de Relações com Investidores e Fusões e Aquisições (M&A). Antes, Paiva havia sido estrategista-chefe de ações para a América Latina do Morgan Stanley por 14 anos.

Na segunda-feira (18), o Ibovespa encerrou a sessão em alta de 0,68%, aos 131.083,82 pontos, com ajuda da valorização do petróleo.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade