Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha a terça-feira em alta com recuperação da Petrobras

Investidores também monitoraram dados de inflação nesta terça-feira (12)

Ibovespa hoje: índice fecha a terça-feira em alta com recuperação da Petrobras
Índice Bovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (12). O índice seguiu a trajetória positiva das Bolsas de Nova York e contou também com a recuperação das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), após perdas recentes dos papéis da petroleira. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 1,22%, aos 127.667,84 pontos, oscilando entre máxima a 128.039,47 pontos e mínima a 126.120,68 pontos.

Investidores monitoraram pela manhã o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, que registrou alta de 0,83% no período, após fechar janeiro em 0,42%. Dos itens que mais impactaram o dado, o destaque ficou para o setor de educação, com alta de 4,98%. “Na minha visão, isso não é grande surpresa, visto que no primeiro trimestre, de maneira sazonal, o setor de educação tem alta nos preços das mensalidades”, destaca Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital.

Nos Estados Unidos, foi apresentado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que subiu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro. “Apesar de não alterar as perspectivas para as próximas decisões do Federal Reserve (Fed), o CPI mostrou avanço ligeiramente acima das expectativas, com alta nos rendimentos dos Treasuries (títulos públicos americanos)”, explica Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa brasileira, ações de empresas ligadas à economia doméstica e, portanto, mais sensíveis a juros, lideraram os ganhos do dia. Na lista de maiores altas da sessão, estiveram, por exemplo, os papéis da Petz (PETZ3), da Arezzo (ARZZ3) e da Natura (NTCO3).

As ações de petroleiras também se saíram bem. Os papéis da Prio (PRIO3) avançaram, após a empresa anunciar que seu Conselho de Administração aprovou um novo programa de recompra de ações até o limite de 89.205.993 ações ordinárias de emissão da companhia, que representam 10% do total de ações emitidas. O programa terá prazo máximo de 18 meses.

Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), por sua vez, operaram em um movimento de recuperação, com a possibilidade de revisão da decisão sobre o não pagamento de dividendos extraordinários da companhia. Na noite de segunda-feira (11), os ministros da Fazenda e de Minas e Energia, Fernando Haddad e Alexandre Silveira, confirmaram que a deliberação pode ser revista, após reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Do lado oposto do Ibovespa, ações consideradas mais defensivas operaram em leve queda, como é o caso de CPFL (CPFE3). “As quedas podem ser justificadas mais por uma rotação de portfólio por parte dos investidores, saindo de empresas mais conservadoras para empresas mais arrojadas”, afirma Fernandes, da A7 Capital.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.