Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha abaixo dos 130 mil pontos com tombo do Bradesco

Banco reportou balanço trimestral aquém do esperado pelo mercado

Ibovespa hoje: índice fecha abaixo dos 130 mil pontos com tombo do Bradesco
O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (7), pressionado pelas ações do Bradesco (BBDC4;BBDC3), de grande peso para a composição do índice. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,36%, aos 129.949,90 pontos, após oscilar entre máxima a 130.551,96 pontos e mínima a 129.426,40 pontos.

As ações de grandes bancos sofreram na sessão, com perdas encabeçadas pelas ações do Bradesco. O movimento ocorreu na esteira da publicação do balanço do quarto trimestre de 2023 da instituição. No período, a companhia reportou lucro líquido recorrente de R$ 2,878 bilhões, um resultado 37,7% abaixo do registrado no terceiro trimestre do ano passado.

Nesta terça, Marcelo Noronha, presidente do Bradesco, anunciou um plano de reestruturação para o banco. A operação deve ser concluída em cinco anos. Segundo o executivo, mudanças já começaram a ocorrer no andar de cima, com uma redução em cargos de diretoria para cortar custos e elevar a eficiência da instituição. Mais detalhes sobre os projetos da empresa para o futuro podem ser conferidos nesta reportagem.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contaminados pelo movimento do Bradesco, outros papéis de grandes bancos também sofreram na sessão e levaram o Índice Financeiro (IFNC) a perdas de quase 3%. Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Santander (SANB11) ficaram no campo negativo, sendo que a única exceção foram os papéis do BTG Pactual (BPAC11), que chegaram a subir mais de 2% no pregão.

Na ponta contrária, as ações da Petz (PETZ3) figuraram entre as principais altas do Ibovespa , assim como os papéis da LWSA (LWSA3), antiga Locaweb. Ao Broadcast, o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, explicou que o movimento ocorreu porque tanto Petz como LWSA estão descontadas e foram reposicionadas após sucessivas quedas. “Os papéis driblaram o viés de alta dos juros futuros e passaram por uma recuperação após um período de desvalorização”, afirmou o especialista.

Na terça-feira (6), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 2,21%, aos 130.416,31 pontos, com as ações da Natura (NTCO3) entre os principais destaques positivos do dia.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade