• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa recua 1% sem alívio em problemas domésticos

Às 11h56, o Ibovespa caía 1,01 %, a 115.007,74 pontos

Por E-Investidor

15/09/2021 | 12:12 Atualização: 15/09/2021 | 12:12

Painel do Ibovespa (Amanda Perobelli/Reuters)
Painel do Ibovespa (Amanda Perobelli/Reuters)

(Reuters) – O Ibovespa mantinha o viés negativo nesta quarta-feira (15), trabalhando abaixo dos 115 mil pontos, sem uma alívio efetivo no repertório de problemas no Brasil e tendo no radar vencimento de opções sobre ações no final da semana.

Leia mais:
  • Itaú BBA corta preço-alvo do Ibovespa no final de 2021 para 120 mil
  • As empresas de chips serão as novas ações de petróleo?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Às 11h56, o Ibovespa caía 1,01 %, a 115.007,74 pontos. O volume financeiro somava 8,2 bilhões de reais.

As atenções, na visão do BTG Pactual, continuam voltadas para o andamento das reformas a fim de consolidar um alivio político local, com destaque para as negociações sobre o teto de gasto e o desfecho envolvendo a questão dos precatórios.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mais cedo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou a necessidade compreensão e ajuda para o governo resolver o problema dos precatórios, expressando confiança de que isso será feito em conjunto com o Legislativo e Judiciário.

No entanto, agentes financeiros continuam enxergando a situação envolvendo a questão “emperrada”, e receosos com um avanço no curto prazo, principalmente após reveses do governo em decisões recentes no Congresso.

Estrategistas do Itaú BBA cortaram o preço-alvo para o Ibovespa de 152 mil para 120 mil pontos, citando deterioração na perspectiva macroeconômica do país, bem como aumento de riscos fiscais e um cenário hídrico desafiador.

Mais cedo o Banco Central divulgou que o IBC-Br cresceu acima do esperado em julho, mas a notícia não animou, principalmente em meio a cortes recentes nas projeções para a expansão da economia do país em 2021 e 2022.

Publicidade

O BTG Pactual também chamou a atenção para movimentos alternados entre altas e baixas produzidas por blue chips, que representam posições relevantes no vencimento de opções sobre ações que acontece na sexta-feira.

“Percebemos sinais de cautela dos investidores, mantendo suas posições sem novos aportes. A volatilidade sempre é muito maior com a aproximação dos vencimentos”, afirma email a clientes da área de gestão do banco.

Nesta quarta-feira, o pregão é marcado pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa.

Em Wall Street, o S&P 500 avançava 0,1%, com papéis dos setores de energia e financeiro recuperando algumas de suas perdas, em movimento atenuado pela desaceleração da retomada econômica e incertezas sobre uma taxação maior de empresas.

DESTAQUES

– MÉLIUZ ON caía 8,8%, após quatro altas seguidas, período em que acumulou valorização de mais de 48%. Além disso, o Itaú BBA excluiu os papéis de sua “Buy List”, após forte alta das ações desde que entrara na carteira, avaliando que o momentum dos resultados no curto prazo será fraco.

Publicidade

– BANCO INTER UNIT perdia 4%, também sofrendo ajustes após duas sessões de valorização consecutivas, em que acumulou elevação de quase 10%, em pregão majoritariamente negativo para bancos, com ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN cedendo cerca de 1% cada.

– VALE ON mostrava decréscimo 0,5%, em meio a novo tombo dos futuros do minério de ferro na China para o uma mínima em nove meses. No setor, CSN ON subia 1%, enquanto GERDAU PN tinha elevação de 0,15% e USIMINAS PNA perdia 0,4%.

– BRADESPAR PN disparava 7,2%, após aprovar bonificação em ações, bem como distribuição de ações da Vale a seus acionistas – o que deve ser aprovado em assembleia em 15 de outubro – e desdobramento de ações. Analistas avaliam que o movimento deve reduzir o desconto de holding.

– GOL PN avançava 3,5%, com analistas avaliando positivamente o efeito na liquidez da companhia aérea de acordo de codeshare exclusivo com a American Airlines válido por três anos, em que receberá um investimento em ações de 200 milhões de dólares (1,05 bilhão de reais).

Publicidade

– PETROBRAS PN subia 1,2%, endossada pela alta dos preços do petróleo no exterior, além de avaliações positivas sobre a participação do CEO da companhia em comissão na Câmara dos Deputados na véspera. No setor, PETRORIO ON registrava acréscimo de 3,7%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Bolsa de valores
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
Cotações
26/10/2025 2h00 (delay 15min)
Câmbio
26/10/2025 2h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes

  • 2

    Lula e Trump: quais são as empresas da Bolsa de olho no encontro dos presidentes neste domingo

  • 3

    Ray Dalio revela seu clone de IA e garante que ele será capaz de fornecer dicas de investimentos

  • 4

    Nova era do dinheiro: bancos e cartões de crédito se rendem às criptos em busca do Pix global

  • 5

    Taesa ou Isa Energia: as "vacas leiteiras" ainda valem a pena? Analistas elegem a favorita

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS pode ser usado no programa Reforma Casa Brasil? Entenda
Logo E-Investidor
FGTS pode ser usado no programa Reforma Casa Brasil? Entenda
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?
Imagem principal sobre o Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Logo E-Investidor
Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Imagem principal sobre o Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Logo E-Investidor
Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Imagem principal sobre o Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Logo E-Investidor
Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Imagem principal sobre o FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Logo E-Investidor
FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Imagem principal sobre o Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Logo E-Investidor
Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Últimas: Tempo Real
Ambipar (AMBP3) informa que Justiça do Rio prorrogou cautelar que suspendeu pagamentos a credores
Tempo Real
Ambipar (AMBP3) informa que Justiça do Rio prorrogou cautelar que suspendeu pagamentos a credores

Efeitos foram estendidos "até que seja proferida decisão sobre processamento do pedido de recuperação judicial"

25/10/2025 | 16h34 | Por Mateus Fagundes
Fitch rebaixa Raízen (RAIZ4) e alerta para alto endividamento
Tempo Real
Fitch rebaixa Raízen (RAIZ4) e alerta para alto endividamento

Agência cita fluxo de caixa pressionado e dívida elevada; nota da companhia entra em observação negativa e pode ser reavaliada em até seis meses

24/10/2025 | 20h23 | Por Crisley Santana
Subsidiária da Embraer (EMBR3) anuncia resgate antecipado de títulos de dívida com vencimento em 2028
Tempo Real
Subsidiária da Embraer (EMBR3) anuncia resgate antecipado de títulos de dívida com vencimento em 2028

Preço de resgate será o maior entre 100% do valor principal das notas ou a soma dos valores presentes de cada pagamento remanescente

24/10/2025 | 20h11 | Por Marcia Furlan
Usiminas (USIM5): após prejuízo no 3T25, BB-BI corta preço-alvo da companhia
Tempo Real
Usiminas (USIM5): após prejuízo no 3T25, BB-BI corta preço-alvo da companhia

Empresa reportou perdas de R$ 3,5 bilhões no terceiro trimestre, o pior resultado líquido da companhia desde pelo menos 2017

24/10/2025 | 19h58 | Por Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador