Publicidade

Tempo Real

Iguatemi (IGTI11) faz acordo para comprar fatia do shopping RioSul

A empresa também informou que será contratada como administradora do Shopping RioSul, no Rio de Janeiro

Iguatemi (IGTI11) faz acordo para comprar fatia do shopping RioSul
Shopping Iguatemi. (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

A Iguatemi (IGTI11) informou nesta segunda-feira (8) que celebrou um acordo com a Combrashop, dona de 46% do Shopping RioSul, para participar do investimento destinado à aquisição de totalidade das ações da Brasc (veículo da canadense Brookfield), que possui 54% no empreendimento. As informações constam no fato relevante divulgado há pouco.

A Combrashop decidiu exercer o direito de preferência sobre a fatia que a Brookfield está se desfazendo. A Iguatemi participará da operação em conjunto com o fundo de investimento imobiliário BB Premium Malls.

A companhia e o fundo farão a subscrição de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) de emissão de uma sociedade da qual a Combrashop detém a totalidade das quotas representativas do seu capital social. Os recursos serão destinados pela Combrashop à aquisição das ações da Brasc.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após a conclusão da operação e o cumprimento de determinadas etapas previstas, as participações das partes observarão as seguintes proporções do empreendimento: Combrashop (50,1%), Iguatemi (16,6%) e BB Premium Malls (33,3%).

A Iguatemi também informou que será contratada como administradora do Shopping Riosul.

O investimento da Iguatemi na operação será de aproximadamente R$ 360 milhões, sendo 70% do valor à vista e o restante em duas iguais parcelas anuais corrigidas a Certificado de Depósito Interbancário (CDI), o que representa um cap rate de entrada de 7,7% sobre o resultado operacional (NOI) estimado de 2024. Considerando as receitas oriundas da administração do empreendimento, líquidas de impostos, estima-se um cap rate implícito de 11,0% e uma TIR de 17,1% para o investimento.

A conclusão da operação deverá estar condicionada a determinadas condições precedentes, como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “A oportunidade de investimento no Shopping Riosul está alinhada à estratégia da Iguatemi de estar presente nas principais propriedades, nos mercados mais importantes do País, fortalecendo o seu portfólio de ativos”, descreveu a companhia no comunicado.

Publicidade

“Uma vez concluída essa operação, a Iguatemi adicionará ao seu portfólio a participação em um dos shoppings mais relevantes do País, na cidade do Rio de Janeiro, que representa o segundo maior PIB do Brasil”, emendou.

O RioSul foi o primeiro shopping construído no Rio de Janeiro, há mais de 40 anos. Localizado a menos de 15 minutos do aeroporto, no bairro de Botafogo, um dos principais bairros do Rio, o empreendimento reúne diversas marcas, serviços e opções gastronômicas em 52 mil m² de área bruta locável (ABL). O seu entorno é altamente qualificado sendo 81% dos domicílios nas classes A/B e renda média duas vezes maior que a cidade.

A Iguatemi destacou que, nos últimos anos, o empreendimento apresentou uma performance financeira robusta, com crescimento anual de dois dígitos na receita líquida entre 2021 e 2023, fruto de um mix diversificado de lojas, serviços e entretenimento e ótimos indicadores.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>