Últimas notícias

Itaú BBA avalia dados de janeiro da holding de seguros de dois bancos; veja

A análise se refere ao desempenho da BB Seguridade e Caixa Seguridade durante o mês

Itaú BBA avalia dados de janeiro da holding de seguros de dois bancos; veja
Gráfico de ações. Foto: Envato Elements

Os dados referentes a janeiro divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) são negativos para a BB Seguridade (BBSE3) e positivos para a Caixa Seguridade (CXSE3), afirma o Itaú BBA. De acordo com o banco, a holding de seguros, previdência e capitalização do Banco do Brasil (BBAS3) mostrou uma desaceleração importante do seguro rural, enquanto a da Caixa manteve as tendências operacionais esperadas, mesmo em um ritmo menor que o de dezembro.

Em janeiro, a arrecadação da Brasilseg, a seguradora da BB Seguridade, teve alta de 3% em um ano, considerada baixa pelo analista Pedro Leduc. O número foi sustentado por um crescimento de 19% no seguro prestamista, que é vendido junto ao crédito consignado do BB, enquanto o seguro rural arrecadou 6% menos em um ano.

“Isso [a queda do rural] indica uma menor participação dos prêmios ou preços mais baixos nas concessões de crédito agro do Banco do Brasil (que crescem a dois dígitos médios)”, escreve ele. No caso do prestamista, o dado reflete o maior apetite do banco público pelo consignado, que tem sido reiterado publicamente pela instituição no último ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Caixa, o BBA considera que o ano começou “como o esperado”, com um crescimento de 8% nos prêmios arrecadados. Esse desempenho foi puxado pelas altas de 12% e de 10%, respectivamente, nos seguros prestamista e habitacional, que é aquele vendido junto com o financiamento imobiliário do banco público.

“O mês no geral foi um pouco mais lento que dezembro, mas também foi um mês em que a Caixa Econômica passou por mudanças de gestão”, escreveu Leduc. Ele fez referência às mudanças nas vice-presidências do banco promovidas pelo presidente, Carlos Vieira, e que abrangeram áreas que lidam diretamente com os produtos da Caixa Seguridade, como a de Varejo.

Os números iniciais do primeiro trimestre apontam, segundo o BBA, para um ganho de R$ 1,8 bilhão com resultados de participações para a BB Seguridade, e de R$ 1,2 bilhão para a Caixa Seguridade. O banco afirma, por outro lado, que as estimativas levam apenas um mês em conta, e que os números costumam apresentar volatilidade ao longo do trimestre.