Publicidade

Tempo Real

Santander se mantém positivo para construção civil com Minha Casa Minha Vida

O relatório do banco vem na esteira de uma semana de quedas consecutivas para o setor de construção civil

Santander se mantém positivo para construção civil com Minha Casa Minha Vida
Foto: Zeca Wittner/Estadão
  • O Santander reiterou sua avaliação positiva para companhias de construção civil de baixo custo neste ano, considerando os investimentos que serão atraídos para este setor com a volta do programa social Minha Casa Minha Vida
  • A principal recomendação de compra do banco é a Direcional (DIRR3)
  • Outro ponto de destaque do Santander foram os custos no setor, com o banco estimando uma queda do Índice Nacional de Custo de Construção

O Santander reiterou sua avaliação positiva para companhias de construção civil de baixo custo neste ano, considerando os investimentos que serão atraídos para este setor com a volta do programa social Minha Casa Minha Vida (MCMV) de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O relatório do banco vem na esteira de uma semana de quedas consecutivas para o setor de construção civil, que espera uma decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Taxa Referencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que será julgada hoje (20) – entenda o que está em jogo.

O banco destacou pontos para além do elevado déficit habitacional no Brasil, como o aumento no desembolso do do FGTS no primeiro trimestre de 2023 – crescimento de 40% no ano, de acordo com o relatório.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outro ponto de destaque do Santander foram os custos no setor, com o banco estimando uma queda do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) para 4,1% em 2023, de 9,3% em 2022.

O banco também mencionou o potencial de melhorias no setor com o programa MCMV, como uma revisão dos subsídios do programa e o aumento nas casas para famílias recebendo até R$ 2,6 mil por mês, juntamente com a implantação do FGTS consignado para essa faixa.

Recomendações de compra

A principal recomendação de compra do banco é a Direcional (DIRR3), devido ao (i) potencial de expansão do Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) nos próximos de anos — o banco projeta expansão do ROE 2024 para 25,2% contra 15,9% em 2022.

O Santander também reiterou a recomendação de compra de Cury (CURY3), devido à sua operação sólida em São Paulo e Rio de Janeiro, além de dividend yield de 7,0% e ROE de 56% em 2023.

A MRV (MRVE3) também recebeu recomendação de compra do Santander, por conta do preço de entrada nas ações da companhia, que estão cotadas a R$ 6,42, às 11h54 do horário de Brasília.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos