• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

O melhor FII de 2022 é um “faria limer”; veja o que motivou desempenho

Um FII de tijolo conseguiu driblar alta da Selic e subir mais de 34% no ano

Por Luíza Lanza

09/12/2022 | 9:58 Atualização: 09/12/2022 | 12:01

Veja como e quando pagar o seu IPTU em São Paulo. (Foto: Envato)
Veja como e quando pagar o seu IPTU em São Paulo. (Foto: Envato)

O fundo imobiliário (FII) de melhor rendimento em 2022 é o The One (ONEF11), com alta de 34,8% até o mês de novembro. Trata-se de um FII de tijolos da gestora Rio Bravo, cujo foco são lajes corporativas no edifício homônimo localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, próximo à avenida Faria Lima. Uma localização “prime” que permite que o ativo drible os impactos da Selic alta na classe para entregar o bom resultado ao investidor. 

Leia mais:
  • Veja 10 fundos imobiliários para investir em dezembro, segundo a Mirae
  • Com Selic a 13,75%, ainda vale a pena investir em FIIs?
  • Selic deve ficar a 13,75% em 2023; veja como investir no próximo ano
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O mercado de lajes corporativas apanhou muito durante a pandemia da covid-19, com o isolamento obrigando as companhias a adotar o regime de trabalho remoto. Mas, nos últimos meses, o avanço da vacinação e a retomada das atividades colocou um fim naquela expectativa geral de que o home office tinha chegado para ficar. As pessoas estão de volta aos escritórios. 

Um exemplo disso é a taxa de vacância em localidades como o próprio Itaim Bibi, onde o edifício The One está localizado: cada vez mais baixa. 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O que a gente nota hoje é que a região da Faria Lima tem uma vacância muito baixa e com isso tem conseguido ter um aumento no valor de locação”, explica Marcos Freitas, sócio da Panorama Capital. 

Escritórios mais afastados do Condado financeiro, mesmo em boas localizações, ainda têm vacâncias muito grandes, o que faz o valor do imóvel cair. “Fundo com ativos tipo o The One, que consideramos prime, tendem a ter uma boa fonte de retorno e continuar indo melhor do que fundos com ativos em mercados B, já que devem continuar tendo uma diminuição da vacância”, afirma Freitas. 

A alta continuará em 2023?

Os FIIs de lajes corporativas têm dois catalisadores principais: o mercado de capitais e o próprio mercado imobiliário. 

Do lado do primeiro, a perspectiva não é tão positiva assim. A expectativa de que a Selic pudesse sofrer os primeiros cortes já em 2023, cenário favorável aos fundos de tijolos, vem dando lugar a uma incerteza cada vez maior com parte do mercado precificando juros altos por mais tempo. Uma possibilidade que seria negativa para toda a renda variável, incluindo os FIIs. 

“Política econômica, teto de gastos, regra fiscal; há um estresse na curva de juros futuros que mexe diretamente com esse tipo de ativo de renda variável”, explica Gabriel Teixeira, analista de fundos de investimento imobiliário da Ativa Investimentos. 

Publicidade

Só que, se os juros não ajudam, o momento do mercado imobiliário pode contrabalancear a equação para os FIIs, especialmente os de lajes corporativas. O cenário que impulsionou o ONEF11 em 2022, de aluguéis altos e vacância baixa, deve continuar para o próximo ano, podendo beneficiar essa classe de ativos. 

Todos? Talvez não. Na visão de Renato Chanes, analista da Ágora, este é um movimento que começa pelos imóveis em áreas mais nobres da capital paulista. “Com tudo mais constante, a escassez das áreas vai crescer daqui para frente em uma questão de oferta e demanda”, diz o analista. “Claro que isso não se estende para a cidade toda, estamos falando de regiões premiuns de SP – Pinheiros, Vila Olímpia, Paulista, Faria Lima, talvez Chucri Zaidan. E principalmente entre os ativos Triples A”, destaca o analista.

Veja os 20 melhores FIIs de 2022:

Fundo Imobiliário Rentabilidade Ano Tipo
ONEF11 – FDO INV IMOB THE ONE    34,82%
Lajes corporativas
JPPA11 – JPP ALLOCATION MOGNO – FDO INV IMOB 29,75% Recebíveis
BMLC11 – FDO INV IMOB – FII BM BRASCAN LAJES CORPORATIVAS 28,97%
Lajes corporativas
JRDM11 – FDO INV IMOB – FII SHOPPING JARDIM SUL  25,89% Shopping
HTMX11 – FDO INV IMOB – FII HOTEL MAXINVEST 23,71% Hospedagem
RZAK11 – RIZA AKIN FDO. INV. IMOB. FII 22,51% Recebíveis
EURO11 – FDO INV IMOB EUROPAR  21,93%
Lajes corporativas
OUJP11 – OURINVEST JPP FDO INV IMOB – FII 21,73% Recebíveis
RRCI11 – RB CAPITAL RECEBÍVEIS IMOB. FDO. INVEST. IMOB FII 20,11% Recebíveis
MALL11 – MALLS BRASIL PLURAL FDO INV IMOB  19,88%
Shopping Center
WPLZ11 – SHOPPING WEST PLAZA FDO INV IMOB  19,86%
Shopping Center
CRFF11 – CAIXA RIO BRAVO FDO DE FDOS INV IMOB II 18,58% FOF
RBHG11 – RIO BRAVO CREDITO IMOB HIGH GRADE FUND DE INVEST 17,58% Recebíveis
VLOL11 – FDO INV IMOB – FII VILA OLÍMPIA CORPORATE 16,56%
Lajes corporativas
CARE11 – BRAZILIAN GRAVEYARD DEATH CARE FDO INV IMOB – FII 16,25% Setor Funerário
KFOF11 – FUNDO DE FDO INV IMOB KINEA FII 15,53% FOF
HGIC11 – HGI CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS FDO. INV. IMOB. 15,15% Recebíveis
MXRF11 – MAXI RENDA FDO INV IMOB – FII 15,02% Recebíveis
ABCP11 – FDO INV IMOB GRAND PLAZA SHOPPING 14,97% Shopping
HBRH11 – FDO.INVEST. IMOB. MULTI RENDA URBANA 14,83%
Escritório Comercial

*Fonte: SmartBrain; dados até 31/11/2022.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Faria Limers
  • FII
  • Fundos imobiliários
Cotações
18/05/2026 19h53 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2026 19h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

  • 4

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em queda com petróleo a US$ 112 e baixa da Vale (VALE3); dólar cai a R$ 4,99

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Últimas: Investimentos
46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI
Investimentos
46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

Classe é heterogênea: inclui fundos passivos de commodities e long biased de ações; últimos anos foram marcados por forte volatilidade, o que dificultou o trabalho de gestores ativos

18/05/2026 | 09h33 | Por Marília Almeida
FIIs de papel ou tijolo? Veja como a estratégia do xadrez ajuda a montar uma carteira de fundos para tempos incertos
Investimentos
FIIs de papel ou tijolo? Veja como a estratégia do xadrez ajuda a montar uma carteira de fundos para tempos incertos

Especialistas da Genial usam conceitos do jogo milenar para atuar com diversificação e gestão de risco na hora de investir em fundos imobiliários

18/05/2026 | 09h22 | Por Isabela Ortiz
Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos
Investimentos
Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

Entre as maiores gestoras da classe, apenas a Verde bateu o CDI. Procuradas, apenas a Bahia Asset comentou

18/05/2026 | 05h00 | Por Marília Almeida
Mercado preditivo trava no Brasil após veto do CMN e reacende debate sobre seu funcionamento
Investimentos
Mercado preditivo trava no Brasil após veto do CMN e reacende debate sobre seu funcionamento

Após a proibição, regulador e executivos divergem sobre classificação das operações e alertam para impacto em um mercado ainda nascente

15/05/2026 | 21h36 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador