A seleção dos pré-aprovados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre 2023 já está disponível. O candidato deve consultar o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para saber se foi selecionado.
Leia também
Caso sejam pré-selecionados, ainda no mesmo site, os inscritos devem preencher informações adicionais das inscrições entre os dias 15 e 17 de março no mesmo portal. É responsabilidade da instituição de ensino a qual o candidato tenha sido selecionado explicar se receberá a documentação exigida em formato físico ou digital.
Para quem não foi selecionado, ainda há a lista de espera – todos que não foram aprovados estarão automaticamente inscritos para uma possível segunda chamada do programa. Entretanto, e necessário acompanhar a chance de ingressar em um curso superior com o Fies pelo próprio site da instituição. As chamadas serão feitas entre os dias 21 de marco e 18 de maio.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com o Ministério da Educação, serão disponibilizadas 112.168 vagas para ingresso no ensino superior ao longo do ano. Neste primeiro semestre, contudo, apenas 67.301 vagas estarão disponíveis. Para evitar dividas, contamos aqui como escolher o melhor financiamento estudantil sem se endividar.
O que é o Fies
O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Ministério da Educação que busca financiar os custos de estudantes em cursos superiores de instituições privadas. O fundo foi criado em 1999, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que reformulou o antigo Programa de Crédito Educativo (Creduc).