• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Como montar um portfólio blindado contra a segunda onda da covid-19

Investidores não devem desfazer suas posições se a estratégia estiver bem posicionada no longo prazo

Por Mateus Apud

05/10/2020 | 19:42 Atualização: 06/10/2020 | 10:24

Em março, lojas foram fechadas e ruas ficaram vazias Foto: Márcia de Chiara/Estadão
Em março, lojas foram fechadas e ruas ficaram vazias Foto: Márcia de Chiara/Estadão

Setembro não foi um mês positivo para as bolsas mundiais. O clima de aversão ao risco voltou a assombrar o mercado com o temor de uma  segunda onda da covid-19 e derrubou os principais índices acionários.

Leia mais:
  • Por que o Ibovespa não acompanha a retomada das bolsas globais
  • Adeus 100 mil pontos: entenda por que Ibovespa acelerou queda em setembro
  • Ibovespa até 115 mil pontos? Os cenários que podem frear a alta do índice no 4º tri
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq acumularam perdas de 2,28%, 3,92% e 5,16%, respectivamente.  Já na Europa, o DAX alemão e o FTSE 100 inglês e o PCAC francês recuaram, em ordem, 1,43%, 1,63% e 2,91%.

O mercado brasileiro também entrou na esteira negativa, fechou o período em queda de 4,80% e o Ibovespa retomou a faixa abaixo dos 100 mil pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Neste momento, a maior preocupação dos investidores é com o número de casos aumentando e o risco de novos lockdowns ao redor do mundo. “A segunda onda tem um impacto muito grande no aumento da volatilidade dos papéis brasileiros, mesmo que o aumento de casos não seja aqui”, diz Márcia Guerra, gerente de investimento da Sicredi Vale do Piquiri.

Caso o cenário se confirme, os investidores podem ver a carteira de investimentos sofrer com novos prejuízos. De acordo com especialistas consultados pelo E-Investidor, a saída para evitar que isso aconteça é apostar na diversificação.

Felipe Peixinho, superintendente de produtos da Ágora Investimentos, explica que o investidor deve montar um portfólio descorrelacionado. Ou seja, com produtos que sejam independentes um do outro. “Isso não quer dizer que quando um sobe o outro cai, não é uma descorrelação negativa, mas que os motivos para que eles subam sejam diferentes”, afirma Peixinho.

Quem acredita que o cenário da segunda pode vai se concretizar, portanto, deve observar quais foram os ativos que se beneficiaram no começo da crise. “É importante aprender com a primeira queda e apostar nos produtos de novo, mas nunca montar uma posição 100% em um ativo só”, diz Guerra.

Quais investimentos se beneficiam com a crise

Segundo os especialistas, há diversos produtos que podem blindar o portfólio para os diferentes perfis dos investidores. Para quem é mais arrojado, por exemplo, o superintendente da Ágora recomenda os derivativos. “O ativo funciona como um seguro de carro. Se a pessoa for ‘roubada’, ele compensa a perda, mas se não acontecer nada ele ‘perde’ o valor que comprou o contrato”, diz.

Publicidade

Mas é importante ter atenção. Como essa aplicação é mais complexa, costuma ser recomendada para investidores experientes. “É uma forma de se proteger, mas é para uma parcela muito pequena dos investidores, pois não é qualquer contrato que vai dar certo”, diz o superintendente da Ágora.

Já para quem possui um perfil moderado ou arrojado, mas não possui muita experiência no mercado, a indicação são fundos atrelados ao dólar, metais preciosos, multimercado e a aplicação em Certificado de Operações Estruturadas (COE).

“Em momentos de crises globais, a moeda americana, ouro e prata tendem a se valorizar, pois são defensivos e de alta qualidade. Aumentar posição nesses ativos pode ser uma boa opção para quem enxerga o cenário mais conturbado”, afirma Peixinho.

Em relação aos fundos multimercados, por se tratar de um produto que aposta em diversas estratégias, o ativo é uma boa forma de proteção. “A uma gestão ativa de bons profissionais que ajustam o fundo para evitar grandes quedas”, diz Guerra, da Sicredi.

Publicidade

Sobre o COE, Peixinho frisa que a grande diferença é que o produto protege o capital. Isso significa que, se o ativo subir, a pessoa tem lucro, mas, se cair, não há prejuízo na operação e o valor aplicado é devolvido. “Essa é a beleza do COE, ele protege 100% o investidor.”

No caso de quem é mais conservador, existem produtos de renda fixa que trazem bons retornos para os investidores. Para isso, no entanto, a aplicação deve ser feita em um espaço maior de tempo. “Há títulos pré-fixados do tesouro de dois a três anos que devolvem cerca de 5% a 6%”, diz a gerente da Sicredi.

Não esqueça do longo prazo

Apesar da importância de se proteger no curto prazo, o pensamento dos investidores deve ser de longo prazo. Dessa forma, mesmo que um ativo sofra nos próximos meses, sua perspectiva ainda pode ser positiva e não há porque fazer mudanças na carteira.

Guerra explica que esse é o caso para quem tem ações de empresas consolidadas e bem fundamentadas, como as de e-commerce. “O investidor não pode sair vendendo quando vier a queda, pois é a hora errada.”

Peixinho concorda com essa visão e salienta que tomar decisões no olho do furacão é o pior momento, principalmente se o papel tem boa projeção. “As perdas são ajustadas ao longo do tempo em um portfólio consolidado no longo prazo”, afirma o superintendente da Ágora.

Publicidade

Portanto, os investidores não devem se desfazer de suas posições se os ativos caírem no curto prazo. “Quem investe há mais tempo já está acostumado com isso. Quem está começando agora tem que ficar atento para não cometer esse erro”, diz a gerente da Sicredi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos de investimento
  • Investimentos
Cotações
10/02/2026 19h10 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 19h10 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas:
Mercados globais fecham com reação mista à espera do payroll
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais fecham com reação mista à espera do payroll

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste
Katherine Rivas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste

Banco empilha resultados fortes, lidera em rentabilidade e mostra por que ainda está anos à frente da concorrência

10/02/2026 | 18h08 | Por Katherine Rivas
Por que Rogério Xavier, da SPX Capital, está mais otimista com ações em 2026
Direto da Faria Lima
Por que Rogério Xavier, da SPX Capital, está mais otimista com ações em 2026

Gestor, conhecido pelo ceticismo, vê assimetrias positivas no cenário global, fluxo estrangeiro sustentado e espaço para ações brasileiras, apesar das eleições

10/02/2026 | 18h06 | Por Luíza Lanza
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street

As ações da British Petroleum (BP) pesaram negativamente em Londres, com queda de 6%; setor de luxo teve destaque positivo

10/02/2026 | 17h33 | Por Darlan de Azevedo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador