• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Senado aprova volta do DPVAT; veja como deve ser a cobrança do seguro

Pagamento do prêmio do seguro estava suspenso desde 2021, mas pode voltar a ser obrigatório para motoristas

Por Beatriz Rocha

08/05/2024 | 19:30 Atualização: 08/05/2024 | 19:59

Entenda como funciona o seguro DPVAT. Foto: Envato Elements
Entenda como funciona o seguro DPVAT. Foto: Envato Elements

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8), por 41 votos a 28, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/23, que recria o DPVAT – seguro nacional obrigatório para veículos terrestres. A proposta agora segue para a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais:
  • DPVAT 2024: o que esperar dos novos valores?
  • DPVAT: o que é e o que muda com a possível volta?
  • Entenda tudo sobre o DPVAT, seguro que pode voltar a ser cobrado
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a modificação na regulamentação, será possível voltar a cobrar o seguro dos motoristas. Em abril, o PLP já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, com as mudanças sugeridas por seu relator, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também havia acatado a proposta, por 15 votos a 11, na terça-feira (7) desta semana.

O texto determina que seja criado um novo fundo, a ser administrado pela Caixa Econômica Federal, para pagar as eventuais indenizações aos motoristas. Desde 2021, a instituição passou a operar o DPVAT por meio de um modelo emergencial e transitório. Antes, a responsável pela administração era a Seguradora Líder, que comunicou o fim do consórcio para a cobertura do seguro em novembro de 2020.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para contornar o problema, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) — autarquia federal que tem como função regular e fiscalizar os mercados de seguro — firmou contrato diretamente com a Caixa em 2021 e 2022. A partir de então, a instituição passou a operacionalizar as indenizações às vítimas de acidentes de trânsito e a manter os respectivos pagamentos.

No entanto, os recursos arrecadados nos últimos anos foram suficientes para pagar os pedidos de indenização somente até novembro do ano passado. Na data, a Caixa comunicou que os valores passariam a ser repassados somente para vítimas de acidentes ocorridos entre 1° de janeiro de 2021 e 14 de novembro de 2023. Num cenário como esse, o PLP 233/23 busca estabelecer novas bases legais para assegurar a sustentabilidade do seguro às vítimas de trânsito.

O que é o DPVAT?

O DPVAT é a sigla para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Basicamente, ele representa um seguro pago para vítimas de acidentes de trânsito em território nacional. Criado pela Lei número 6.194 de 1974, ampara motoristas, passageiros e até pedestres, não importando de quem seja a culpa do ocorrido.

Dessa forma, o seguro pode ser solicitado individualmente pelas vítimas do acidente de trânsito ou por seus beneficiários em caso de morte. Menores ou incapazes também podem acessar o DPVAT, desde que a solicitação seja realizada pelo respectivo representante legal ou por seu procurador.

Em 2021, os donos de veículos ficaram dispensados de pagar o seguro, que era cobrado anualmente junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mas isso pode mudar caso o PLP 233/23 passe pela sanção do presidente Lula.

O que deve mudar?

O texto do Projeto apresenta um novo nome para o DPVAT: Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT). Mas a mudança não está apenas na nomenclatura, já que o prêmio do seguro poderá voltar a ser cobrado. Esse valor representa a quantia que o motorista irá pagar para ter direito à cobertura do SPVAT.

Publicidade

Outra novidade no texto é que o dono do veículo poderá sofrer uma multa por infração grave caso não pague o prêmio do seguro. A quitação do valor também voltará a ser exigida para licenciamento anual, transferência do veículo ou sua baixa perante os órgãos de trânsito.

No entanto, durante a sessão de votação do PLP 233/23 na CCJ, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, afirmou que Lula pode vetar o dispositivo do texto que envolve a penalização para que estiver atrasado com o SPVAT. O presidente aceitaria vetar essa parte do Projeto por entendê-la como uma “penalização excessiva”.

Em relação às suas coberturas, caso o PLP 233/23 fosse aprovado, o seguro continuaria tendo indenização por morte, por invalidez permanente, total ou parcial e por Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS), desde que não estejam disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) do município de residência da vítima do acidente.

Qual será o valor do novo DPVAT?

Em sessão de votação na CCJ, Jaques Wagner disse que, segundo os cálculos do Ministério da Fazenda, o SPVAT custará de R$ 50 a R$ 60 por ano por contribuinte. No entanto, esses números são apenas estimativas, pois ainda não há nada definido sobre os valores.

De acordo com o PLP 233/23, a quantia correspondente ao prêmio do seguro será de abrangência nacional e poderá ser diferenciada por categoria tarifária do veículo, conforme definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Devido aos pagamentos suspensos do DPVAT por falta de dinheiro desde novembro de 2023, os novos prêmios também poderão ser temporariamente cobrados em valor maior para quitar os acidentes ocorridos até a vigência do SPVAT.

Publicidade

O texto indica ainda que as unidades federativas e o agente operador do fundo poderão firmar convênio para que a cobrança do prêmio do seguro SPVAT seja realizada em conjunto com a taxa de licenciamento anual do veículo automotor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Câmara dos deputados
  • Carro
  • dpvat
  • governo federal
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Seguros
  • Senado
  • Veículos
Cotações
19/06/2025 5h51 (delay 15min)
Câmbio
19/06/2025 5h51 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como ficam os seus investimentos com a taxa Selic em 15% ao ano

  • 2

    Dólar em queda e economia dos EUA sob pressão: vale trocar por euro agora?

  • 3

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 4

    Veja os fundos de investimentos que os super-ricos mais investem

  • 5

    O que é Pix automático e como ele vai funcionar? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Você sabe o que é inflação? Entenda como ela age no seu dia a dia
Logo E-Investidor
Você sabe o que é inflação? Entenda como ela age no seu dia a dia
Imagem principal sobre o Saia do vermelho em 2 meses: confira o passo a passo semanal que cabe no seu bolso
Logo E-Investidor
Saia do vermelho em 2 meses: confira o passo a passo semanal que cabe no seu bolso
Imagem principal sobre o 3 profissões pouco conhecidas que pagam salários de até R$ 30 mil
Logo E-Investidor
3 profissões pouco conhecidas que pagam salários de até R$ 30 mil
Imagem principal sobre o Quanto valeria hoje US$ 1.000 investidos no Walmart há 10 anos?
Logo E-Investidor
Quanto valeria hoje US$ 1.000 investidos no Walmart há 10 anos?
Imagem principal sobre o Quanto custa a moto que dispensa CNH? Veja valores
Logo E-Investidor
Quanto custa a moto que dispensa CNH? Veja valores
Imagem principal sobre o Esses 5 hábitos são a base da vida financeira de quem sabe cuidar do próprio dinheiro
Logo E-Investidor
Esses 5 hábitos são a base da vida financeira de quem sabe cuidar do próprio dinheiro
Imagem principal sobre o Quais rituais da manhã fazem milionários renderem mais? Veja 6 exemplos
Logo E-Investidor
Quais rituais da manhã fazem milionários renderem mais? Veja 6 exemplos
Imagem principal sobre o Quem lidera a lista das mulheres mais ricas dos EUA em 2025? Veja fortunas
Logo E-Investidor
Quem lidera a lista das mulheres mais ricas dos EUA em 2025? Veja fortunas
Últimas: Tempo Real
Logo do E-Investidor com background verde
Tempo Real
Calendário Econômico: quinta-feira, 19 de junho

Calendário Econômico: quinta-feira, 19 de junho

18/06/2025 | 21h05 | Por E-Investidor
CVM adia para 1º de outubro início de nova regra para OPA de empresas abertas
Tempo Real
CVM adia para 1º de outubro início de nova regra para OPA de empresas abertas

Adiamento foi decidido em reunião do colegiado ocorrida nesta quarta-feira (18)

18/06/2025 | 20h14 | Por Juliana Garçon
Isa Energia (ISAE4) aprova 19ª emissão de debêntures de R$ 580 milhões
Tempo Real
Isa Energia (ISAE4) aprova 19ª emissão de debêntures de R$ 580 milhões

Serão emitidos 580 mil títulos, com valor nominal unitário de R$ 1 mil e prazo de 10 anos

18/06/2025 | 20h08 | Por Amélia Alves
Mais de 69% dos fundos já se adaptaram à resolução 175 da CVM, revela Anbima
Tempo Real
Mais de 69% dos fundos já se adaptaram à resolução 175 da CVM, revela Anbima

O prazo para adaptação do estoque é 30 de junho de 2025, sendo que 22,5 mil fundos já estão enquadrados

18/06/2025 | 20h02 | Por Eduardo Puccioni
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador