• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: ata do Copom, Focus e dados do Fed são destaques; confira a agenda da semana

Avanço firme das commodities e das bolsas de NY são bom prenúncio para a Bolsa brasileira

Por Luciana Xavier, Silvana Rocha e Camilly Rosaboni

24/03/2025 | 9:00 Atualização: 24/03/2025 | 9:00

Os assuntos que movimentam o Ibovespa hoje e o mercado financeiro. (Foto: Adobe Stock)
Os assuntos que movimentam o Ibovespa hoje e o mercado financeiro. (Foto: Adobe Stock)

A agenda da semana traz a leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de fevereiro. No Brasil, os eventos incluem a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março e o novo Relatório de Política Monetária (RPM) — com coletiva do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen. Nesta segunda-feira (24), o mercado financeiro hoje acompanha o boletim Focus.

Leia mais:
  • Nem todo dividendo é bom: fique de olho nestas 5 armadilhas
  • Bolsa brasileira virou o paraíso das ‘penny stocks’?
  • 5 ações para superar o Ibovespa nesta semana – veja as recomendações
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Vale, Telefônica e Engie movimentam a Bolsa hoje; veja os destaques

Ainda na agenda econômica hoje, investidores acompanham encontros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros no Japão, para buscar alternativas à guerra comercial do governo Trump. Os olhares da política esta semana estão voltados para o julgamento do inquérito de tentativa de golpe, que começa na terça-feira (25).

Nesta segunda-feira, há também o índice de atividade nacional do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Chicago de fevereiro; Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto dos EUA de março pela S&P; discurso do presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey; e do vice-presidente de Supervisão do Fed, Michael Barr. Ainda, o Banco do Japão (BoJ) publica ata da penúltima reunião de política monetária.

Ao longo da semana, na agenda nacional, tem a nota do setor externo de fevereiro e o resultado primário do Governo Central de fevereiro na quarta-feira (26). Na sexta-feira (28), serão divulgados ainda o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de março, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua de fevereiro, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de fevereiro, Relatório Mensal da Dívida Pública de fevereiro e a definição da bandeira tarifária de energia elétrica para abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, na terça-feira, investidores acompanham o índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha e os discursos de dirigentes do Fed. Quarta-feira é dia do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Reino Unido e Cúpula europeia do IIF 2025. A leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA do quarto trimestre de 2024 sai na quinta-feira (27) e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de fevereiro na sexta-feira. Também neste dia, serão divulgados o PIB e vendas no varejo do Reino Unido.

Mercado financeiro hoje: assuntos que movimentam a segunda-feira

Bolsas internacionais reagem a PMIs e tarifas de Trump

Os futuros de Nova York têm alta firme nesta manhã, enquanto na Europa o fôlego é menor em meio a índices de gerentes de compras (PMIs) da região. O euro reduziu ganhos após os PMIs mistos da zona do euro e da Alemanha, com queda em serviços e avanço no setor industrial. No Reino Unido, o PMI industrial caiu ao menor nível em 18 meses, mas o de serviços subiu ao maior patamar em sete meses.

Assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmam que o mandatário planeja para 2 de abril — chamado de “Liberation Day” (Dia da Libertação) — um anúncio de tarifas contra blocos ou nações de forma mais direcionada do que vem sendo feito. A expectativa é que as tarifas tenham aplicação imediata. Tarifas para setores de automóveis, semicondutores e remédios podem não ser anunciadas nessa data.

No Japão, o ministro das Finanças, Katsunobu Kato, disse que pode tomar medidas apropriadas caso haja movimentos excessivos na cotação do iene.

Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) sobem nesta segunda-feira, sugerindo que Wall Street irá manter o tom positivo do fim da semana passada. O dólar hoje opera em baixa frente ao euro e à libra, mas se fortalece em relação ao iene.

Boletim Focus: o que esperar da inflação e juros?

O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (24), os principais indicadores econômicos, como Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic – veja todos os detalhes aqui.

Publicidade

As projeções do relatório Focus para o IPCA, em 2025, suavizaram levemente de 5,66% para 5,65%, mas ainda acima do teto da meta (4,50%). Para 2026, a expectativa da inflação passou de 4,48% a 4,50%. Em 2027, as apostas seguiram em 4,00%, e em 2028, ficaram em 3,78%.

As perspectivas do boletim Focus para a Selic seguiram em 15% em 2025, e 12,50% em 2026. Para cenários mais longos, ficaram em 10,50% em 2027, e 10% em 2028.

Commodities: petróleo e minério avançam

O petróleo sobe moderadamente, estendendo ganhos acumulados nas duas últimas semanas. No início da manhã, o barril do petróleo WTI para maio subia 0,47%, enquanto o do Brent para junho avançava 0,42%.

Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 2,43%, cotado a 779,5 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 107,52 nos mercados de Dalian, na China.

Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) avançavam 0,89% no pré-mercado de Nova York, por volta das 8h25 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,49% no mesmo horário.

O que esperar para o Ibovespa hoje?

Os ativos brasileiros hoje podem ficar mais sintonizados com o exterior, em dia de agenda mais fraca. O tom positivo em Nova York pode beneficiar o Ibovespa hoje, uma vez que o EWZ, principal fundo de índice (ETF, fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) brasileiro negociado em Nova York, subia 0,56% no pré-mercado.

Publicidade

O dólar mais fraco ante moedas emergentes pode ser um bom sinal para o real. Ao longo da semana, o IPCA-15 e o RPM podem trazer ajustes à curva de juros.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na sexta-feira (21) que o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil pode ser aprovado pelo Congresso. O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, afirmou que as medidas de crédito, somadas às propostas em tramitação no Congresso que o Executivo quer destravar, têm o potencial de reduzir em um terço a taxa média de juros cobrada das famílias do País. Esses e outros assuntos ficam no radar do mercado financeiro hoje.

* Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • bolsa
  • Dolar
  • Juros
Cotações
18/05/2026 10h23 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2026 10h23 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

  • 4

    Por que as ações da Nubank (ROXO34) derreteram após o balanço?

  • 5

    Conheça a especialista do Goldman Sachs que está sempre ao lado dos atletas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Logo E-Investidor
Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Imagem principal sobre o 2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Logo E-Investidor
2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Últimas: Mercado
Petróleo hoje vira para queda após EUA sinalizarem suspensão de sanções ao Irã
Mercado
Petróleo hoje vira para queda após EUA sinalizarem suspensão de sanções ao Irã

Commodity perdeu força depois que Teerã divulgou proposta americana para flexibilizar restrições ao petróleo iraniano durante negociações; mercado segue atento aos estoques globais e ao Estreito de Ormuz

18/05/2026 | 09h47 | Por Igor Markevich
Abertura de mercado: petróleo acima de US$ 110 volta a pressionar bolsas
CONTEÚDO PATROCINADO

Abertura de mercado: petróleo acima de US$ 110 volta a pressionar bolsas

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje: petróleo acima de US$ 110, Focus e prévia do PIB pressionam a Bolsa
Mercado
Ibovespa hoje: petróleo acima de US$ 110, Focus e prévia do PIB pressionam a Bolsa

Investidor acompanha ainda desdobramentos do envolvimento de Flávio Bolsonaro no caso Master em dia de agenda econômica cheia; veja os destaques do pregão desta segunda-feira (18)

18/05/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub
Ibovespa hoje: Minerva (BEEF3) salta 7,58%; Usiminas (USIM5) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: Minerva (BEEF3) salta 7,58%; Usiminas (USIM5) tomba

Ibovespa cai 0,61% aos 177.283 pontos, pressionado pelo petróleo em alta e tensões no Oriente Médio

15/05/2026 | 19h34 | Por Ana Ayub

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador