• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Como o crescimento do PIB pode ajudar o investidor

A alta de 1,2% do primeiro tri de 2021 superou expectativas. Veja os setores que podem se beneficiar

Por Rebeca Soares

02/06/2021 | 14:53 Atualização: 02/06/2021 | 14:59

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Após as movimentações do mercado levarem o Ibovespa a quebrar mais uma marca histórica no primeiro pregão de junho, outro fator surgiu para dar mais fôlego à recuperação econômica pós-crash da covid-19. O produto interno bruto brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre, segundo divulgação do IBGE na terça-feira (1). A boa notícia gera mais expectativas para os investimentos nos próximos meses.

Leia mais:
  • Ações que pagam dividendos: as recomendações para junho
  • Guedes volta a dizer que reforma tributária vai tributar dividendos
  • Os investimentos que podem influenciar o rumo do nosso País
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Com a economia do País crescendo, o lucro das empresas também aumenta, como observamos nos resultados positivos do primeiro tri. O mercado de renda variável tende a se beneficiar”, afirma o Head de research da Ágora Investimentos, José Cataldo.

Os fundos e ativos com mais risco também devem se beneficiar, segundo Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos. “Os setores de varejo de rua, turismo e aviação têm mais potencial com o crescimento da economia do País”, diz. “O investidor brasileiro estava um pouco mais conservador nos últimos meses por conta do início das discussões sobre as eleições presidenciais do ano que vem e principalmente porque ele estava menos otimista em relação à retomada.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O estrategista da RB destaca ainda que muitas empresas fizeram seus IPOs neste período de maior incerteza e foram pouco exploradas. Com a percepção do crescimento pelo investidor, esses papéis poderão entrar no radar e serem vistos com bons olhos.

Vale destacar que todos os setores tiveram resultados positivos. A agropecuária, por exemplo, saiu na frente com 5,7%, seguida pela indústria, com 0,7%, e, por fim, o setor de serviços, com 0,4%. “Atribuímos o crescimento da agricultura ao ciclo de commodities, que está em um momento bem positivo”, complementa Cataldo.

Para Thiago Andrade, sócio da Athena-BGA Investimentos, os próximos indicadores podem trazer mais surpresas positivas. “Com mais pessoas circulando na rua e a vacinação avançando, podemos ter uma surpresa muito positiva quando o setor de serviços realmente crescer”, afirma.

Apesar das perspectivas de crescimento, o investidor deve estar ciente de que a relação de capitalização das empresas com o PIB dos países não é sempre positiva. “Se porventura, a retomada for rápida demais, isso pode representar um risco de pressão inflacionária, podendo levar ao aumento da taxa de juros pelas autoridades monetárias mais do que é imaginado. E isso não é um debate restrito ao Brasil, outros países têm a mesma preocupação”, explica o consultor econômico da Alta Vista Investimentos, José Mauro Delella.

Publicidade

Em 2000, o estudo da associação entre os dois fatores deu origem ao Índice Warren Buffett, que conseguiu prever a supervalorização dos ativos. A medida é calculada pela divisão do capital total das companhias listadas na Bolsa pelo PIB. Quando a valorização das empresas ultrapassa o PIB, o sinal é de que os preços estariam inflados na Bolsa.

Contexto nacional que influencia investimentos

O IBGE divulgou também os resultados da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o volume de investimentos em ativos físicos. O valor apresenta aumento de 17% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O número superou projeções, visto que os primeiros meses de 2021 marcaram a segunda onda da pandemia.

“O FBCF teve um crescimento expressivo tanto na base anual, quanto na trimestral (4,6%), que teve um pouco de impacto com a mudança do Repetro, regime aduaneiro especial para o setor de petróleo e gás adquirir bens de capital. Também consideramos um aumento positivo na produção de bens de capital”, afirma José Mauro Delella. Ele diz ainda que o bom resultado deve convergir para patamares superiores nas próximas estimativas para 2021.

A Receita Federal realizou revisão das medidas do Repetro, regime aduaneiro para o setor de petróleo e gás, no fim do ano passado. Com a nacionalização do uso de equipamentos, o valor de investimentos estrangeiros diminuíram no 1T21.

Entre as organizações que projetam resultados para o PIB, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) acredita que o indicador crescerá 3,7% em 2021 e 2,5% em 2022. A projeção é uma expectativa da retomada do comércio e do aumento do consumo das famílias para o resto do ano./Colaborou Luiz Felipe Simões

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos
  • Ibovespa
  • Produto Interno Bruto (PIB)
Cotações
19/12/2025 19h53 (delay 15min)
Câmbio
19/12/2025 19h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

  • 2

    13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em alta atento ao CPI dos EUA, projeção de inflação do BC e pesquisa eleitoral

  • 4

    FIIs de escritórios ganham fôlego, mas liquidação do Banco Master deve testar setor

  • 5

    Liquidação do Master completa um mês: veja o que fazer se você ainda tem dinheiro a receber

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Logo E-Investidor
Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Imagem principal sobre o 13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Logo E-Investidor
13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (19/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (19/12)
Imagem principal sobre o Mega-Sena 2953: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO; veja qual
Logo E-Investidor
Mega-Sena 2953: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO; veja qual
Últimas: Mercado
Ibovespa na semana: Brava Energia (BRAV3) sobe 15% com expectativa de venda de poços; Direcional (DIRR3) lidera quedas
Mercado
Ibovespa na semana: Brava Energia (BRAV3) sobe 15% com expectativa de venda de poços; Direcional (DIRR3) lidera quedas

O índice terminou o período em baixa de -1,43%, passando de 160.766,37 pontos para 158.473,02 pontos

19/12/2025 | 19h44 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje: Braskem (BRKM5) sobe mais de 6%; CSN Mineração (CMIN3) e CSN (CSNA3) tombam
Mercado
Ibovespa hoje: Braskem (BRKM5) sobe mais de 6%; CSN Mineração (CMIN3) e CSN (CSNA3) tombam

Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3) avançaram e deram suporte ao índice da B3

19/12/2025 | 19h14 | Por Beatriz Rocha
Banco Master: a trilha de um escândalo no mercado financeiro
Mercado
Banco Master: a trilha de um escândalo no mercado financeiro

Série de reportagens do E-Investidor em 2025 expôs operações do Banco Master, liquidado pelo Banco Central

19/12/2025 | 15h23 | Por Jenne Andrade
SpaceX pode abrir capital após avaliação de US$ 800 bilhões
Mercado
SpaceX pode abrir capital após avaliação de US$ 800 bilhões

Companhia anuncia recompra bilionária de ações internas, dobra preço por papel e sinaliza estreia na bolsa já no próximo ano

19/12/2025 | 13h13 | Por Ryan Mac, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador