Tudo sobre Renda Fixa

Marilia Fontes é sócia-fundadora da Nord Research e possui 12 anos de experiência de mercado financeiro. Trabalhou como gestora de renda fixa e câmbio em gestoras como Itaú, Mauá e Kondor, em fundos de até R$ 2 bilhões, com operações nacionais e internacionais. Na Empiricus, ela foi a analista fundadora e responsável pelos relatórios: Tesouro Empiricus e Empiricus Renda Fixa. Marilia é mestre em Economia pelo Insper e autora do livro “Renda Fixa NÃO é fixa!”
Twitter: @mariliadf2

Escreve na terceira sexta-feira de cada mês

Marilia Fontes

Tesouro Selic pode ter retorno negativo?

O título é amplamente utilizado como reserva de emergência por não sofrer marcação a mercado

Fonte: Shutterstock/ Brenda Rocha - Blossom/Reprodução
  • No título pós-fixado nós não fixamos nenhum valor futuro dele. E cada dia atualizamos o valor investido por um indexador, no caso a Selic
  • Se a Selic subir, o título renderá mais. Se a Selic cair, o título renderá menos. Mas o retorno sempre será positivo, contanto que a taxa Selic seja positiva

O Tesouro Direto possui três tipos diferentes de títulos. Cada um desses títulos funciona de uma maneira e é utilizado para um propósito na carteira de um investidor.

Os títulos prefixados são aqueles nos quais fixamos o valor futuro dele. A cada dia o mercado negocia a taxa justa para o período de vencimento. E cada taxa resulta em um valor presente diferente.

Assim, quando as taxas de mercado para um certo vencimento sobem, o preço daquele título cai (para que possa render mais e chegar na nova rentabilidade justa) podendo trazer prejuízos para o detentor do título.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Já o Tesouro Selic é amplamente utilizado como reserva de emergência justamente por não sofrer marcação a mercado. No título pós-fixado nós não fixamos nenhum valor futuro dele. E cada dia atualizamos o valor investido por um indexador, no caso a Selic. Se a Selic subir, o título renderá mais. Se a Selic cair, o título renderá menos. Mas o retorno sempre será positivo, contanto que a taxa básica de juros seja positiva.

O mercado pode subir muito as taxas negociadas para os prefixados, e isso não irá alterar em nada o preço dos títulos pós-fixados.

É como em um CDB ou na Poupança. Você sempre tem no dia seguinte um valor maior que no dia anterior.

Porém, muitos investidores não sabem, mas é sim possível ter alterações no valor do Tesouro Selic, e fazer inclusive que ele tenha retorno negativo em determinados momentos do tempo. Não é comum isso acontecer, mas em momentos de crise forte, como a pandemia em 2020, isso de fato aconteceu.

Se você já comprou um Tesouro Selic no Tesouro Direto teve ter percebido que junto com a taxa Selic eles colocam mais outra pequena taxa. Um vencimento 2024, por exemplo, é negociado hoje a Selic + 0,10%.

Essa taxa de 0,10% se soma a rentabilidade da taxa Selic, e ela varia de acordo com as condições de oferta e demanda desses títulos. Se tivermos muita demanda por pós-fixados, essa taxa começa a cair, podendo inclusive ser levemente negativa. Se a demanda cai muito, essa taxinha sobe para estimular compradores.

A variação dessa taxa provoca pequenas oscilações de preço no papel (ágio e deságio) que podem em determinas momentos, e por curtos períodos representarem um prejuízo.

Em 2020, por exemplo, o Tesouro Selic 2027 começou o ano negociado a Selic + 0,02%. Após a crise as taxas subirem bem para Selic + 0,40%, por falta de demanda. Essa alta provocou um prejuízo de 1,3% para o detentor do título.

Hoje, essa taxa já caiu para Selic + 0,24%, e quem comprou o título em 2020 já está rendendo 95% da Selic em 2 anos. Ou seja, o aumento de taxas de 0,02% para 0,24% “custou” o equivalente a 5% da taxa Selic em 2 anos.

É bem pouco. E ao longo dos anos não vai fazer a menor diferença. Mas é importante que o leitor saiba que isso pode sim acontecer.

Caso queira um título que não tenha oscilação de preço em hipótese alguma, o mais recomendado seria o CDB de banco seguro a 100% do CDI. Os CDBs não sofrem marcação a mercado nem tem ágio ou deságio. Portanto, não há risco nem de pequenas oscilações.

Apenas tenha em mente que precisa ser de um banco muito seguro para valer a pena. Afinal, bancos são muito mais arriscados que o governo. E não queremos subir muito o risco de crédito em investimentos conservadores deste tipo.