• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Por que busca por crédito para investimentos aumentou no Brasil? Veja pesquisa

Segundo dados da fintech Crediblue, houve um aumento nos pedidos de crédito para investimentos ou capital de giro

Por Ana Carolina Montoro, especial para o E-Investidor

23/06/2023 | 18:30 Atualização: 23/06/2023 | 21:30

(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Um levantamento feito pela fintech Crediblue, empresa especializada na área de serviços financeiros, analisou o perfil e comportamento de quem busca crédito para investimentos. Entre os resultados, percebe-se que houve um aumento nos pedidos de crédito para investimentos ou capital de giro.

Leia mais:
  • Crédito imobiliário fica mais barato com expectativa de queda na Selic?
  • Como as instituições financeiras poderiam mudar a realidade do microcrédito
  • 5 dicas da Nath Finanças para aumentar seu score de crédito
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A alta passou de 43% no 1º quadrimestre de 2022 para 59% no mesmo período de 2023. Para o fundador da fintech, Marco Antonio Raimundo, essas informações confirmam um aumento da concentração dos esforços dos solicitantes para a manutenção de seus negócios.

“A confiança dos empresários é diretamente influenciada pelo contexto político-econômico, o que se traduz na movimentação dos mesmos para serem capazes de quitar as suas dívidas e investir no crescimento das empresas”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em contra partida, houve a queda de 3% na demanda de crédito para financiamento de propriedades, que foi de 14% do total nos quatro primeiros meses do ano passado e de 11% neste ano.

Outra informação trazida pela pesquisa, é o perfil dos solicitantes. As empresas representam 68% dos pedidos e as pessoas físicas 32%. Homens são maioria, sendo 21% e mulheres são 11%. A maioria dos contratos fechados foi liderado de empresários (36%), seguidos por empresas do primeiro setor, profissionais autônomos e empresas do segundo e terceiro setores.

O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), pode servir como termômetro para entender esse aumento proporcional no número de pedidos de crédito para investimento ou capital de giro.

Após registrar apenas 88,6 pontos em janeiro de 2023 – que foi o menor nível desde março de 2021 –, o índice voltou a subir e tem se mantido acima dos 91 pontos nos últimos meses. Ainda assim, é preciso avançar bem mais para alcançar o patamar dos 100 pontos, avaliado pela FGV como neutro.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Crédito
  • Financiamento
  • Fintech
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Investimento
Cotações
27/05/2026 10h42 (delay 15min)
Câmbio
27/05/2026 10h42 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    87 FIDCs aparecem em onda de recuperações judiciais; veja os impactos para os fundos

  • 2

    Novas regras do FGC entram em vigor em junho e mudam cenário para bancos e CDBs

  • 3

    Títulos públicos americanos batem recorde, mas valem mais do que a renda fixa brasileira? Veja simulação

  • 4

    Dólar abaixo de R$ 5? Mercado divide apostas sobre futuro do câmbio em ano eleitoral

  • 5

    Os motivos que fazem investidores de Wall Street temerem o IPO da SpaceX, de Elon Musk

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos podem sacar valores do PIS/Pasep? Entenda como funciona para a terceira idade
Logo E-Investidor
Idosos podem sacar valores do PIS/Pasep? Entenda como funciona para a terceira idade
Imagem principal sobre o Motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar carros com juros mais baixos; veja as regras
Logo E-Investidor
Motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar carros com juros mais baixos; veja as regras
Imagem principal sobre o Move Brasil: 3 carros que motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar
Logo E-Investidor
Move Brasil: 3 carros que motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Imagem principal sobre o Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Logo E-Investidor
Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Imagem principal sobre o Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Logo E-Investidor
Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Últimas: Comportamento
Itaú BBA vê piora de sentimento na Bolsa, mas IA e commodities sustentam ações favoritas; veja quais são elas
Comportamento
Itaú BBA vê piora de sentimento na Bolsa, mas IA e commodities sustentam ações favoritas; veja quais são elas

Análise foi realizada com base em mais de 1.300 teleconferências de resultados do primeiro trimestre de 2026 (1T26)

27/05/2026 | 10h08 | Por Isabela Ortiz
Bezos propõe zerar imposto para metade dos americanos e reacende debate sobre quem paga a conta
Comportamento
Bezos propõe zerar imposto para metade dos americanos e reacende debate sobre quem paga a conta

Fundador da Amazon diz que parcela mais pobre do país responde por pequena parcela da arrecadação federal e não deveria sofrer mais pressão financeira

26/05/2026 | 17h59 | Por Preston Fore, da Fortune
Envelhecimento dos baby boomers cria ‘tsunami prateado’ e aquece mercado imobiliário nos EUA
Comportamento
Envelhecimento dos baby boomers cria ‘tsunami prateado’ e aquece mercado imobiliário nos EUA

Após perdas na pandemia, setor voltou a construir opções de moradia para idosos, mas há um grande problema em vista

24/05/2026 | 05h00 | Por Sydney Lake, da Fortune
De Warren Buffett a Walt Disney, essas 5 lendas do mercado tiveram o mesmo emprego na adolescência
Comportamento
De Warren Buffett a Walt Disney, essas 5 lendas do mercado tiveram o mesmo emprego na adolescência

Muito antes do cargo de CEO, alguns dos executivos mais conhecidos dos Estados Unidos compartilhavam a mesma rotina

23/05/2026 | 06h00 | Por Sydney Lake, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador