• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Como a Faria Lima vê o resultado da eleição em SP no primeiro turno?

Para analistas, resultado na Capital paulista destoa do resto do Brasil; entenda

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

07/10/2024 | 15:31 Atualização: 07/10/2024 | 15:31

Segundo turno em São Paulo tem Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Foto: Montagem com imagens de Aloisio Mauricio (Boulos) e Fábio Tito (Nunes)
Segundo turno em São Paulo tem Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Foto: Montagem com imagens de Aloisio Mauricio (Boulos) e Fábio Tito (Nunes)

A eleição para prefeito de São Paulo de 2024 foi a mais disputada da história. A diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de apenas 81.865 votos em uma cidade com 9,32 milhões de eleitores. Foram para o segundo turno os candidatos Ricardo Nunes (MDB) com 29,48% dos votos e Guilherme Boulos (PSOL) com 29,07%. O terceiro colocado, Pablo Marçal (PRTB) recebeu 28,14% dos votos. Para especialistas da Faria Lima, o resultado de São Paulo reforçou a polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais:
  • COE de crédito: “A grande aposta” levanta preocupações
  • Eles não se aposentaram por negligência de empresas falidas
  • Quanto Barsi ganhou em dividendos na última década?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Raony Rossetti, CEO da Melver, comenta que o cenário eleitoral na Capital paulista destoou um pouco do restante do País. Enquanto a maioria elegeu candidatos de centro-direita e fora da polarização entre Lula e Bolsonaro, a cidade de São Paulo chega ao segundo turno com os candidatos apoiados por eles.

  • Guilherme Boulos tem dinheiro? Veja o patrimônio que ele declara e onde investe

Ricardo Nunes (MDB) recebe o apoio de Bolsonaro e tem um bolsonarista em sua chapa como vice, o coronel Mello Araújo. Já Guilherme Boulos (PSOL) está alinhado com Lula e tem uma petista como vice, a ex-prefeita Marta Suplicy. “Como Lula está no governo federal, uma vitória de Boulos em São Paulo seria especialmente significativa, fortalecendo a governabilidade do presidente da República durante o restante do mandato, o que poderia influenciar a aprovação de projetos e a gestão fiscal, afetando o humor dos investidores”, argumenta Rossetti.

Para Felipe Corleta, sócio da GTF Capital, Bolsonaro se mostrou um cabo eleitoral muito forte, com exceção no Rio de Janeiro. “A expectativa fica de que as próximas eleições legislativas podem criar um Congresso ainda mais conservador”, afirma.

Por que São Paulo teve números diferentes do Brasil nas eleições?

Na visão dos especialistas da Faria Lima, São Paulo mostrou comportamento diferente, pois em todo o País os resultados das eleições mostram que, independente de Bolsonaro ou Lula, a centro-direita conquistou o maior número de cidades até aqui. Olhando para a totalidade de municípios, o Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, ficou com 878 prefeituras. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ficou com 847 prefeituras e o Partido Progressista (PP) ganhou em 743 municípios.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Carlos Eduardo Oliveira Jr., do Conselho Regional de Economia – 2ª Região  (Corecon-SP), a centro-direita conseguiu superar a polarização de 2022 entre as forças de centro-esquerda e direita que dominam a política nacional, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas capitais, MDB e União Brasil, de centro-direita, levaram duas cidades. Já o Partido Liberal (PL), de Bolsonaro, ficou com duas. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), mais ao centro, levou uma prefeitura, enquanto o Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas (SP), ganhou em uma. As outras 15 capitais ainda terão segundo turno.

  • Qual é a fortuna de Ricardo Nunes? Veja onde ele investe

De modo geral, como a centro-direita saiu vitoriosa em termos de números de municípios, os especialistas dizem que a tendência é de as cidades brasileiras serem mais favoráveis às políticas econômicas de austeridade e reformas estruturais, desse modo, o mercado reage positivamente. “A vitória desses partidos em grandes capitais pode significar uma continuidade de políticas pró-mercado, diminuindo os riscos de instabilidade regulatória e favorecendo o ambiente de negócios”, explica Oliveira.

Em São Paulo, ainda não dá para cravar um nome, visto que a campanha do segundo turno ainda nem começou. Todavia, as pesquisas também apontavam que o primeiro turno seria disputado e repleto de empates técnicos – veja nesta reportagem. Já para o segundo turno, apontam para uma vitória de Ricardo Nunes contra Guilherme Boulos.

Segundo a pesquisa Datafolha do dia 3 outubro, a qual acertou o empate triplo do primeiro turno, inclusive no porcentual de votos, Ricardo Nunes deve ser o novo prefeito da maior cidade do País. O instituto de pesquisa estima que Nunes terá 52% dos votos, enquanto Boulos ficará com 37%. Vale lembrar que uma pesquisa reflete o momento em que foi realizada. Ou seja, devido à distância até o dia da eleição, em 27 de outubro, as intenções de voto para prefeito do São Paulo ainda podem mudar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Eleições
  • Faria Lima
  • Jair Bolsonaro
  • Luiz Inácio Lula da Silva
  • São Paulo
Cotações
07/05/2026 7h05 (delay 15min)
Câmbio
07/05/2026 7h05 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ações recomendadas para maio reposicionam apostas na Bolsa; veja as escolhas de bancos e corretoras

  • 2

    Santander exclui Copasa (CSMG3) e Localiza (RENT3) na carteira para maio; veja as 5 ações recomendadas

  • 3

    Reforma Tributária: ativos isentos devem perder atratividade para a alta renda

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em alta com dólar a R$ 4,91, petróleo em forte queda e impacto de balanços

  • 5

    Gringos impulsionam o Ibovespa, small caps ficam para trás e criam oportunidade

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Desconto da conta de água: quem tem direito à Tarifa Social?
Logo E-Investidor
Desconto da conta de água: quem tem direito à Tarifa Social?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos devem ter um destes bilhetes para conseguir gratuidade no Metrô
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos devem ter um destes bilhetes para conseguir gratuidade no Metrô
Imagem principal sobre o Prova de vida 2026: veja como realizar a comprovação digitalmente
Logo E-Investidor
Prova de vida 2026: veja como realizar a comprovação digitalmente
Imagem principal sobre o Prova de vida: idosos devem saber quando realizar o procedimento para não perder a aposentadoria
Logo E-Investidor
Prova de vida: idosos devem saber quando realizar o procedimento para não perder a aposentadoria
Imagem principal sobre o Idosos: o que é o golpe do bilhete premiado?
Logo E-Investidor
Idosos: o que é o golpe do bilhete premiado?
Imagem principal sobre o Desconto na conta de água: veja quem tem direito ao benefício e como solicitar
Logo E-Investidor
Desconto na conta de água: veja quem tem direito ao benefício e como solicitar
Imagem principal sobre o Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: entenda quem tem direito ao resgate do valor
Logo E-Investidor
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: entenda quem tem direito ao resgate do valor
Imagem principal sobre o 3 benefícios de idosos que não precisam ser solicitados presencialmente
Logo E-Investidor
3 benefícios de idosos que não precisam ser solicitados presencialmente
Últimas: Comportamento
Segundo os cálculos de Buffett, o mercado de ações está oficialmente “brincando com fogo”. Então, quando virá a próxima crise?
Comportamento
Segundo os cálculos de Buffett, o mercado de ações está oficialmente “brincando com fogo”. Então, quando virá a próxima crise?

Indicador criado pelo investidor supera níveis históricos, levanta dúvidas sobre lucros e valuation e reacende o debate sobre até onde vai o rali

05/05/2026 | 17h46 | Por E-Investidor
Presidente do Fed de NY alerta sobre ambiente de incerteza com a guerra e cita inflação elevada
Comportamento
Presidente do Fed de NY alerta sobre ambiente de incerteza com a guerra e cita inflação elevada

John Williams projeta que a inflação retorne à meta de 2% apenas em 2027 e reforça a dependência de dados para ajustar a política monetária frente aos riscos geopolíticos

04/05/2026 | 16h10 | Por Isabella Pugliese Vellani
“Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil
Comportamento
“Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

Bilionário prevê que novas tecnologias criarão um mundo de abundância e que trabalho vai perder relevância na vida das pessoas; entenda o que ele diz

02/05/2026 | 09h00 | Por Marco Quiroz-Gutierrez, da Fortune
Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria
Comportamento
Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

Estatal segue movimento de concorrentes no maior aeroporto da América Latina

01/05/2026 | 13h11 | Por Altamiro Junior, do Broadcast

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador