• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Por que Greg Abel pode ser melhor que Buffett para a Berkshire hoje

Sucessor de Buffett tem perfil mais operacional e pode destravar valor em negócios que perderam eficiência dentro do conglomerado, segundo investidor da companhia

Por Vitaliy Katsenelson, da Fortune

27/05/2026 | 17:27 Atualização: 27/05/2026 | 17:39

Placas com imagens do ex-CEO da Berkshire Hathaway Warren Buffett e do CEO da companhia, Greg Abel, dentro do centro de convenções durante um dia de compras para acionistas antes da reunião anual da Berkshire Hathaway, em Omaha, Nebraska, EUA, na sexta-feira, 1º de maio de 2026. Greg Abel prometeu seguir a abordagem de Buffett para investimentos e gestão de riscos — a reunião de sábado foi marcada pelo slogan “O legado continua”. | Dan Brouillette/Bloomberg via Getty Images.
Placas com imagens do ex-CEO da Berkshire Hathaway Warren Buffett e do CEO da companhia, Greg Abel, dentro do centro de convenções durante um dia de compras para acionistas antes da reunião anual da Berkshire Hathaway, em Omaha, Nebraska, EUA, na sexta-feira, 1º de maio de 2026. Greg Abel prometeu seguir a abordagem de Buffett para investimentos e gestão de riscos — a reunião de sábado foi marcada pelo slogan “O legado continua”. | Dan Brouillette/Bloomberg via Getty Images.

Greg Abel pode ser um encaixe melhor para a Berkshire Hathaway de hoje do que o próprio Warren Buffett. À medida que o conglomerado se torna mais complexo e operacional, o perfil do sucessor — menos investidor e mais gestor — tende a ganhar relevância.

Leia mais:
  • Quanto dinheiro você teria agora se tivesse investido US$ 1 mil na Coca-Cola (COCA34) há 10 anos?
  • De Warren Buffett a Walt Disney, essas 5 lendas do mercado tiveram o mesmo emprego na adolescência
  • Brasil exporta mais do que samba e futebol, e o sistema financeiro é prova disso
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Abel é o CEO certo para a Berkshire de hoje — na verdade, um encaixe melhor para a Berkshire atual do que o próprio Buffett seria. Minha visão mudou quando comecei a pensar em Tim Cook, que recentemente anunciou sua saída do cargo de CEO da Apple.

Tim Cook não é Steve Jobs. Mas não existe outro Steve Jobs. A probabilidade de outro Steve Jobs substituir Steve Jobs é praticamente zero. Quando olho para a gestão de Tim Cook, percebo que, se ele e Steve tivessem comandado a Apple juntos, a empresa poderia ter sido ainda mais bem-sucedida. Tim, como o próprio Jobs o descreveu, “não é um cara de produto”, e por isso não conseguiu criar outro produto da magnitude do iPhone.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Apple Car, que poderia ter sido esse produto, foi um fracasso gigantesco, marcado por várias mudanças de direção e eventual cancelamento.

O Apple Vision Pro pareceu inacabado — não tenho certeza de que Steve Jobs teria permitido seu lançamento. A Siri, revolucionária quando estreou no iPhone, hoje tem o QI de uma torradeira comparada a outros modelos de IA. A Apple acabou de fechar um acordo em uma ação coletiva por exagerar as capacidades de IA de seus iPhones mais recentes.

E ainda assim, Tim Cook fez um trabalho incrível comandando a Apple. Por meio de pequenas melhorias incrementais, ele consolidou o iPhone como um dispositivo indispensável. Na era Jobs, o ecossistema da Apple já era sua maior vantagem competitiva — Cook dobrou a aposta nisso, fazendo todos os dispositivos funcionarem perfeitamente juntos. Ele também expandiu a vantagem da Apple em software para o hardware, abandonando a Intel pelos chips próprios da linha M, que alimentam os MacBooks com múltiplas vezes a duração de bateria dos processadores Intel que substituíram, sem sacrificar desempenho. A Apple já não é mais a empresa mais criativa do Vale do Silício, mas tudo funciona. As receitas da Apple cresceram quase quatro vezes desde a morte de Jobs.

Lembro de ler na biografia de Steve Jobs escrita por Walter Isaacson que o conselho de Jobs a Cook (parafraseando) era: não pergunte o que Steve faria — faça do seu jeito. Foi exatamente isso que os executivos da The Walt Disney Company não fizeram depois da morte de Walt Disney, e quase levaram a empresa ao colapso.

Publicidade

Eu diria que, se tivéssemos de escolher entre a criatividade e a visão de Jobs e a capacidade de Cook de administrar uma cadeia de suprimentos e uma operação industrial absurdamente complexas, Cook era mais importante para a Apple no momento da morte de Jobs. E, ainda assim, um talento como o de Jobs é quase impossível de replicar, enquanto o talento de Cook é muito mais fácil de reproduzir.

Buffett amava investir, não gerir pessoas

Empresas precisam de CEOs diferentes em diferentes fases de suas vidas, porque estão resolvendo problemas diferentes. Isso me leva de volta à Berkshire Hathaway.

Hoje, a Berkshire é composta pela GEICO, uma seguradora de automóveis; pelas operações de resseguro administradas brilhantemente durante décadas por Ajit Jain — que agora já nomeou Charlie Shamieh, da General Re, como sucessor; pela BNSF Railway, uma das maiores ferrovias do país; por uma coleção de outros negócios operacionais; por uma carteira de ações negociadas em bolsa (Apple, The Coca-Cola Company, American Express etc.); e por cerca de US$ 400 bilhões em caixa.

A Berkshire hoje exige três conjuntos de habilidades. O primeiro é substituir Ajit Jain, que será muito difícil de substituir — embora a sucessão já esteja definida. O trabalho do novo CEO é garantir que as pessoas certas estejam comandando esse negócio. O segundo é administrar o restante da carteira de empresas privadas da Berkshire, e é aí que a companhia mais precisa de ajuda. Buffett nunca foi um CEO tradicional. Ele amava investir (alocação de capital), não gerir pessoas, e evitava conflitos a qualquer custo. Ele comprava empresas, deixava os gestores trabalharem, recolhia os fluxos de caixa e reinvestia o dinheiro. Hoje, a Berkshire reúne mais de 100 negócios operacionais. BNSF e GEICO são os mais importantes — e ambos se tornaram símbolos de mediocridade.

A GEICO está sendo atropelada pela Progressive Corporation, que vem dominando o mercado. A Progressive ultrapassou a GEICO como a segunda maior seguradora automotiva dos EUA. Enquanto a GEICO investia em marketing, a Progressive investia em tecnologia, e agora a GEICO está presa a centenas de sistemas legados de TI, enquanto a rival consegue reajustar preços praticamente todos os dias. A BNSF, por sua vez, é uma das ferrovias Classe I menos bem administradas e menos lucrativas dos EUA.

Publicidade

Buffett dizia, de forma célebre, que o ideal é possuir negócios que até um idiota consiga administrar, porque um dia isso inevitavelmente acontecerá. Tanto a GEICO quanto a BNSF têm fossos competitivos substanciais e sobreviveram à má gestão, mas a frase de Buffett é menos verdadeira hoje do que era décadas atrás. A meia-vida de um fosso competitivo está encolhendo muito mais rápido na era da IA.

Abel provou ser um operador habilidoso

Como analista, consigo olhar para os números da BNSF e da GEICO e perceber que elas são mal administradas. Como consumidor, consigo observar que a Dairy Queen, empresa comprada pela Berkshire no fim dos anos 1990, foi substancialmente mal gerida. A Dairy Queen é um negócio lindo: a maior parte das lojas é franqueada, então não exige capital. Sob a gestão correta, poderia ter triplicado de tamanho. A qualidade do sorvete não mudou, mas a inovação nos alimentos e a aparência dos restaurantes pioraram sob o controle da Berkshire. Todas as lojas que visitei parecem administradas por pequenos comerciantes independentes. Mas, em vez de microgerenciar a Dairy Queen, Buffett tinha decisões mais importantes para tomar, como comprar Apple ou conglomerados comerciais japoneses.

A Berkshire atingiu um tamanho em que, salvo uma grande desorganização financeira, a alocação de capital dificilmente será a fonte dos retornos futuros. O fruto mais acessível agora é melhorar o desempenho dos principais ativos da companhia — e talvez até vender empresas que não deveriam fazer parte do portfólio da Berkshire. Greg, bilionário e grande acionista da Berkshire, provou ser um operador habilidoso do negócio de energia da empresa.

Escolhê-lo foi uma das decisões mais importantes tomadas por Buffett em décadas. Em sua primeira reunião anual, ficou claro o motivo. Um “Sr. Conserta-Tudo” corporativo está passando por cada negócio, identificando indicadores-chave de desempenho, instalando os incentivos corretos, levando tecnologia para as operações e substituindo gestores que precisam ser substituídos — fazendo coisas que Buffett não podia nem queria fazer, mas que precisam ser feitas.

Abel não é Buffett — e tudo bem. Na verdade, isso é algo positivo. Greg Abel talvez não leve 40 mil pessoas a Omaha para a reunião anual. Mas ele tomará as decisões difíceis que Buffett não queria tomar. Ele fará os trens funcionarem no horário, literalmente e metaforicamente.

Publicidade

As opiniões expressas nos artigos de opinião do Fortune.com refletem exclusivamente a visão de seus autores e não necessariamente representam as opiniões e crenças da Fortune.

Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Apple
  • Berkshire Hathaway
  • CEO
  • Charlie Munger
  • Greg Abel
  • Warren Buffett
Cotações
27/05/2026 17h39 (delay 15min)
Câmbio
27/05/2026 17h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Títulos públicos americanos batem recorde, mas valem mais do que a renda fixa brasileira? Veja simulação

  • 2

    87 FIDCs aparecem em onda de recuperações judiciais; veja os impactos para os fundos

  • 3

    Novas regras do FGC entram em vigor em junho e mudam cenário para bancos e CDBs

  • 4

    Dólar abaixo de R$ 5? Mercado divide apostas sobre futuro do câmbio em ano eleitoral

  • 5

    Os motivos que fazem investidores de Wall Street temerem o IPO da SpaceX, de Elon Musk

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Minha Casa, Minha Vida: ganho R$ 5 mil, qual casa consigo comprar?
Logo E-Investidor
Minha Casa, Minha Vida: ganho R$ 5 mil, qual casa consigo comprar?
Imagem principal sobre o O idoso não consegue ir até à Farmácia Popular? Entenda se alguém pode comparecer no lugar
Logo E-Investidor
O idoso não consegue ir até à Farmácia Popular? Entenda se alguém pode comparecer no lugar
Imagem principal sobre o Idosos podem sacar valores do PIS/Pasep? Entenda como funciona para a terceira idade
Logo E-Investidor
Idosos podem sacar valores do PIS/Pasep? Entenda como funciona para a terceira idade
Imagem principal sobre o Motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar carros com juros mais baixos; veja as regras
Logo E-Investidor
Motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar carros com juros mais baixos; veja as regras
Imagem principal sobre o Move Brasil: 3 carros que motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar
Logo E-Investidor
Move Brasil: 3 carros que motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Últimas: Comportamento
Itaú BBA vê piora de sentimento na Bolsa, mas IA e commodities sustentam ações favoritas; veja quais são elas
Comportamento
Itaú BBA vê piora de sentimento na Bolsa, mas IA e commodities sustentam ações favoritas; veja quais são elas

Análise foi realizada com base em mais de 1.300 teleconferências de resultados do primeiro trimestre de 2026 (1T26)

27/05/2026 | 10h08 | Por Isabela Ortiz
Bezos propõe zerar imposto para metade dos americanos e reacende debate sobre quem paga a conta
Comportamento
Bezos propõe zerar imposto para metade dos americanos e reacende debate sobre quem paga a conta

Fundador da Amazon diz que parcela mais pobre do país responde por pequena parcela da arrecadação federal e não deveria sofrer mais pressão financeira

26/05/2026 | 17h59 | Por Preston Fore, da Fortune
Envelhecimento dos baby boomers cria ‘tsunami prateado’ e aquece mercado imobiliário nos EUA
Comportamento
Envelhecimento dos baby boomers cria ‘tsunami prateado’ e aquece mercado imobiliário nos EUA

Após perdas na pandemia, setor voltou a construir opções de moradia para idosos, mas há um grande problema em vista

24/05/2026 | 05h00 | Por Sydney Lake, da Fortune
De Warren Buffett a Walt Disney, essas 5 lendas do mercado tiveram o mesmo emprego na adolescência
Comportamento
De Warren Buffett a Walt Disney, essas 5 lendas do mercado tiveram o mesmo emprego na adolescência

Muito antes do cargo de CEO, alguns dos executivos mais conhecidos dos Estados Unidos compartilhavam a mesma rotina

23/05/2026 | 06h00 | Por Sydney Lake, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador