Comportamento

Dissidentes do Wallstreetbets querem organizar nova comunidade

Briga entre os moderadores seria motivada por divergências relacionadas à a produção de um filme sobre o fórum

Dissidentes do Wallstreetbets querem organizar nova comunidade
Montegem do fórum do Reddit Wallstreetbets (FOTO:Dado Ruvic/REUTERS/Illustration/File Photo)
  • A briga começou porque moderadores que estavam de acordo com a produção de um longa-metragem sobre o fórum passaram a expulsar aqueles que viram na produção uma tentativa de lucro com o sucesso da comunidade
  • “É hora de construir uma nova versão do WSB. Uma versão descentralizada alimentada por contratos inteligentes, onde ninguém é dono da plataforma”, diz o manifesto dos moderadores.
  • Ao final do manifesto, podemos ter uma ideia do que os moderadores buscam se tornar: “Um WSB descentralizado impulsionado por contratos inteligentes - uma comunidade descentralizada, um fundo de hedge descentralizado”, diz o documento.

Ex-moderadores do Reddit Wallstreetbets, o fórum que ganhou notoriedade por desencadear o short squeeze nas ações de GameStop (GME, NYSE), tirando o sono de muito investidor de Wall Street, não estão contentes com o rumo que a comunidade tomou e querem construir sua própria sociedade descentralizada.

 

 

O motivo da rixa, segundo informações do The New York Times, seria uma briga sobre um acordo para a produção de um filme contando a história do fórum. Moderadores a favor da produção passaram a expulsar aqueles que questionaram a ideia do longa-metragem alegando tentativa de lucrar com o sucesso do fórum.

Além disso, os dissidentes dizem que as ferramentas utilizadas pelo grupo, Reddit, Discord e Robinhood, apesar de terem desempenhado um papel importante, são rudimentares, centralizadas e sujeitas a falhas.

O que planejam?

Os moderadores insatisfeitos se reuniram e lançaram no dia 1º de março um manifesto pela criação do “Wallstreetbets 2.0”. A publicação encontra- se fixada no perfil do Twitter @wsbmod e atualmente a comunidade do Reddit conta com mais 9,4 milhões de usuários.

“É hora de construir uma nova versão do WSB. Uma versão descentralizada alimentada por contratos inteligentes, onde ninguém – nem os moderadores, nem o Reddit – é dono da plataforma. Um lugar onde você é incentivado financeiramente a compartilhar suas ideias e seus memes. Um lugar onde você não precisa confiar em ninguém porque pode visualizar o código público, auditado e imutável. Um lugar onde milhões de pessoas podem juntar seu dinheiro para ter mais poder e influência no mercado do que os maiores fundos de hedge”

Para fazer isso, os moderadores pretendem utilizar a tecnologia conhecida como DAO, na tradução, organização autônoma descentralizada, que é baseada no blockchain e permitirá que os usuários do WSB 2.0 juntem criptomoedas e dividam os lucros das apostas da comunidade.

Publicidade

Quando falam sobre contratos inteligentes, os Smart Contracts, dizem respeito aos contratos digitais autoexecutáveis que usam da tecnologia do blockchain para garantir que os acordos firmados sejam cumpridos.

Ou seja, esses contratos inteligentes são códigos de programação que definem regras estritas e suas consequências, similares ao documento tradicional, que estabelece obrigações, benefícios e penalidades devidas às partes envolvidas em diferentes circunstâncias. A grande diferença é que por ser digital, não pode ser perdido, adulterado ou deixado de ser executado.

Ainda no manifesto, os moderadores postaram um vídeo de uma entrevista com o investidor Mark Cuban. Nela, o antigo participante do programa televisivo norte-americano Shark Tank especula justamente sobre como os moderadores poderiam utilizar na prática os contratos inteligentes.

“Imagine só se o Wallstreetbets, ao invés de ser apenas um fórum, fosse um fórum baseado em blockchain, onde todo mundo colocassem um Ethereum e, em seguida, se reunissem para votar em qual ação investir. Todos receberiam um token para escolher em que apostar. E, então, todos concordariam com que frequência revisariam esse investimento”, diz o trecho do vídeo.

Obstáculos

O grande problema para os moderadores será migrar os mais de 9,4 milhões de usuários do Reddit para a nova plataforma. Ao final do manifesto, há um espaço para inscrever-se no WSB descentralizado. Ao se registrar você escolhe um nome de usuário e recebe sua posição na lista de espera. Mais de 1,110 pessoas estavam na fila até o fechamento desta matéria.

Segundo Anderson Meneses, CEO da Alkin Research, ainda há dúvidas de como será a adoção dos usuários à nova comunidade. “Justamente por ser muito mais fácil alcançar os investidores utilizando uma plataforma como o Reddit, que tem milhões de usuários falando também sobre outros assuntos”, diz.

Publicidade

Ao final do manifesto, podemos ter uma ideia do que os moderadores buscam se tornar: “Um WSB descentralizado impulsionado por contratos inteligentes – uma comunidade descentralizada, um fundo de hedge descentralizado”, diz o documento.

“Esse é um movimento pós acontecimentos do Reddit e do Robinhood. Essas plataformas trouxeram mudanças, como a restrição de postagens e a compra de ações. Contudo, essas mudanças também tiveram suas consequências: a busca pela descentralização”, conclui Meneses

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos