Comportamento

Total de assessores de investimentos cresce junto com mercado financeiro

Relatório da Ancord mostra que o cargo é composto por 50% de trabalhadores entre 18 a 35 anos. Veja mais números

Total de assessores de investimentos cresce junto com mercado financeiro
Atribuições de assessores de investimentos foram ampliadas. Foto: Envato

O número investidores pessoas físicas na B3, a Bolsa de Valores brasileira, alcançou um recorde histórico de 5,3 milhões de cadastros em maio. Junto com o crescimento no mercado de capitais, houve também um aumento do número de assessores de investimentos em atuação no Brasil.

Segundo relatório mensal da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), organização responsável por certificar e credenciar esses profissionais, houve um crescimento de 22% no número de credenciados em 12 meses, passando de 19.528 para 23.798.

No entanto, ainda segundo a Ancord, pouco mais de 18 mil do total estão vinculados a alguma instituição financeira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O relatório também revelou que os assessores de investimentos entre 26 e 35 anos representam 36% desses profissionais, sendo que 50% da área é composta por trabalhadores de 18 a 35 anos.

Além disso, atualmente, a maioria está concentrada no Sudeste, contando com 62,2% desses profissionais, com destaque para o Estado de São Paulo –  unidade federativa com 40,2% dos assessores de investimentos. Já a Região Norte possui o menor número de profissionais da área, em torno de 1,3%.