O que este conteúdo fez por você?
- Em 11 meses, os dois juntaram mais de 2,4 milhões de pontos que ajudaram na emissão de 65 passagens aéreas
- Com a inflação das passagens aéreas, os programas de fidelidade ajudam os brasileiros a retomar as viagens neste período pós-pandemia
- Segundo dados da Latam Pass, enviados com exclusividade ao E-Investidor, 1,4 milhão de passagens aéreas foram emitidas por meio do programa de milhas
Desde junho do ano passado, o casal Luís Antônio Caetano e Carolina Taketomi decidiu realizar um sonho compartilhado: dar a volta ao mundo. Do primeiro embarque até agora, eles visitaram mais de 30 países, como Estados Unidos, Coreia do Sul, Peru, Colômbia, México e África do Sul. E o roteiro ainda não chegou ao fim. Os dois ainda seguem na estrada para conhecer outros 10 países até julho deste ano.
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O início desta jornada foi possível graças a um planejamento financeiro, feito um ano antes de partir para o primeiro destino, aliado aos programas de milhas que ajudaram na emissão de passagens aéreas. Sem essa estratégia, o custo final teria sido bem maior.
“Chegamos a uma média diária de gastos em torno de 150 dólares e começamos a estudar algumas formas de economizar, principalmente com as passagens aéreas”, afirmou Cateano.
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Durante 10 meses, dedicaram pelo menos quatro horas por dia para estudar as formas de acumular pontos por meio dos programas de fidelidade. “Gastamos mais de R$ 5 mil em cursos para aprender como acumular pontos”, relata Taketomi. O investimento inicial deu certo. Em quase um ano de aventuras, eles acumularam mais de 2,4 milhões de milhas que foram o suficientes para a emissão de 65 passagens aéreas, o que representou uma economia de R$ 40 mil.
“Eu comprei todos os presentes de familiares e amigos para aniversários e para o Natal nos shoppings dos programas de fidelidade, principalmente quando tinha promoção em que R$ 1 em compras equivalia a 10 pontos”, diz Taketomi. O casal faz parte do grupo de pessoas que utiliza milhas como uma oportunidade de economizar e, o mais importante, de viajar em período de inflação em alta.
Segundo levantamento da Latam Pass, enviado com exclusividade ao E-Investidor, foram resgatados mais de 1,4 milhão de passagens aéreas no primeiro trimestre deste ano.
Os dados mostram ainda que os destinos nacionais mais resgatados pelos consumidores durante o período foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. No mercado internacional, lideraram as passagens aéreas com destino para Miami (EUA), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Nova York (EUA) e Orlando (EUA).
Os números sinalizam o desejo dos brasileiros em viajar após dois anos de pandemia e a busca em economizar para driblar a alta do preço das passagens aéreas. De acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a tarifa média para voos domésticos no Brasil cresceu 22,6% entre janeiro de 2019 a janeiro de 2023. Já os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), uma prévia da inflação, de abril mostraram que o preço dos bilhetes ficou 12% mais alto.
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Com o alto custo para viajar de avião, os programas de fidelidade que ajudam a emitir passagens aéreas por meio de pontos tornam-se mais atrativos para os brasileiros. Segundo a LATAM Pass, apenas no primeiro trimestre deste ano, a companhia aérea acompanhou um aumento de dois milhões de usuários cadastrados no programa.
O crescimento também foi acompanhado pela utilização maior do portfólio de benefícios que ajudam o usuário a pontuar mais rápido. “Além do crescimento do interesse em geral sobre o programa, também houve um melhor conhecimento por parte dos clientes para tirar o maior proveito sobre as possibilidades de acúmulo e resgate que oferecemos”, diz Martin Holdschmidt, diretor-geral do Latam Pass no Brasil.
O segredo para pontuar mais milhas
A busca por um cartão de crédito que possa reverter os gastos mensais em pontos nos programas de fidelidade é o primeiro passo para quem desejar de graça por meio de milhas. Segundo Ricardo Brasil, educador financeiro e fundador da Gava Investimentos, o consumidor precisa avaliar a pontuação que o cartão oferece a cada transação realizada para conseguir o melhor custo-benefício possível. Veja as melhores opções nesta reportagem.
A outra orientação é buscar programas de fidelidade sem vencimento de pontos ou com prazos longos de expiração. “No lugar de pagar suas compras no débito, comece a ter o hábito de pagar e gastar tudo no cartão de crédito”, orienta o Brasil.
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Os programas também possuem clubes de assinaturas que ajudam o consumidor a acumular de forma mais rápida pontos necessários para a troca de uma passagem aérea ou por outros produtos. Neste caso, o educador financeiro recomenda assinar os programas em épocas de promoção.
“A grande dica é esperar a Black Friday porque sempre surge um bom desconto no preço da assinatura”, acrescenta. Outra estratégia que ajuda a acelerar esse processo de acúmulo de pontos é a realização das chamadas “compras inteligentes”. No lugar de ir ao shopping e realizar a compra de forma convencional, os educadores recomendam que essas transações sejam feitas dentro dos shoppings dos programas de fidelidade ou por meio de sites parceiros que possam oferecer um retorno em pontos maiores.
“Se eu for comprar um celular, por exemplo, eu devo pesquisar para saber quais são os programas que oferecem mais milhas pelo produto que você vai comprar”, diz Rodrigo Cohen, planejador financeiro, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos. Segundo dados da Latam Pass, a ampliação da rede de parceiros contribui para o aumento de 22% nas compras dentro do shopping do programa no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2019.