Criptomoedas

Alta dos NFTs levanta alerta sobre lavagem de dinheiro

Tesouro americano alertou para financiamento elícito no mercado de arte de alto valor

Alta dos NFTs levanta alerta sobre lavagem de dinheiro
Tesouro dos EUA emitiu nesta um conjunto de recomendações para combater o financiamento ilícito no mercado de arte de alto valor, incluindo as artes digitais como NFTs (Foto: Christie's Images/Reuters)
  • Em um estudo publicado nesta sexta-feira, o Tesouro concluiu que há algumas evidências de risco de lavagem de dinheiro no mercado de arte de alto valor
  • A pesquisa mostra que os mais vulneráveis no mercado são empresas que oferecem serviços financeiros que não estão comprometidos com o combate à lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo
  • Tesouro dos Estados Unidos emitiu nesta sexta-feira um conjunto de recomendações para combater o financiamento ilícito no mercado de arte de alto valor

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu nesta sexta-feira (4) um conjunto de recomendações para combater o financiamento ilícito no mercado de arte de alto valor e alertou que o mercado emergente de arte digital, como os tokens não fungíveis (NFTs), pode apresentar novos riscos.

Em um estudo publicado nesta sexta-feira, o Tesouro concluiu que há algumas evidências de risco de lavagem de dinheiro no mercado de arte de alto valor, mas evidências limitadas de risco de financiamento do terrorismo, disse o órgão em comunicado.

A pesquisa mostra que os mais vulneráveis no mercado são empresas que oferecem serviços financeiros que não estão comprometidos com o combate à lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo, alertando que empréstimos baseados em ativos “podem ser usados para disfarçar a fonte original de fundos e fornecer liquidez a criminosos”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma autoridade sênior do Tesouro norte-americano disse a repórteres que entre os próximos passos está obter um retorno das partes interessadas, como as do Congresso ou do setor, acrescentando que o Tesouro espera que o estudo incentive as indústrias a adotarem medidas adicionais para dificultar a lavagem de dinheiro por meio do mercado de arte. A autoridade acrescentou que o Tesouro pensará mais sobre se são necessárias medidas regulatórias adicionais neste mercado.

O estudo também disse que dependendo da estrutura e incentivos do mercado, o mercado de arte digital, como os NFTs, pode apresentar novos riscos, uma vez que suas características o tornam vulnerável à lavagem de dinheiro.

Os NFTs são uma forma de criptoativo que ganhou muita popularidade no ano passado. Todos os tipos de objetos digitais –de arte a vídeos, e até tuítes– podem ser comprados e vendidos como NFTs. Esses tokens não fungíveis possuem assinaturas digitais únicas que asseguram sua exclusividade.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos