O Imposto de Renda 2024 deve ser declarado por todos os contribuintes que se encaixem nos requisitos da Receita Federal, entre 15 de março e 31 de maio, sob pena de multas e outras punições.
Leia também
Após o devido envio dos dados e informações à Receita, o contribuinte pode acompanhar o processo de análise da declaração, pela página “Meu Imposto de Renda“, no portal oficial do governo federal. Alternativamente, é possível fazer a consulta pelo portal e-CAC.
Para acessar, é preciso ter em mãos o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do interessado e fornecer a data de nascimento, além das senhas para efetuar o login.
- Imposto de Renda 2024: 6 dicas para pagar menos na declaração
Uma vez que tenha acessado a página, o contribuinte encontrará uma série de opções. Para saber o status da declaração, basta escolher o ano de interesse para que possa ter acesso aos respectivos serviços. Entre eles, é possível verificar se há pendências (a chamada malha fina), assim como consultar a existência de débitos para com o Fisco brasileiro.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda não é possível fazer a consulta deste ano, visto que o período de declaração de 2024 ainda não teve início. No entanto, as informações relativas às declarações do Imposto de Renda (IR) de anos anteriores permanecem disponíveis e podem ser consultadas, bem como a existência de débitos e pendências.