O que este conteúdo fez por você?
- A apólice de seguro representa um documento que formaliza as condições acertadas entre segurado e seguradora
- Apesar de certas informações estarem presentes em todo modelo de seguro, há vários tipos de apólices
A apólice de seguro representa um documento que formaliza as condições acertadas entre segurado e seguradora. Nela, estão presentes informações sobre a cobertura contratada, como valores e prazos de vigência. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.
Leia também
No Brasil, esse tipo de documento é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza e controla o mercado de seguros. O cidadão pode, inclusive, verificar se uma apólice foi devidamente emitida ou não a partir deste site.
Apesar de certas informações estarem presentes em todos os modelos de seguro, há vários tipos de apólices. Confira mais detalhes abaixo:
Apólice compreensiva ou multirrisco
Um dos documentos mais utilizados no mercado. Ele oferece cobertura para diferentes tipos de risco, como roubo e furto, incêndio e danos causados por enchentes, quando se trata de seguro para carros, por exemplo.
Apólice de riscos nomeados
Esse modelo de documento só garante cobertura para o que está especificado no contrato, sendo normalmente uma apólice individualizada, que é realizada a partir das condições escolhidas pelo cliente diretamente com a seguradora.
Apólice contra danos a terceiros
Nesse caso, o seguro cobre os valores das possíveis indenizações que o segurado terá de pagar caso cometa algum dano a outra pessoa, seja material, moral ou corporal.
Apólice de recibo
Esse tipo de apólice é emitida em contratos temporários, como em seguros para viagens. Além disso, funciona como um recibo de pagamento, garantindo o recebimento do prêmio previsto no seguro.
Apólice de seguro resgatável
Nessa modalidade, o segurado pode resgatar o valor investido no seguro, isto é, os pagamentos de prêmio. Quanto mais tempo a apólice ficar ativa, maior será a porcentagem que poderá ser resgatada em relação ao total pago até o momento.
Apólice aberta e fechada
Além das variações mostradas acima, uma apólice pode ser aberta ou fechada. No primeiro caso, o segurado pode alterar os bens e beneficiários incluídos na cobertura contratada. Já no segundo não há espaço para mudanças, sendo que o grupo de segurados já está determinado no documento.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos