O que este conteúdo fez por você?
- A baixa demanda por voos trouxe pessimismo para as ações do setor aéreo que armagaram perdas de até 26% em julho
- Em julho, o ibovespa encerrou o período aos 121.942,98 pontos com uma valorização de 3,27% no acumulando mensal
As ações do setor aéreo figuram entre os destaques negativos do Ibovespa ao longo de julho. Segundo dados da Ágora Investimentos, a Gol (GOLL4) foi a companhia com o pior desempenho no mês ao registrar uma desvalorização de 26,8% no acumulado do período. Nesta matéria, mostramos quais foram as ações mais rentáveis do mês.
Leia também
A companhia reverteu prejuízo com lucro líquido de R$ 556,3 milhões no segundo trimestre, um resultado forte segundo as avaliações dos bancos e casas de análise. O Goldman Sachs relatou que os números vieram acima da expectativa da casa e do mercado. Já o Citi avalia, em relatório, que a companhia “parece ter dado pouquíssimos motivos para o mercado duvidar de sua retomada operacional”, mesmo com alguns itens de longo prazo sem solução.
A explicação, segundo Vitor Miziara, sócio da Performa Investimentos e colunista do E-Investidor, está no fato de o balanço positivo da Gol ter sido puxado pela melhora cambial, não por uma geração de caixa, e também devido à divulgação do guidance da empresa, em que a companhia reduziu algumas de suas expectativas. “Gol teve resultado positivo por conta do câmbio, que é um ganho financeiro, acaba não gerando caixa. Mas excluindo isso, os números de demanda vieram um pouco pior. Além disso, a empresa atualizou o guidance um pouco abaixo do que o mercado esperava”, avalia o analista.
Logo depois, apareceram os papéis da Azul (AZUL4), com um tombo de 19,03%. Para Mateus Haag, analista da Guide Investimentos, uma das razões para o baixo desempenho está na redução da demanda por voos. “O resultado do 2º trimestre indicou que a demanda deve vir mais fraca do que o inicialmente projetado para o ano”, afirma. A recente recuperação do preço do petróleo também deve pressionar os custos das empresas e elevar o preço das passagens aéreas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com este cenário, a CVC (CVCB3) acompanha os movimentos de perdas diante das perspectivas da elevação das passagens aéreas, o que deve reduzir o apetite aos pacotes de viagens. A expectativa para um fraco segundo trimestre também ajudou a companhia a encerrar julho com uma queda de 14,8%.
“A CVC tem uma situação deliciada em termos de balanço, deixando os investidores mais cautelosos. Há uma concorrência grande no setor e a empresa ainda deve ser pressionada por juros mesmo, havendo cortes (nas taxas)”, disse Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos.
As ações da Locaweb (LWSA3) também entraram na lista das companhias menos rentáveis do Ibovespa em julho, com baixa de 13,6%. O pessimismo tem relação com as expectativas de receitas menores para o segundo trimestre. Segundo relatório a Ágora Investimentos, o ambiente mais desafiador para o e-commerce deve pesar no crescimento da companhia nos próximos meses, uma realidade que tornou menos atrativo a tese de investimento da ação para o curto prazo.
“Para o segundo trimestre deste ano, o lucro líquido ainda deve ficar pressionado – com menor espaço para expansão trimestral – com custo de captação ainda elevado (despesas financeiras) relacionados ao negócio de pagamentos (Yapay)”, diz a Ágora Investimentos. A Locaweb prevê publicar seus resultados no próximo dia 10 de agosto, após o fechamento de mercado.
Publicidade
As da Braskem (BRKM5) também entraram no ranking, com quedas de 8,8%. A baixa pode refletir a queda de 16% nas vendas no segundo tri deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. A queda foi em função do menor volume de vendas de eteno e benzeno dada a menor demanda por derivados desses produtos, e de gasolina devido a menor disponibilidade de produto para venda, informou a Braskem, em seu relatório de produção e vendas.
Já as exportações aumentaram 62% na comparação anual e 36% em relação ao trimestre anterior, principalmente, de melhores oportunidades comerciais no mercado internacional.
*Com informações do Broadcast
Publicidade