• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

10 ações para lucrar na Bolsa com a Selic a 13,75%

As recomendações incluem papéis de setores como o financeiro, o de serviços essenciais e até mesmo o varejo

Por Luiz Araújo

23/03/2023 | 4:40 Atualização: 03/05/2023 | 12:26

Banco do Brasil. (Foto: Maria Clara Matos/E-Investidor)
Banco do Brasil. (Foto: Maria Clara Matos/E-Investidor)

A manutenção da Selic em 13,75% ao ano impõe um desafio para quem busca manter a carteira de ações da Bolsa rentável. No entanto, o investidor mais atento e bem instruído pode lucrar com alguns papéis. O E-Investidor consultou assessores de investimentos para formar uma lista de papéis para este momento da política monetária brasileira. As recomendações dos especialistas incluem ações de diferentes setores, como financeiro, serviços essenciais e varejo.

Leia mais:
  • Selic em 13,75% até quando? Veja a projeção de 9 corretoras
  • Renda fixa: 6 opções seguras que rendem mais que a poupança
  • Crise nos bancos: 4 investimentos para blindar a carteira
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As características que aproximam esses ativos dizem respeito à pouca exposição ao aperto monetário, a benefícios diretos dos juros em patamar elevado, ou ainda, a uma possível valorização ao longo dos próximos meses, a depender do perfil do investidor.

Os analistas observam que parte das ações estão precificadas abaixo do valor considerado justo pelo mercado. Sendo assim, elas representam oportunidades de longo prazo, principalmente para os investidores mais arrojados, conforme explica Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Se o investidor tiver uma cabeça de mais longo prazo e horizonte temporal mais dilatado, é o momento, sim, de fazer compras mais pontuais”, explica Ferrer.

Seguradoras

As seguradoras podem ser vistas como as maiores beneficiárias dos juros altos. Por reterem caixa líquido para fazer frente a possíveis obrigações, acabam investido o capital ocioso em ativos de maior segurança ou em renda fixa.

“Isso gera um resultado financeiro interessante ao mesmo tempo que o negócio de seguros acaba sendo mais resiliente mesmo nos juros mais altos”, avalia o analista Leonardo Piovesan, da Quantzed, casa de análise e empresa de tecnologia e educação para investidores.

  • BB Seguridade (BBSE3) – O destaque nesta categoria é o BBSE3, indicado por 3 das 11 corretoras consultadas pelo E-Investidor em março.
  • Porto Seguro (PSSA3) – As ações são indicadas para a carteira de março por duas corretoras.

Bancos

Apesar da crise que atinge o setor bancário global, os papéis dos bancos devem continuar atrativos com a manutenção dos juros elevados. Isso porque as empresas do setor conseguem repassar as taxas para os clientes de forma quase imediata.

“O setor de bancos como um todo acaba sendo menos cíclico e mais protegido nesse cenário de oscilações de juros”, observa o Portfólio Manager de Alocação de Ativos da Principal Claritas, Rodrigo Cabraitz.

  • Itaú (ITUB4) – As ações do Itaú aparecem em 7 das 11 recomendações para março.
  • Banco do Brasil (BBAS3) – As ações da estatal foram citadas como as melhores para este mês por cinco corretoras.

Utilities

Ações de utilities, empresas do setor de serviços públicos, como eletricidade, gás, água e saneamento básico, são vistas como mais estáveis para o momento de alta nos juros. O desempenho delas não sofre grandes oscilações, já que são considerados serviços essenciais.

“Em energia vemos os contratos sendo ajustados a IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais um juro, sendo hoje mais 10% a 11%, o que é bastante atrativo”, destaca Cabraitz, da Claritas.

  • Sabesp (SBSP3) – As ações da Sabesp entram em destaque na categoria de utilities. O papel está entre os indicados de março para a carteira de 4 das 11 corretoras.
  • Cemig (CMIG3) – As ações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) são indicadas por 3 das 11 corretoras consultadas.

Varejo

Apesar de a maior parte do varejo ser afetada negativamente pela alta, há exceções. O analista da Empiricus Research, Fernando Ferrer, diz que empresas líderes de mercado e com gestões sólidas acabam se beneficiando deste momento de juros a 13,75% ao ano.

  • RaiaDrogasil (RADL3) – A RADL3 foi indicada por duas corretoras. Para o analista da Empiricus, a empresa se mostra bem administrada e com boas oportunidades para os próximos períodos. “É um setor resiliente, já que a compra de remédio é feita independente do cenário de juros”, diz.

Outros

De diferentes áreas, estas ações se destacam ou pelos ganhos em moeda forte, geralmente o dólar norte-americano, ou pela expectativa de bons resultados nos próximos meses.

Publicidade

“O ideal é olhar para empresas líderes de mercado, com boas oportunidades de crescimento, aquelas com balanço sólido, com baixo endividamento, uma boa governança corporativa”, cita Ferrer sobre as várias características a serem observadas. “Não é só um segmento que vai ter esse tipo de companhia”, diz.

  • Weg (WEGE3) – As ações da Weg são indicadas por 6 de 11 corretoras consultadas em março. Além dos últimos resultados positivos, pesa a favor do papel a característica de forte exportadora, recebendo parte dos lucros em dólar.
  • Gerdau (GGBR4) – A Gerdau recebeu indicações de 2 das 11 corretoras verificadas. Além de faturar em dólar, apresenta um balanço considerado desalavancado (pouca influência de dívidas). Ainda, como atua em um mercado de aço mais segmentado, deve sofrer menos com a desaceleração do Brasil e da América do Norte.
  • Localiza (RENT3) – As ações da empresa estão entre as preferidas de 3 das 11 corretoras consultadas para este mês. A recuperação após fusão, com indicação de bons resultados, indica possibilidade de a compra ser rentável para os próximos períodos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Selic
  • Taxa Selic
Cotações
02/03/2026 3h16 (delay 15min)
Câmbio
02/03/2026 3h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

  • 2

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo

  • 3

    Pix em 2026: aproximação, pagamentos automáticos e novas regras moldam o futuro do sistema

  • 4

    IR 2026: nova lógica tributária coloca imóveis e sucessão no centro do debate; o que muda?

  • 5

    Banco do Brasil: 8 sinais por trás da alta de 25% e 11 alertas no radar do investidor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Logo E-Investidor
Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Imagem principal sobre o Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Logo E-Investidor
Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Imagem principal sobre o Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Logo E-Investidor
Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Imagem principal sobre o INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Logo E-Investidor
INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Últimas: Mercado
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo
Mercado
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo

Analistas veem reação negativa inicial dos mercados na segunda-feira, mas avaliam que impacto no Brasil tende a ser limitado; petróleo pode subir com tensão no Oriente Médio

28/02/2026 | 15h24 | Por Daniel Rocha e Cícero Cotrim
Ibovespa tem primeira semana de baixa do ano: Usiminas dispara com minério e Magazine Luiza despenca 13%
Mercado
Ibovespa tem primeira semana de baixa do ano: Usiminas dispara com minério e Magazine Luiza despenca 13%

O índice terminou o período em baixa de -0,92%, passando de 190.534,42 pontos para 188.786,98 pontos

27/02/2026 | 20h18 | Por Jenne Andrade
Ibovespa sobe 7 meses seguidos e tem maior sequência desde 1997; confira o que esperar em março
Mercado
Ibovespa sobe 7 meses seguidos e tem maior sequência desde 1997; confira o que esperar em março

Fevereiro foi marcado por entrada de dinheiro gringo, queda do dólar e desdobramentos da política tarifária de Trump; eja as ações de destaque

27/02/2026 | 19h15 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) salta 4% com alta do petróleo; Cosan (CSAN3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) salta 4% com alta do petróleo; Cosan (CSAN3) lidera perdas

Índice fechou fevereiro com alta acumulada de 4,09%, completando uma sequência de sete ganhos mensais

27/02/2026 | 19h03 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador