• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Conteúdo Patrocinado . Mercado

Por que é hora de investir em TEND3 e DIRR3

Por Ágora Investimentos

26/06/2020 | 9:00 Atualização: 26/06/2020 | 9:16

(Foto: Washington Alves/Light Press/Estadão Conteúdo)
(Foto: Washington Alves/Light Press/Estadão Conteúdo)

O setor de Construção Civil vivia um momento de aquecimento, tendo crescido 1,6% em 2019 ante uma alta nacional do PIB de 1,1%. Parecia um cenário perfeito com taxas de juros em declínio e atividade econômica se recuperando. É um setor que responde por 4% do PIB e é um dos principais
contratantes de mão de obra.

Leia mais:
  • Mesmo em um cenário de venda mais fraco, Duratex está com assimetria de preço
  • A Bolsa pode sofrer uma nova depressão em 2020?
  • Ações que pagam dividendos são opção para quem busca renda extra
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No primeiro bimestre do ano de 2020, segundo números da Associação brasileira de incorporadoras imobiliárias (ABRAINC), os lançamentos de imóveis somaram 6.781 unidades, alta de 34,6% em relação a igual período de 2019. As vendas do mercado chegaram a 19.077 ao fim de fevereiro, o que significou um avanço de 25,9% frente aos dois primeiros meses do ano anterior.

Mas, a partir daí, houve uma mudança de tendência. Ainda assim, 88% das obras se mantêm em andamento com medidas de proteção estabelecidas para ampliação de distanciamento entre operários. Entretanto, a parte de lançamentos de novos imóveis foi interrompida. Dados setoriais indicam que 79% das construtoras pretendem adiar os próximos lançamentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Desta forma, a expectativa de crescimento do setor ficou impactada porque a partir da pandemia surgiu a incerteza e a desconfiança tanto por parte das empresas quantos dos consumidores.

Os indivíduos têm insegurança de perder emprego e não pretendem se comprometer com investimentos de tão longo prazo. Por parte das empresas, há o temor dos distratos assim como já aconteceu na recessão de 2014. Se bem que a partir de 2018 foi estabelecida uma nova lei para estes casos. Empresários esperam que consumidores procurem as construtoras para renegociar condições de pagamento, diluindo as faturas do saldo ou outras medidas para ganharem fôlego.

Além disso, daqui para frente, imaginamos que as incorporadoras terão um caminho novo para discutir, já que aquele perfil de imóveis pequenos, que eram procurados até para investimentos, terá que sofrer uma nova abordagem nos projetos, porque o entendimento agora mudou. Será que haverá no futuro demanda para este produto de imóveis pequenos e com áreas comuns para uso conjunto? Se tomarmos por informação o feeling das imobiliárias sabe se que no momento existe ao contrário, procura por imóveis grandes, imóveis com varanda e tudo que represente liberdade e exclusividade.

Publicidade

Outro ponto a se destacar é que há um esforço conjunto a tal ponto que até cartórios estão operando de forma digital. Os stands de venda obviamente que ainda necessitam de autorização para funcionar, mas é inegável que o processo virtual está instalado para que a jornada de compra dos imóveis não seja interrompida. No caso de estoque de imóveis prontos, existe um tour virtual para melhor atender ao cliente. Por parte das empresas que atuam no segmento de baixa renda, voltado ao programa MCMV, existe sempre um olhar diferente.

Lembre se que o Brasil é um país com déficit habitacional de 8 milhões de unidades. Segundo dados setoriais, sabemos que de 2009 até agora foram contratadas 6 milhões de unidades, mas a demanda anual acresce mais ou menos 1 milhão de unidades. Ou seja, o déficit cresce anualmente.

Até o momento, havia assinatura de 111 mil unidades. E, a partir de agora, a crise pode também provocar redução nas compras. Apesar de que com o intuito de não deixar o mercado parar, o governo através da caixa econômica federal anunciou que terá R$ 43 bilhões em novas linhas de crédito e haverá também carência de 6 meses para pagamento tanto para PF quanto empresas.

O mercado de baixa renda é diferente porque neste nicho o consumidor escolhe por aquilo que cabe em seu bolso. Não há preferência por estilo de projeto. Basta atender aos requisitos financeiros que a demanda ficará satisfeita. Ou seja, são imóveis para atender a população de baixa renda com subsidio do governo.

Publicidade

Dito isso, observamos muita incerteza ainda, provável redução das vendas, lançamentos postergados, e uma demanda que deve ficar reprimida. Aqueles que dispõem de caixa e são mais conservadores podem enxergar os imóveis neste momento como uma reserva de valor.

Para concluir, ainda preferimos o segmento de baixa renda. As vendas neste segmento provaram ser muito mais resistentes, independentemente do cenário macroeconômico, enquanto o desempenho do segmento de alta renda está mais correlacionado com os índices de confiança.

A menor concorrência no espaço online também pode ajudar ainda mais os players de baixa renda. Dado este ambiente, algumas empresas podem até migrar para este mercado. Embora os resultados tenham desacelerado no 1T20, continuamos confiantes de que o segmento de baixa renda deve continuar superando o segmento de média e alta renda, e nossas principais escolhas são Direcional e Tenda com um rendimento médio de lucro de 13% vs. 11% para o setor. No entanto, também vemos uma relação risco/retorno atraente para Eztec e Trisul, nossas principais opções no segmento de média-alta renda.

Analisando as empresas da nossa cobertura, ainda preferimos a exposição ao segmento de baixa renda. A menor concorrência no espaço online também pode ajudar ainda mais os players de baixa renda. Embora os resultados devam desacelerar no 1T20, continuamos confiantes de que o segmento de baixa renda deve continuar superando o segmento de média e alta renda, e nossas principais escolhas são DIRR e TEND (um rendimento médio de lucro de 13% vs. 11% para o setor).

Publicidade

No entanto, também vemos riscos / retornos atraentes para EZTC e TRIS, nossas principais opções no segmento de média alta renda (um rendimento médio de 13% vs. 11% no setor). A menor concorrência no espaço online também pode ajudar ainda mais os players de baixa renda. Embora os resultados devam desacelerar no 1T20, continuamos confiantes de que o segmento de baixa renda deve continuar superando o segmento de média e alta renda, e nossas principais escolhas são Direcional e Tenda. No entanto, também vemos riscos / retornos atraentes para EZTC e TRIS, nossas principais opções no
segmento de média alta renda.

Principais recomendações no setor: Tenda (TEND3), Direcional (DIRR3).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Direcional Engenharia (DIRR3)
  • Tenda (TEND3)
Cotações
31/03/2026 5h08 (delay 15min)
Câmbio
31/03/2026 5h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Turbulência no Tesouro: oportunidades e riscos dos títulos públicos com guerra, leilões e circuit breakers

  • 2

    Educação financeira e bets disputam o futuro dos jovens brasileiros

  • 3

    Ibovespa hoje ignora guerra e sobe acima de 182 mil pontos, com impulso das ações da Petrobras e da Vale

  • 4

    Banco do Brasil reforça consultoria e aposta em modelo híbrido para atender cliente

  • 5

    Ouro cai com guerra no Irã, pressiona ETFs e desafia tese de “porto seguro”

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (30)?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (30)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o FGTS: tem mais de 70 anos? veja os documentos necessários para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
FGTS: tem mais de 70 anos? veja os documentos necessários para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque online
Logo E-Investidor
FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque online
Imagem principal sobre o Salário-maternidade urbano: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade urbano: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o FGTS: tenho mais de 70 anos, posso sacar o saldo?
Logo E-Investidor
FGTS: tenho mais de 70 anos, posso sacar o saldo?
Últimas:
Calendário do Bolsa Família 2026: pagamentos terminam hoje (31); veja quem ainda recebe
Radar da Imprensa
Calendário do Bolsa Família 2026: pagamentos terminam hoje (31); veja quem ainda recebe

O calendário escalonado do programa evita filas para que as famílias recebam os valores de forma segura

31/03/2026 | 05h00 | Por Jéssica Anjos
Calendário do INSS 2026: aposentados e pensionistas recebem nesta terça (31)
Radar da Imprensa
Calendário do INSS 2026: aposentados e pensionistas recebem nesta terça (31)

Os pagamentos podem ser sacados em diferentes locais, com o uso do cartão de benefício

31/03/2026 | 05h00 | Por Jéssica Anjos
Ibovespa hoje busca recuperação com petróleo volátil e agenda econômica no radar
Mercado
Ibovespa hoje busca recuperação com petróleo volátil e agenda econômica no radar

Com petróleo em alta e dados-chave no Brasil e no exterior, mercado global testa fôlego para sustentar ganhos

31/03/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub
Agenda econômica de terça (31): inflação na Europa, JOLTS nos EUA e dados fiscais no Brasil
Tempo Real
Agenda econômica de terça (31): inflação na Europa, JOLTS nos EUA e dados fiscais no Brasil

Dia concentra indicadores relevantes nas principais economias, com foco em inflação, atividade e mercado de trabalho

31/03/2026 | 04h30 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador