Mercado

Gestora recebe autorização da CVM para lançar 1º ETF do país de cripto

Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice estará disponível na B3 sob o ticker HASH11

Gestora recebe autorização da CVM para lançar 1º ETF do país de cripto
O segmento de criptoativos pode ser uma boa saída para quem procura finanças descentralizadas - ou DeFI, na sigla em inglês.(Foto: Envato Elements)
  • O fundo de índice, que já era negociado desde fevereiro deste ano na bolsa de valores de Bermudas, terá como objetivo replicar o Nasdaq Crypto Index (NCI), desenvolvido pela Nasdaq e pela própria Hashdex
  • Atualmente, o índice é composto por seis criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Chainlink, Stellar, Litecoin e Bitcoin Cash

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a gestora Hashdex a lançar o primeiro Exchange-traded Fund (ETF, fundo de índice de criptoativos), do mundo no Brasil. Este é o primeiro produto do tipo a ser negociado no país e estará disponível para todos os investidores da B3 sob o ticker HASH11.

O fundo de índice terá como objetivo replicar o Nasdaq Crypto Index (NCI), que foi co-desenvolvido pela Nasdaq e pela própria Hashdex. Seu intuito é ter retornos que correspondem a performance em reais desse índice.

O produto já estava disponível desde fevereiro de 2020 na bolsa de valores de Bermudas, um dos países com a regulamentação mais amigável e avançada de criptoativos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, os investidores tinham acesso a ele por meio dos fundos oferecidos pela Hashdex em diversas corretoras do país. Contudo, sua exposição era limitada a 20%, 40% e 100%, sendo a exposição máxima permitida apenas para investidores qualificados, ou seja, com mais de R$ 1 milhão investidos. Com o ETF, os pequenos investidores poderão comprar cotas do fundo na B3 sem restrição de exposição.

Atualmente, o índice é composto por seis criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Chainlink, Stellar, Litecoin e Bitcoin Cash. Será rebalanceado a cada três meses segundo os seguintes critérios: preço flutuante, negociado em pelo menos três corretoras de cripto qualificadas, suportado por pelo menos dois custodiantes institucionais, alta liquidez e representação do mercado mínima de 0,5%.

A Hashdex comunicou que informará em breve mais detalhes referentes à oferta, seu cronograma, condições e documentos aplicáveis. Além disso, o ETF terá um site próprio que será o canal oficial de divulgação de informações.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos