Mercado

Empresa isola traders em resort para seguir operando

Corretora monta um 'pregão improvisado' à beira da piscina, na Flórida

Empresa isola traders em resort para seguir operando
O luxuoso resort Four Seasons, com direito a piscina à beira-mar em Palm Beach, virou centro de operações de traders. (Divulgação/ Four Seasons Palm Beach)
  • Citadel Securities bloqueou quartos do suntuoso hotel Four Seasons em Palm Beach, na Flórida
  • O esforço da empresa faz com que vizinhos questionem a decisão de permitir que algumas dezenas de empregados de seus escritórios em Nova York e Chicago – e também as famílias de alguns - fiquem num hotel enquanto todos estão trancados em suas casas
  • O acordo do Four Seasons inspirou o Tideline Ocean Resort & Spa a enviar e-mails para seus contatos no setor financeiro oferecendo quartos de hotel para bases de operação alternativas

(Julia Echikson e Patricia Mazzei, The New York Times News Service) – Ah, ficar em quarentena dentro de um hotel de luxo à beira-mar. Vista para o mar. Cabanas à beira da piscina. Um pregão financeiro improvisado. 

Quando a Citadel Securities, braço do grupo de fundos hedge Citadel, decidiu isolar uma equipe de traders para manter os negócios em movimento durante a pandemia de coronavírus, o fundador bilionário da empresa, Kenneth Griffin, bloqueou quartos suntuosos da Flórida: o hotel Four Seasons em Palm Beach. A empresa reservou o hotel para os traders de Nova York e Chicago pouco antes de o Condado de Palm Beach suspender, no dia 26 de março, novas reservas de hotéis, e iniciou suas operações no dia 30 de março. Alguns dias depois, o governador Ron DeSantis emitiu uma ordem válida por toda a Flórida para que todos fiquem em casa. 

O resort é guardado por policiais de folga do Departamento de Polícia de Palm Beach, contratados pela Citadel Securities. Ninguém além de funcionários da empresa ou do hotel é permitido entrar. Griffin, um proeminente doador político e principal colaborador do republicano DeSantis, é dono de propriedades próximas e não fica no hotel. 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os decretos locais e estaduais exigem distanciamento social e o fechamento de negócios não essenciais para retardar a propagação do coronavírus. No entanto, autoridades da cidade de Palm Beach dizem que o acordo incomum no Four Seasons não viola as regras de saúde pública, porque a Citadel Securities é o único inquilino do hotel. A cidade está tratando a propriedade como uma residência particular, onde as pessoas dentro podem trabalhar – ou nadar na piscina – como em qualquer casa, disse Michael Ogrodnick, porta-voz de Palm Beach. “Para nós, eles estão em sua própria bolha”, disse Ogrodnick. 

Em um memorando que a Citadel Securities enviou aos funcionários em 1º de abril, a empresa relatou ter preparado as instalações em Palm Beach do zero em menos de uma semana. O local pode acomodar até 50 funcionários, se necessário, informou o memorando. 

“Consistente com nossa posição como uma das maiores formadoras de mercado do mundo, acreditamos que é prudente que essa decisão de continuidade de negócios siga fornecendo liquidez a nossos clientes institucionais e de varejo”, disse Zia Ahmed, porta-voz da Citadel Securities, em comunicado na terça-feira, 7. 

O esforço da empresa para continuar seu trabalho faz com que alguns vizinhos questionem a decisão de permitir que algumas dezenas de empregados de seus escritórios em Nova York e Chicago – e também as famílias de alguns – fiquem em um hotel com funcionários, enquanto propriedades semelhantes foram forçadas a fechar. David Kamp, que mora do outro lado da rua do Four Seasons, disse que era difícil não pensar na contradição entre os traders que trabalham em um resort de cinco estrelas e as pessoas incapazes de enfrentar a pandemia com o mesmo conforto. 

A Citadel Securities, que é separada da Citadel, o fundo de hedge de Griffin, também mudou os traders para seu escritório em Greenwich, Connecticut, outra comunidade rica. “É desanimador saber que isso está em andamento enquanto se observa na esquina um ônibus público parado em sua parada, vazio de passageiros menos afortunados que os comerciantes”, disse Kamp, sócio fundador de uma empresa de arquitetura paisagística. 

Muitos questionamentos sobre o trabalho remoto

Palm Beach divulgou na terça-feira em seu site que havia recebido “várias mensagens de preocupação” sobre a presença da Citadel Securities no Four Seasons após a Bloomberg, e mais tarde o Miami Herald, informar sobre o escritório temporário de negociação da empresa em Palm Beach. 

Publicidade

“Respondemos recentemente ao Four Seasons por várias queixas por violação da lei municipal, mas até o momento não observamos uma violação citável”, afirmou o post. 

Com as praias do Condado de Palm Beach fechadas, cones alaranjados na areia delineiam a propriedade do hotel. No fim de semana, os hóspedes jogavam tênis nas imaculadas quadras de saibro verde do resort. A certa altura, a música podia ser ouvida estridente do resort. 

O hotel está oferecendo “serviços reduzidos” a seus hóspedes, disse Laurie Herrick, porta-voz do Four Seasons, em comunicado. Os restaurantes estão fechados, embora as opções de refeições para viagem e no quarto estejam disponíveis. 

“Adotamos medidas de precaução adicionais e extensivas para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos no resort”, disse ela, acrescentando que os funcionários do hotel foram treinados em medidas de distanciamento social para reduzir as interações face a face. 

Normalmente, Palm Beach se preparava para o final da temporada social de inverno, que nos últimos anos foi marcada por uma viagem de golfe na Páscoa do presidente Donald Trump. Este ano, não haverá desfile de carros, nem grandes jantares nem brunches de Páscoa.

Publicidade

O Condado de Palm Beach, com sua população robusta de pássaros da neve e frequentadores de Nova York, registrou pelo menos 64 mortes por Covid-19, mais do que qualquer outro município da Flórida, que tem mais de 14.700 casos confirmados de coronavírus. Duas pessoas morreram na cidade de Palm Beach. 

O acordo do Four Seasons com Griffin inspirou Jeff Greene, um bilionário investidor imobiliário de Palm Beach que é dono do Tideline Ocean Resort & Spa, vizinho ao Four Seasons. Ele enviou e-mails para seus contatos no setor financeiro, oferecendo quartos de hotel para bases de operação alternativas. 

“Enviei todos os e-mails dizendo: ‘Eu tenho um hotel ao lado. Você gostaria de usar para um pregão?”, Disse Greene. “E eles disseram: ‘Não, estou coberto’.”

Apenas seis ou sete quartos do Tideline têm hóspedes, agora que os hotéis podem aceitar novas reservas apenas de trabalhadores considerados críticos na pandemia. “Sem restaurante. Sem spa. Sem piscina. Sem praia”, disse Greene. “É um paraíso limitado”.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos